Falta de Pluralismo Clubístico na RTP
© city vhs wm
No seu relatório anual, Paquete de Oliveira, Provedor do Telespectador da RTP, considera que «a falta de 'pluralismo clubístico' é muitas vezes nomeada e acusada pelos telespectadores, queixas que têm fundamento e são verificáveis, existindo um predomínio dado a esses três clubes, quer nos programas desportivos, quer nas notícias».
A constatação de Paquete de Oliveira não nos surpreende. O assunto tem sido extensivamente denunciado no Avenida Central e algumas das queixas que chegaram à RTP são da nossa autoria. O que se estranha é a completa ineficácia das recomendações do provedor e, sobretudo, a impunidade com que os dirigentes da RTP continuam a violar o princípio do pluralismo previsto no Lei.
Além do mais, as críticas de Paquete de Oliveira são extensíveis à Antena 1, rádio sempre empenhada em acompanhar as idas à casa de banho dos jogadores do três clubes chamados grandes, enquanto despreza, como ontem desprezou, a transmissão de um jogo dos quartos de final da Taça de Portugal.
A ler: As Contas do Futebol; Serviço Público de Televisão; As Dúvidas da RTP; As Dúvidas da RTP [2]; Coisas que o Provedor Devia Saber; À Atenção da RTP; RTP com Desporto para Todos; RTP com Desporto para Todos [2]; RTP com Desporto para Todos [3]; Serviço Público de Televisão; Braga e as Televisões Pseudo-Nacionais; RTP e a Ditadura do Popular; Braga e o Serviço Público de Televisão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Infelizmente o provedor do telespectador não tem poderes para ser consequente ou para conseguiu potenciar as consequências das suas conclusões.
ResponderEliminarSe é óbvia a falta de pluralismo clubístico, sou da opinião de que as queixas e as acções deveriam abranger igualmente (pois até considero mais grave) a falta de pluralismo das modalidades desportivas.
É verdade que existem programas desportivos na RTP2, mas o défice de notícias é notório, relegando feitos importantes para notas de rodapé, preferindo, como descreves, "acompanhar idas à casa de banho dos jogadores" de futebol.