Mestres na propaganda
«Afinal, quem segurou o monstro, como sempre, foram os contribuintes.»
Ensino de Excelência
Das injustiças divinas
O homem era bom demais para livrar do Parkinson uma freira francesa quando tantos bons pais de família estão impedidos de trabalhar por sofrerem dessa maleita.
Acho inaceitável que atribuam a João Paulo II uma injustiça divina deste tamanho.
Brincar com o fogo
O Governo Religioso do Irão continua a brincar com a democracia e a ordem mundial. Espero sinceramente que o seu Presidente se queime.
Declaração de princípio
Pode ser que as pessoas percebam o que está em causa com o crescimento da extrema-direita tão bem personificado na nostalgia salazarista que parece invadir o país.
Terrorismo
A mais que certa abertura do curso de Medicina na Universidade do Algarve, ao arrepio das promessas de Sócrates durante a campanha eleitoral de 2005, é mais um desses devaneios a que vamos assistindo dia após dia por entre mentiras e trapalhadas. Mas a comunicação social não está para aí virada.
Em matéria de saúde, este governo só pode ser esquizofrénico. Se, por um lado, aumenta desmedidamente as vagas em Medicina e o consequente gasto público com a formação pré-graduada, prepara-se, por outro, para suspender as remunerações dos Internos poupando na formação pós-graduada. Mas pouca à custa de trabalho não remunerado e não remunerar quem trabalha é puro terrorismo político e laboral.
Aguardemos os próximos desenvolvimentos do (des)governo Sócrates.
Oxalá eu me engane.
Paulo Portas ou o poder a todo o custo
Fascismo nunca mais?
«Além da Faculdade de Letras, a JN quer conquistar Direito e as universidades da Beira Interior e do Porto; e as secundárias do Algarve, Beira Interior e Lisboa, onde "há núcleos mais fortes". (...)
Na Faculdade de Letras há ameaças e intimidações, dizem alguns estudantes contactados pelo PÚBLICO. "Parece haver ameaças por parte de apoiantes da Lista X, que nem sequer é contra a Lista U", confirma Álvaro Pina, presidente do conselho directivo, mas ainda não foram apresentadas queixas formais, acrescenta.
Um dos espaços onde os estudantes alegam ter sofrido ameaças é o bar novo. Álvaro Pina sabe que, de há uns meses para cá, o bar tem servido de "local de encontro para cerca de meia centena de alunos de direita, extrema-direita e também pessoas estranhas" à universidade. Os funcionários e seguranças da escola estão atentos a eventuais problemas.
A organização SOS Racismo denuncia que um dos elementos da Lista X foi um dos condenados pelo assassinato de Alcindo Monteiro, em Lisboa, em 1995.»
As escolhas dos Portugueses
Grandes Portugueses.
Adenda: Finalmente percebi porque é que o Valentim quer ser julgado pela televisão.
Os Grandes Portugueses em Sondagem
Património histórico arrasado em pleno coração da cidade
Pergunta de retórica. Resposta insinuadora. No fundo, um hábil lavar de mãos de um cúmplice do mesquitismo que há 30 anos destrói o património bracarense. Haja paciência.
Mais um passo importante
«Damage to an area of the brain behind the forehead, inches behind the eyes, transforms the way people make moral judgments in life-or-death situations, scientists reported yesterday. In a new study, people with this rare injury expressed increased willingness to kill or harm another person if doing so would save others’ lives.
The findings are the most direct evidence that humans’ native revulsion to hurting others relies on a part of neural anatomy, one that evolved before the higher brain regions responsible for analysis and planning.
The researchers emphasize that the study was small and that the moral decisions were hypothetical; the results cannot predict how people with or without brain injuries will act in real life-or-death situations. Yet the findings, appearing online yesterday, in the journal Nature, confirm the central role of the damaged region, the ventromedial prefrontal cortex, which is thought to give rise to social emotions, like compassion.»
Serviço Público?
Para gáudio dos direitistas, que se dizem liberais e guardiões dos "valores", os fascistas ganham o programa de entretenimento. E ganham com valores que felizmente não conseguem alcançar nas urnas. Só é pena que o dinheiro dispendido nas chamadas não seja investido em programas de divulgação e promoção da democracia que, pelos vistos, ainda são bem precisos.
Ainda o caso Esmeralda
Engenhocas
Pode ser que alguém esclareça isto…»
JPF no Fado Falado
Coerências
O Primeiro-Ministro ter uma licenciatura que levanta dúvidas é uma intromissão na sua vida pessoal e não tem interesse algum para a governação do país.
José Sócrates é licenciado?
Agora as novidades vêm a público num jornal de referência: há falhas no dossier de José Sócrates na Universidade Independente. Isto não vai dar em nada. Mas o que está claro é que José Sócrates se licenciou por atalhos. E não há discurso de competência e seriedade que resista.
José Sócrates é dessa geração de políticos que nunca fez nada de substancial fora da política. Crescem na política e da política fazem sustento. Mantêm-se nela a qualquer. Ascendem a cargos de chefia ou gestão sem quaisquer preparação académica para tal. Governam-se à grande e à francesa... enquanto o povo sobrevive à portuguesa. Até um dia.
[aguardo-te...]
Libertaste-me, mas o destino humano é ser escravo.
Acordaste-me, mas o sentido de ser humano é dormir.»
Sobre o poder e a estratégia dos conservadores
A sede de poder dos direitistas portugueses levou-os a cenas que até o Bolhão desconhece. Os valores da direita portuguesa já andavam pelas ruas da amargura. Mas descer tão baixo. Para quê? Para um tacho daqui a 3 ou 5 anos?
Maria José Nogueira Pinto diz que foi agredida por um deputado portitsta (primeiro!) e popular (depois!). O deputado responde afirmando que "os beirões não batem em mulheres".
Irá o PP de Portas propor a libertação de todos os beirões detidos por violência doméstica? É que "os beirões não batem em mulheres"...
CONTRA-ATAQUE: Braga vs Naval
Depois de um período algo complicado no que a resultados diz respeito, cinco jogos sem ganhar, a equipa da Figueira da Foz, voltou ao ciclo das vitórias em Aveiro, frente ao Beira-Mar onde venceu por 3-1, para oito dias depois empatar na Figueira da Foz, (1-1) frente ao Boavista, jogo em que unanimemente foi reconhecido que este resultado foi “muito” lisonjeiro para os axadrezados.
Analisando a situação do ponto de vista classificativo, verifica-se que a formação treinada por Mariano Barreto somou nestes dois jogos 4 pontos, alcançando na totalidade, 28 pontos, o que segundo alguns especialistas é o número de pontos suficiente para garantir a manutenção.
Vistas as coisas por este prisma o objectivo dos figueirenses está praticamente alcançado, pelo que, é uma equipa que a partir de agora pode jogar em qualquer campo á vontade, em completa tranquilidade e sem complexos o que desde logo pode valorizar o espectáculo.
A formação figueirense foi montada por um técnico que Braga bem conhece, Rogério Gonçalves, todavia, após a chegada de Mariano Barreto, sofreu algumas alterações, pelo menos no aspecto táctico onde para além do 4x3x3 de inicio de temporada, actualmente também se perfila no 4x2x3x1.
A Naval, detentora de um grupo de trabalho muito homogéneo, onde prontificam jogadores que ganharam o estatuto de titulares desde o inicio do campeonato, casos de Taborda, Mário Sérgio, Paulão, Fernando e China, Orestes, Gilmar, Fajardo, Lito, e Nei reforçados recentemente pelas entradas de Delfim, e também pelas opções de Mariano Barreto nos jogadores mais jovens casos do internacional Sub-20, João Ribeiro e Pimenta, bem como jogadores que alternam a titularidade com o banco, mas que todavia são certezas confirmadas casos de Carlitos e Saulo.
Fura Redes do blog Meia Bola … e força
Conservadores on fire
Via Blasfémias
Facing Life With a Lethal Gene
Katharine Moser inhaled sharply. She thought she was as ready as anyone could be to face her genetic destiny. She had attended a genetic counseling session and visited a psychiatrist, as required by the clinic. She had undergone the recommended neurological exam. And yet, she realized in that moment, she had never expected to hear those words.
“What do I do now?” Ms. Moser asked.
“What do you want to do?” the counselor replied.
“Cry,” she said quietly.»
Continuar a ler em The New Work Times
A Universidade em Ruínas
Desde então, a crise da universidade tem-se acentuado e os últimos sinais não são os mais animadores.
A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa promove, no próximo dia 21 de Março, um colóquio dedicado ao tema: Darwinismo versus Criacionismo. Onde começa e onde acaba uma teoria científica?
Estranho título. Estranha abordagem. Estranhas comparações.
Comparar Darwinismo e Criacionismo, colocá-los lado a lado, no contexto de uma Faculdade de Ciências Naturais é, mais que um equívoco, um erro grosseiro. Ainda que a comparação seja um mero exercício de retórica, não deixa de ser uma negação da ciência tal qual a conhecemos. A discussão sobre o Criacionismo, por se tratar de uma crença que não tem qualquer substrato científico, não pode fazer-se numa Faculdade de Ciências Naturais, muito menos no âmbito de uma discussão sobre "Onde começa e onde acaba uma teoria científica?".
Estranho o financiamento por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Penso que será o mote para uma discussão séria sobre o tipo de investigação científica que o erário público deve financiar. Estarão os doutos organizadores do Seminário a preparar um segundo acto: porque não confrontar a versão que ganha adeptos em África sobre a origem não infecciosa (mas comportamental) da S.I.D.A. com a teoria que atribuiu a sua etiologia ao V.I.H.?
A universidade pública dá assim mais um passo num caminho sinuoso que só a pode levar ao abismo. Ou será o advento de uma guerra da evolução à portuguesa movida por neoconservadores ligados às mais variadas correntes religiosas?
Via Renas e Veados e Blasfémias
Braga a subir na Europa
Via O JOGO
Linha do Tua
Fechar a Linha na sequência da tragédia é um aproveitamento grosseiro e fica-lhes mal. Mas o Governo não parece querer saber.
[a futilidade do dia]
A história de que uma mulher foi chamada a uma consulta dois anos após morrer, tantas vezes explorada pelos jornais e televisões, é um desse exemplos do mesquinho português. Quando o familiar de um falecido recebe uma carta destas percebe logo que foi um lapso e não um "erro grosseiro". Percebe logo que as consequências do lapso são nenhumas. Percebe logo que são coisas que acontecem e que ninguém morre por causa disso. Mas não perde uma oportunidade para aparecer.
Já não há paciência.
Como é óbvio, estes lapsos são de evitar. E os serviços devem ser notificados sempre que estas situações ocorrem para que possam melhorar os sistemas de notificação e de cruzamento de dados. Informá-los através do jornal é que não fica nada bem.
Vida de estudante: Multados de dia, Roubados de noite
Hugo Duarte, um estudante da Universidade do Minho, toca no ponto essencial: "Sendo esta uma zona muito frequentada, deveria haver da parte da Polícia o mesmo zelo que há durante o dia".
Se há recursos para destacar polícias, durante o dia, para multar os estudantes que não têm onde estacionar para a assistir às aulas, também tem que haver polícias durante a noite para proteger os estudantes dos assaltantes e marginais que por ali recriam.
Pedro Soares, presidente da AAUM, enviou, e bem, uma carta ao comandante da Polícia que responde que a zona está bem patrulhada. Sendo uma evidência que o patrulhamento daquela zona não é eficaz durante a noite, terá a AAUM que tomar mais medidas e medidas mais drásticas. Para bem dos estudantes.
Técnicas de Horóscopo
«Qualquer teoria dos signos assenta a sua credibilidade numa técnica tão primária, quanto, aparentemente, eficaz: apresentar o indíviduo com uma dúzia de qualidades, seguida de um defeito moderado e temperado, culminando a análise com uma grande qualidade que é invariavelmente descrita como um grande defeito. Por exemplo:
O nativo de "Sagitário" é generoso, audaz e dedicado.
É, por vezes, um pouco egoísta.
Mas o seu grande defeito é a lucidez.
Vê tudo antes dos outros, o que frequentemente lhe traz problemas.
O nativo de "Carneiro" é abenegado, solidário e sempre disponível.
É teimoso, quando julga ter razão.
O seu pior defeito é confiar demasiado nos outros, entregando-se a quem não o merece.
Não há quem não acredite nisto. Seja qual for o signo.»
Funes, el Memorioso no Questão dos Universais
Braga vs Spurs: It's hard, but we still believe
Before Keane’s opener, Braga had not conceded a UEFA Cup goal at home. However, in away matches our defense is very permeable. We hope João Pinto, the veteran playmaker, can hold the key to overturn the first leg deficit, but we know that will be very hard.
GO BRAGA!
Casos raros: uma mama no pé!
Projectos adiados
Uma frase quase indecifrável que poderia ser sintetizada da seguinte forma:
"Não estamos em Lisboa, portanto não há comboio para ninguém!"
Antena 3 e o Serviço Público de Rádio
Será que pretende para a Antena 3 o mesmo que tentou sem sucesso na TVI?
[pergunta do dia]
«Os atestados médicos, indispensáveis desde 1999 para quem queria inscrever-se num ginásio, deixaram de ser obrigatórios»
As religiões são todas iguais
São palavras de um Bispo Anglicano do Recife (Brasil) a propósito das leis anti-discriminação aprovadas por Lula da Silva. Substituindo Cristo por Maomé, poderiam ser as últimas palavras de um suicida muçulmano.
A insuportável vergonha do futebol português
«Se há coisa difícil de entender é a vontade que alguns árbitros têm de ser protagonistas e logo pelas piores razões. Esqueceu cartões, permitiu antijogo e, quando quis mostrar pulso, errou na interpretação, acabando por expulsar Castanheira, agravando ainda mais o estado de ansiedades às duas equipas.», O JOGO
«A expulsão de Catsanheira foi apenas o culminar de uma sucessão de decisões disciplinares na raia do ridículo. (...) Se o estádio pegou fogo, a culpa tem nome e a arbitragem sai em tronco nu.», A BOLA
Sejamos claros. Se os adeptos respondessem na moeda que Artur Soares Dias merecia, o Braga seria severamente castigado. E assim o que sucede? Será o árbitro castigado? Será o Braga ressarcido? Não é definitivamente assim que a arbitragem se credibiliza. Pondero muito seriamente juntar-me a todos quantos deixaram de assistir ao futebol. Mas os senhores da Liga não querem saber disto. Enquanto chover o dinheiro de patrocínios não se incomodam com os estados vazios de gente que não quer assistir à falta de vergonha e desfaçatez desta gente.
António Salvador, que pragueja, no português que sabe, contra os sócios e adeptos do S. C. Braga, fala pianinho com os todo-poderosos da Liga. E nós que os aturemos. Até um dia.
A BOLA é um jornal racista
Este comentário do Jornal A BOLA é de um teor racista inqualificável.
Em primeiro, porque não ouve insultos mas apenas apupos.
Em segundo, porque os apupos não derivaram da cor da pele do jogador, mas sim da sua simulação de uma agressão inexistente.
Em terceiro, porque quando foram apupados em Braga jogadores de cor branca (veja-se o caso recente de Ricardo Rocha), A BOLA não acusou os bracarenses de racismo.
Não houve, portanto, racismo algum na atitude dos bracarenses presentes no estádio. O único racismo que existe está na cabeça de quem escreveu tamanho comentário.
Os números
"entre 240.000 y 320.000 asistentes"
O terrorismo como arma política
O uso do terrorismo como arma de arremesso político que só serve para o fortalecer. Que mais desejariam os autores de um atentado em vésperas de eleições senão ter impacto suficiente para alterar o previsível resultado das mesmas? Que mais desejariam os autores de um atentado senão criar uma fractura política, a ponto de ser impossível encontrar um consenso nacional na luta contra o terrorismo? Pareceu-me tão ilegítimo que um atentado terrorista tenha condidiconado os resultados das últimas eleições legislativas espanholas como me parece assustador que o aproveitamento político que o PP espanhol está a fazer do assunto possa vir a colher frutos eleitorais.
Todos os gatos são pardos
ÓCIO
Guimarães, um passo mais à frente, tem aqui uma ferramenta cultural importante. Enquanto que o que se tem em Braga é pouco mais que mais do mesmo. A blogosfera bracarense é um deserto. A dinamização cultural quase se esgota na Velha-a-Branca e no Theatro Circo. Além disso, há o Feira Nova com o seu carnavalesco Festival de Verão e os desfiles do Cabido na Semana Santa. Tudo o que mais existe vive-se entre Morangos e Floribelas dentro de gaioladas paredes de betão.
As bibliotecas fecham cedo. As universidades também. Os museus são pouco dinâmicos e, por norma, monotemáticos. O Theatro Circo cumpre a sagrada pausa dominical, a ponto da tarde de domingo bracarense ser uma condenação ao vazio cultural que nos inflingem. As ruas do centro transvestem-se de cidade fantasma durante toda a noite, sete dias por semana. Não há espaços verdes. O Parque Norte não foi mais que mais uma promessa não cumprida. O Parque da Ponte é um antro. O Monte do Picoto só conhece ervas e abandono. O Parque da Rodovia vai-o sendo, mas por quanto tempo? Ficamos entregues às rodovias. Por onde se passeiam os cães lado a lado com veículos que, freneticamente, vão cruzando animais e peões a uma velocidade média de 100 km/hora. E ainda temos os labirintos onde, por entre prédios, vamos descobrindo o céu.
Não temos menos do que merecemos.
Na penumbra
É um sofrimento que se tece na penumbra. Porque a sociedade discrimina e não compreende.
CONTRA-ATAQUE: Braga vs Beira-Mar
SC Braga
Jorge Costa, coach.
O Desejo de Valentim
Mesquita para o santuário, já!
Carlos Abreu Amorim no Blasfémias
Braga 2 - 3 Tottenham: Cair de pé
A vergonha saiu à Praça (Qual Praça?- Essa Praça já não existe?)
A Praça Cândido da Costa Pires, mais conhecida como Praceta do Carandá, vai conhecer o mais recente atentado urbanístico da cidade de Braga. No local que servia de estacionamento aos utilizadores do Centro de Saúde do Carandá e do Mercado homónimo vai nascer um prédio de habitação (?) com parque de estacionamento subterrâneo.
Não havia melhor destino a dar praça implantada junto a uma zona de grande densidade populacional?
Se os bracarenses não têm vergonha...
Estudar ou não estudar
Foi com muita pompa que, na circunstância em que José Sócrates apresentou o programa "Novas Oportunidades", se percebeu que, afinal, a fórmula escolhida pelo Governo para aumentar as qualificações dos portugueses não assenta no combate sem tréguas ao abandono escolar.
O governo escolheu a via da ceritficação de competências. Na prática, a mensagem a passar é a seguinte: não estudes que depois alguém te há-de reconhecer competências e arranjar um equivalência(zinha).
Haja birras!
A TVI é uma criancinha. Já que a RTP tinha hoje a Gala dos 50 anos de Televisão em Portugal, a TVI também tinha que ter a sua Gala. Nem que fosse a propósito da patética eleição das 7 Maravilhas de Portugal.
CONTRA-ATAQUE: Braga vs Spurs - III
Domestically this season has started late for us, which is to say the beginning was awful.
We played many of our opening games like overpaid superstars who lacked heart and determination.
To contrast this we did beat our current Champions, Chelsea, at home, in a convincing 2-1 battle. Our victory only took 90 minutes and our marketing people released a DVD of the game in almost the same time!
In the last four matches, we have looked incredible. We have conceded goals that have been generally accepted as very good and scored pretty much relentlessly. Robbie Keane has been back to his form of old and then thereis Berbatov.
Our beautiful boy Berbatov. The angel faced assassin with the touch of the devil yet a gift to us from God.
He has the hearts and minds of White Hart Lane in his hands - or boots! We adore his class. His educated touch and commitment to the team. He has developed to the Premiership way so fast as any intelligent player does and our victory on Sunday against West Ham saw him tracing back to tackle deep in his own half in order to make us win.
In Europe we looked good when we poor everywhere else. Now we are more solvent elsewhere, it remains to be seen if we can realise our potential.
Our history is in Europe.
Braga, we wish you well...
But we want THIS trophy.
HH, do blog Harry Hotspur
São a polícia e a justiça portuguesas, concerteza!
Depois de agredida, a vítima conseguiu fugir para a Rua do Carmo, perseguido pelos ingleses, e entrar no Comando da GNR, situado a poucos metros do local, pedindo ajuda. Nesse entretanto, os adeptos britânicos refugiaram-se no Hotel Íbis, onde estão hospedados, o que impediu a polícia - chegada ao local em três viaturas - de os identificar de imediato, o que veio a suceder mais tarde. Os alegados agressores não ficaram detidos, quer porque a PSP não possuía mandado judicial e não podia entrar na unidade hoteleira, quer porque não foram apanhados em flagrante delito.
Tal facto, que causou estranheza no agredido e nas testemunhas, pode fazer com que, depois de regressados a Inglaterra, não respondam às intimações judiciais portuguesas.
Para além das agressões, os dois ingleses danificaram fortemente o veículo em que a vítima se deslocava, tendo partido três vidros e amolgado portas e chapa a pontapé e com um boneco de fibra de vidro que retiraram da porta de um restaurante ali situado.
Ainda furtaram as chaves do carro à vítima para o impedir de fugir, tendo acabado por devolvê-las, atirando-as pela janela do hotel, face à pressão policial.»
Portugal ou Afeganistão? Você decide.
Leitura interessante
Qual é a melhor explicação biológica para a crença em Deus - adaptação evolutiva ou acidente neurológico?
Fundamentalismo na União Europeia
- A refundação moral da Polónia
- Fundamentalistas católicos na União Europeia
- Polonia plantea una Carta de derechos europeos que prohíba el aborto y 'la propaganda homosexual'
Portugal dos pequeninos
Faça-se um concurso! Na RTP.
CONTRA-ATAQUE: Braga vs Spurs - II
So our dear Spurs are on a run: 14 goals in 4 games, Berbatov looking like the best player Spurs have seen since Ginola and Keane on blistering form. Defoe was also pretty sharp in the last game and you cannot help but feel he is a hair's breadth away from form. Tanio is already back to form... and scoring. Lennon is looking world-class. Lee brings intense motivation and Dawson is learning to command the defence. Robinson is more confident and looks more like his old self again. Rocha is settling in and Chimbonda looking like the best right back in the Premiership bar none. The demons of the missing Carrick have been exorcised and the fans are happy once again.
Our coach has learned to attack instead of defend since we are great going forward but still disorganised in defence. Not to forget quality like Mido, Malbranque and Tarawhatsisface waiting in the wings. We are playing exciting attacking football and regardless of results, European places or the like I will remain happy as long as we do.
Our team has learned how to hold a lead with confidence and to fight like tigers all the way to the whistle when in deficit. We still run into problems under pressure but there isn't a team in the Premiership that doesn't at the moment.
It's enough to make you forget that we are missing Zokora and King through injury, that Jenas is carrying a knock or that Ghaly can't seem to find his passing boots right now.
Although a lot of fans would like to see new kid Taraabt start I would not. It's a lot easier coming on as a sub against tired players and he should be blooded in. Too much too soon and he could suffer in form like Huddlestone did. I would ike to see 15-20 minutes of him, though, especially in a less physical European game. I would like to see Rocha start as he knows the ley of the land out there.
Bring on Braga, which I know nothing about. Fortunately I know someone who does, his name is Pedro and here is his Braga preview...
BRAGA
Next Thursday, Braga's magnificent stadium receives the most awaited game of the season. Against Tottenham, SC Braga wants the confirmation of his European status and the reaffirmation as the 4 th most important Portuguese team.
In the Portuguese League, SC Braga is playing worse than expected. The team is suffering from the departure of the most important coach of its history, Jesualdo Ferreira. Since his leaving, Braga has had three different coaches. Despite all the instability, the team has been doing surprisingly well throughout the European Competitions.
The Portuguese Arsenalists ( Braga's supporters) still haven't forgotten the tremendous defeats against Tottenham 23 years ago and so they want to rewrite history this time. In this European campaign, SC Braga has won all home games with an impenetrable defence.
Paulo Santos, the goalkeeper, remains confident. Rodriguez has made it into the team after some good exhibitions as central defence together with the captain Paulo Jorge. Luís Filipe and Carlos Fernandes complete the defence, playing right and left, respectively.
In the Middlefield lay the biggest doubts. Andres Madrid, the most valuable player of the team, returns from a lesion that kept him apart for 2 months. Either Vandinho or Ricardo Chaves will occupy the remaining position in the Defensive Middlefield. João Vieira Pinto will be the playmaker of the team. His European experience has been very important to Braga during the current season. Wender and Cesinha, alternating left and right, carry the ball to Zé Carlos, the striker that will be the cherry on top of the cake. Probably, Braga will play in counter attack, so it is possible that Jorge Costa goes for a centre Middlefield instead of João Vieira Pinto.
Braga is looking for the first participation at the Final Quarters of UEFA Cup. For that purpose, they count with the support of their fans. Unfortunately, there will be less attendants than expected. Braga's board has set the ticket prices too high for a country in economic recession. But the show will go on and the 15.000 expected supporters will shout "Magician Braga Allez!" for 90 minutes.
jester: spurs.wordpress.com
Pedro: avenidacentral.blogspot.com
Também aqui: spurs.wordpress.com, attackingfootball.com, sportingo.com e pushandrun.com.
CONTRA-ATAQUE: Braga vs Spurs - I
I don't know much about Braga, but you had a good win in the last round against Parma - even though the Italian side are struggling at the moment. It was a big victory, especially winning home and away. Of course, we had a welcome rest as Feyenoord had been thrown out, but our performances in Europe so far this season have been excellent. I see that you had a narrow defeat against Porto at the weekend, but are still sitting 4th in the table. I expect after losing at the weekend, Braga will be determined to get a good result on Thursday.
There are often strange results in European games when teams do not know each other well. But the Braga lads will have to be extremely careful marking Berbatov - he has been on fire for us in the UEFA Cup throughout, and in the league too in recent weeks, especially a magnificent performance against Bolton last weekend.
Michael Dawson should be the Spurs captain in my opinion, at least while our normal captain Ledley King is out injured. He has been immense all season and is a great leader and organiser - you'll find it difficult to get past him. Other key players you need to watch out for are Aaron Lennon on the wing, who has excellent pace, and Jermaine Jenas - who is sometimes inconsistent but has played very well in our European games and can control the midfield on a good day.
I'm really looking forward to a good match - and, whatever the result, looking forward to welcoming all the Braga fans to White Hart Lane next week. My heart tells me that we will get another 1-0 away European victory - but as I have to confess I have never seen Braga play before, I really don't know what to expect. I just hope everyone gets to see a great game of football.»
Cllr Matt Davies
Lib Dem, Fortis Green
http://mattdaviesharingey.blogspot.com
A "não opinião"
«Sou contra a subsidiação do Estado à Cultura.
Critico duramente os que apenas são contra deteminado subsídio por razões de conteúdo.
Apesar de ser contra a subsidiação do Estado à Cultura, sou incapaz de criticar a subsidiação do Estado ao Museu Salazar.
Por uma questão de coerência.»
Braga - Tottenham
O que nos espera!
Coerência Precisa-se
Salazar foi mau. Ninguém me convence do contrário. Não há milagre económico (que por acaso até nem existiu) que justifique a restrição à liberdade de pensamento e de expressão, que autorize a tortura e que legitime a ditadura. Salazar pode até ter sido um homem bem intencionado, como Hitler, Estaline, Mão Tsé-tung, Pinochet ou Fidel Castro eventualmente o foram. No entanto, o que os factos demonstram é que a intolerância das suas políticas custou vidas e foi muito prejudicial para o desenvolvimento sócio-económico do país.
A histeria de uns sempre que se fala de Salazar e o apoio velado de outros ajudam a colocar o ideário fascista na ribalta. Os sinais de incoerência multiplicam-se de parte a parte. Os partidários da revolução criticam Salazar enquanto se recusam a condenar os regimes de Cuba, China e Coreia do Norte. Os partidários da direita enaltecem o Estado Novo, vociferando contra as ditaduras de Cuba, China ou Coreia.
O fascismo é mau. Como o comunismo também é mau. Mas não é isso que merece ser discutido em Santa Comba Dão. O que importa discutir é a premência de investir fundos públicos na construção de uma Casa-Museu que idolatre um ditador, que fuja à verdade histórica ou que branqueie o Salazarismo, porque ainda não foram dadas garantias concretas de que o que ali se fará será um Museu do Estado Novo, na verdadeira acepção do termo.
Onde estão agora os que alvitravam contra o financiamento das companhias de teatro portuenses? Onde estão agora os que protestaram contra a manutenção do Rivoli como Teatro Municipal? Precisamente ao lado da construção desta Casa-Museu Municipal.
Estranha forma de vida. Que é como quem diz, «coerência precisa-se!».
Crónica publicada no Filtragens.
Anti-Ciência
Os média têm grandes responsabilidades na proliferação da superstição e crendice, dando grande cobertura a reuniões de bruxos, astrólogos, professores, videntes e muitos outros figurões que se servem da liberdade em que vivemos para encher de anúncios as páginas de certos jornais, para poluir certos programas televisivos (já de si poluentes…) fazendo publicidade enganosa das suas anunciadas capacidades de previsão e cura de todos males, do corpo e do espírito.
Mais grave ainda é que a RTP, que deveria prestar um serviço verdadeiramente público aos cidadãos, colabore também na difusão da bruxaria, tendo igualmente a sua astróloga de serviço permanente no programa Praça da Alegria, munindo-se de um computador para tentar dar um ar científico às suas "previsões", contribuindo assim para a estupidificação dos cidadãos. A falta de cultura científica e ignorância primária das pessoas (habituadas a carregar num botão da TV para terem o mundo inteiro à sua frente) leva-as a pensar que é possível, por meio de um qualquer programa metido num computador, fazer previsões sobre a sua vida, a sua saúde e os seus negócios.
A RTP colabora nesta farsa todos os dias, levando a bruxaria às pessoas que seguem o programa, dando-lhe a mesma credibilidade que dão a médicos e cientistas que por lá passam. Já protestei junto dos responsáveis do programa, mas nem se dignaram acusar a recepção da minha carta. Agora, que se instituiu um Provedor do Telespectador, cheio de boas intenções, já lhe comuniquei o escândalo e pedi que estas anomalias fossem rapidamente eliminadas, para bem dos cidadãos. Não poderemos nós, cientistas, fazer algo mais?»
Carlos Corrêa
Prof. Catedrático Jubilado da UP
Museu Salazar - III
Entendo que há melhor forma de investir os dinheiros públicos. Mas essa avaliação caberá, em última análise, aos santacombenses. Discordo de qualquer intervenção do externa (Governo, Assembleia da República ou Tribunais) nesta matéria.
Fascismo e violência
Com o meio da tarde começou a sessão de afirmação do antifascismo. De um lado, cravos vermelhos e música de Zeca Afonso, do outro, hino nacional e insultos.
Eram seis da tarde quando os ânimos se exaltaram. Os salazaristas tentaram aproximar-se dos participantes, que gritavam vivas ao 25 de Abril enquanto saíam com destino aos autocarros que os transportaram.
Uma viatura de nove lugares cruzou mesmo os dois grupos insultando os resistentes ao museu.»
No Diário de Notícias
A incoerência levada ao extremo
«Trata-se de dinheiro pago pela população em geral, o que inclui os mais pobres, para subsidiar uma actividade promovida pelas "elites" a que só assistem os membros das mesmas "elites". Qual é exactamente o valor de esquerda que é promovido com este tipo de subsidiação?»
O mesmo João Miranda escreve isto sobre o Museu Salazar:
«Mais de 30 anos após o 25 de Abril há quem queira negar a outros o direito de abrir um museu.»
João Miranda já não quer saber do dinheiro pago pelo população em geral, incluindo os filhos de pessoas mortas e torturadas por Salazar, para subsidiar um espaço que, sem verdade histórica, servirá para idolatrar um ditador.
Museu Salazar - II
Uma informação relevante para constar do Museu Salazar.
Museu Salazar
Não haverá causas melhores para investir o dinheiro dos contribuintes?
Política à portuguesa
Agora, o líder da Concelhia do CDS/PP, Elias Rodrigues, que é pai de Sandra Rodrigues, exige a "devolução do dinheiro que o CDS-PP investiu na campanha, ou seja, os 20% que foram pagos pelo partido". "Quero, também, os três mil euros que os dirigentes locais, incluindo a vereadora, pagaram do seu próprio bolso, sem contar outras despesas, como almoços de angariação de fundos e coisas que eu paguei, para continuar a garantir o meu bom nome", continua.»
Isto é política à portuguesa:
- Os funcionários da Câmara são contratados em função da sua
- Os partidos investem dinheiro na campanha para
- O bom nome dos políticos está dependente
- A escolha dos candidatos às eleições baseia-se exclusivamente
Ditadura da maioria
Defensor Moura, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O mesmo que quer subjugar Viana ao Porto, mas nunca integrá-la no Minho.
Impossível estacionar sem pagar!
Mas os bracarenses gostam de pagar.
Como apreciam o caos urbanístico.
Como se deleitam ante a desorganização sinalética.
Como se enebriam com a política de Mesquita Machado.
Somos, afinal, feitos da mesma massa que idolatra Jardim e Felgueiras.
Miguel Gaspar no Diário de Notícias
Contra-Ataque: O Maior Dérbi do Norte visto por um dragão
Não é esta a melhor altura para jogar com o Braga. Atravessam um bom momento, depois da vitória histórica em Parma (quantos clubes portugueses têm no currículo vitórias em Itália?) e da subida ao quarto lugar do campeonato isolados. E nem a ainda fresca polémica entre o Bicho e o avançado Zé Carlos (para mim, um avançado merecedor de um grande) me parece prejudicar o modo da equipa jogar.
Creio ser uma equipa com muitas opções, ainda que não tenha visto jogar elementos como Andrade, Rodriguez e Chmiest. Alguns jogadores do núcleo duro da equipa que veio ganhar ao Dragão há dois anos continuam lá (com a excepção de João Tomás e Nunes, pelo menos...), o que constitui sempre uma mais-valia: Paulo Santos, Luis Filipe, Paulo Jorge, Jorge Luiz, Vandinho, Wender, Madrid e Cesinha jogam juntos há muito tempo, ainda que alguns deles já não estejam propriamente na flor da idade. A presença de Bruno Gama e de Diego nas últimas equipas do Braga parece querer evidenciar uma tentativa de equilíbrio entre a veterania e a juventude. E o Jorge Costa pode dar-se ao luxo de ir por este caminho porque tem realmente muitas caras para colocar no tabuleiro.
Acredito que o FC Porto ganhará o jogo. As últimas duas goleadas e o empate com o Chelsea injectaram uma grande dose de confiança na equipa (que, de resto, estava a precisar) e Quaresma, o melhor jogador do campeonato, está disponível, o que dá sempre jeito. O cigano é cada vez mais um jogador imprevisível, um daqueles jogadores que transfigura tudo à sua volta. Para além do terror que começa a inspirar nos adversários. E a equipa vai atrás dele.»
Colaboração de gauradbel do blog Pobo do Norte
Lei do Tabaco: uma lei preciosa
Já se sabe que os senhores da restauração ficam indignados.
Já se sabe que os fumadores não concordam.
Mas a nova Lei de Combate ao Tabagismo é absolutamente necessária.
Haja coragem para a implementar a sério e acabar com a ditadura do tabaco.
Insegurança junto à Universidade do Minho
As imediações da Universidade do Minho são palco de repetidos de assaltos, de violência contra estudantes e de vandalismo contra os seus automóveis. Durante o dia, multiplicam-se os polícias (PSP e PM) - mas em vez de zelarem pela segurança dos cidadãos, o único propósito da sua presença é multar os estudantes que estacionam no passeio para poderem assistir às aulas.
À noite, polícias nem vê-los.
[blogstorm]
Bento Domingues, um padre grosseirão, no Esquerda Republicana
O mistério do anúncio da IPSS de Sintra..., no Abnoxio
O Acórdão da Relação, no Random Precision
Estratégia de defesa, no Funes, el Memorioso