Avenida Central

Fraude nos Grandes Portugueses

| Partilhar
Já todos percebemos que há uma certa direita que quer que Salazar vença o concurso dos Grandes Portugueses. Nenhuma razão, por mais válida que seja, é motivo para que a fraude seja argumento. Mas tem sido.

Em diversas ocasiões falei aqui (1,2,3) no 26 de Abril, querendo referir-me à necessidade de uma maior maturidade democrática para o nosso país: uma sociedade despida de preconceitos infundados, com valores bem definidos e sem moralismos religosos ou políticos. Considerei, então, que a eleição do primeiro Presidente da República de não-esquerda era um sinal muito positivo nesse sentido. Que estávamos a abandonar os estigmas políticos do pós-25 de Abril. Mas, as recentes incursões da Igreja Católica em questões políticas e esta histeria de alguns sectores da direita democrática na defesa dos ideário fascita são um preocupante sinal de que, em termos de maturidade democrática, podemos estar de volta ao 24 de Abril.

Confesso que não compreendo a diversão de uma certa direita com tudo isto. Parece-me despropositada. Parece-me infantil. Parece-me desrespeitoso que um democrata, sabendo que ainda vivem os filhos de pessoas que foram mortas e torturadas pelo regime de Salazar, se divirta com tudo isto.

Será que não conseguimos dar um passo em frente sem dar dois para trás?

6 comentários:

  1. O Miguel Sousa Tavares escreveu algo com que estou totalmente de acordo: o facto de Oliveira Salazar e Álvaro Cunhal estarem nos dez mais votados diz bem do valor que os portugueses dão à liberdade.

    MST falou de Salazar e de Cunhal. Aqui - como por aí fora... - a indignação volta-se só para um lado. Isso também diz da noção que os portugueses - muitos deles - têm de Democracia...

    ResponderEliminar
  2. É em épocas de crise que, na maioria dos casos, certos extremismos surgem.O voto dos portugueses reflecte esse extremismo mas também uma profunda falta de memória. É obvio que há também uma certa "partidarização" das coisas, basta conhecer o espirito comunista ou dar uma vista de olhos a blogs de extrema direita...
    Escrevi no meu blog um (desdobrado em 3) artigos sobre o concurso "Grandes Portugueses"...Esqueci-me, no entanto, de referir que a crise de valores que a democracia atravessa neste momento pode ter sido um dos motivos para estas votações extremistas...A resposta poderá estar no facto de haver uma grande parte dos portugueses que desconhece o funcionamento da nossa democracia...Mas isso é conversa para outra altura!

    Max M.

    ResponderEliminar
  3. Para mim, é muita falta de memória...

    ResponderEliminar
  4. Bem-vindo a Portugal, esse estranho país.

    ResponderEliminar
  5. Diz "Sim" à Pena de Morte, diz "Sim" ao aborto !
    Pela sua SEGURANÇA, pela descida dos ÍNDICES DE CRIMINALIDADE !
    Assim, as pretas irão fazer fila à porta dos hospitais !


    www.riapa.pt.to

    ResponderEliminar
  6. Faz sentido. Salazar jamais cogitou a possibilidade de ganhar eleições que não fossem fraudulentas.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores