Avenida Central

Torre de Hércules é Património Mundial

| Partilhar
Torre de Hércules (A Coruña) II
© DurKeN

A Torre de Hércules de La Coruña, na vizinha Galiza, foi proclamada Património Mundial pela UNESCO. Esta torre de 55 metros, erigida sobre um monte de 57 metros de altura é o farol romano mais antigo do mundo, uma obra que os romanos baptizaram como Farum Brigantium. A classificação da UNESCO inclui um conjunto de petroglifos da Idade do Ferro, um cemitério muçulmano e um conjunto de estátuas descoberta nas escavações realizadas em redor da Torre durante os anos noventa.

A distinção da UNESCO é o justo reconhecimento do trabalho empreendido pelas autoridades nacionais de Espanha e locais da Corunha no estudo e conservação do património histórico e arquitectónico. Um exemplo a seguir.

9 comentários:

  1. A Espanha soma e segue. Lá como cá...

    ResponderEliminar
  2. A cidade tem como nome oficial 'A Coruña', e em Portugal é conhecida como 'Corunha'. 'La Coruña', só em Madrid. Um abraço

    ResponderEliminar
  3. é tão giro ver gente armada em esperta a fazer as suas correçoes.
    Confesso que não sabia a denominação correcta mas suspeitava que pudessem existir as duas. E assim é. Uma em Galaico (ou galego) outra em Castelhano. Até poderia existir outra. Mesmo em Portguês.

    ResponderEliminar
  4. Até poderiam existir 1000 denominações. The Corune, La Corugne. Oficial é só uma, A Coruña. Ao contrário de outras regiões do Estado espanhol, na Galiza apenas a forma 'galega' é oficial.

    E não me estou a armar, muito obrigado

    ResponderEliminar
  5. G tem razão, não só na forma correcta da designação da cidade como Corunha mas também porque a mania portuguesa de castelhanizar tudo o que é galego e de confundir a Galiza com Espanha ofende o povo galego. A Galiza não é Espanha mas sim uma região autónoma, com governo próprio e a língua galega segundo Lindley Cintra e Celso Cunha é uma forma dialectal do português.

    Almerindo Margoto

    ResponderEliminar
  6. Agora percebo o equívoco - as fontes de informação do Pedro eram em castelhano, por isso o 'La 'Coruña'. Em português seria 'A Torre de Hércules da Corunha'.

    ResponderEliminar
  7. Nós temos a torre Europa.

    ResponderEliminar
  8. "Nós temos a torre Europa."

    Nós temos a torre Ampal em Barcelos e a Torre dos Clérigos no Porto. Monumentos, portanto.

    ResponderEliminar
  9. Afinal quem leva a bicicleta e senta no pináculo da torre?Como monumento e, sobre tudo como farol,é a imagem de marca da Corunha.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores