Torre de Hércules é Património Mundial
© DurKeN
A Torre de Hércules de La Coruña, na vizinha Galiza, foi proclamada Património Mundial pela UNESCO. Esta torre de 55 metros, erigida sobre um monte de 57 metros de altura é o farol romano mais antigo do mundo, uma obra que os romanos baptizaram como Farum Brigantium. A classificação da UNESCO inclui um conjunto de petroglifos da Idade do Ferro, um cemitério muçulmano e um conjunto de estátuas descoberta nas escavações realizadas em redor da Torre durante os anos noventa.
A distinção da UNESCO é o justo reconhecimento do trabalho empreendido pelas autoridades nacionais de Espanha e locais da Corunha no estudo e conservação do património histórico e arquitectónico. Um exemplo a seguir.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
A Espanha soma e segue. Lá como cá...
ResponderEliminarA cidade tem como nome oficial 'A Coruña', e em Portugal é conhecida como 'Corunha'. 'La Coruña', só em Madrid. Um abraço
ResponderEliminaré tão giro ver gente armada em esperta a fazer as suas correçoes.
ResponderEliminarConfesso que não sabia a denominação correcta mas suspeitava que pudessem existir as duas. E assim é. Uma em Galaico (ou galego) outra em Castelhano. Até poderia existir outra. Mesmo em Portguês.
Até poderiam existir 1000 denominações. The Corune, La Corugne. Oficial é só uma, A Coruña. Ao contrário de outras regiões do Estado espanhol, na Galiza apenas a forma 'galega' é oficial.
ResponderEliminarE não me estou a armar, muito obrigado
G tem razão, não só na forma correcta da designação da cidade como Corunha mas também porque a mania portuguesa de castelhanizar tudo o que é galego e de confundir a Galiza com Espanha ofende o povo galego. A Galiza não é Espanha mas sim uma região autónoma, com governo próprio e a língua galega segundo Lindley Cintra e Celso Cunha é uma forma dialectal do português.
ResponderEliminarAlmerindo Margoto
Agora percebo o equívoco - as fontes de informação do Pedro eram em castelhano, por isso o 'La 'Coruña'. Em português seria 'A Torre de Hércules da Corunha'.
ResponderEliminarNós temos a torre Europa.
ResponderEliminar"Nós temos a torre Europa."
ResponderEliminarNós temos a torre Ampal em Barcelos e a Torre dos Clérigos no Porto. Monumentos, portanto.
Afinal quem leva a bicicleta e senta no pináculo da torre?Como monumento e, sobre tudo como farol,é a imagem de marca da Corunha.
ResponderEliminar