Avenida Central

Shoppings em Banho Maria

| Partilhar
Bullring
© rotund pictures

Depois do que aqui escrevemos sobre a proliferação de grandes superfícies comerciais no Minho, foi sem grande surpresa (nem tristeza, diga-se) que recebemos a notícia de que os promotores de algumas dessas obras «preferiram adiar os seus projectos, já licenciados, para melhores dias». O Espaço Braga e o Guimarães Plaza contam-se entre os projectos adiados para melhores dias.

Sendo mais que certo que os espaços não seriam no curto e médio prazo rentáveis, a verdade é que não se perde nada. Em Portugal, ao contrário do que sucede noutros países, os centros comerciais são invariavelmente feios. Construídos a granel, crescem como cogumelos no mato e, tantas vezes, nos locais mais inesperados e indesejáveis. Apesar dos avultados investimentos, estão longe de se constituírem como edifícios de referência arquitectónica, acabando por marcar negativamente a paisagem.

Pode não parecer, mas a fotografia retrata um pormenor do Bullring Shopping, um centro comercial localizado em pleno coração da cidade de Birmingham, na Inglaterra.

3 comentários:

  1. Concordo em absoluto, mas o que me preocupa é que as pessoas continuam a fazer filas para os centros comerciais, e deixam tudo de lado, sejam os espaços verdes, seja o centro da cidade, seja o teatro (no Theatro de Circo, ou em outros locais de Braga), musica, poesia, pintura, fotografia, arqueologia.

    Tanto local bonito em Braga e faz tudo fila para os shoppings. Não deixem abrir mais, ou vamos virar uma sociedade muito pobre...

    ResponderEliminar
  2. Não é só a referência arquitectónica que fica em falta e marca negativamente a cidade. É acima de tudo, a falta de referência urbanística, os não-lugares que nascem em proporção à massa injectada.

    ResponderEliminar
  3. Decididamento gosto da Claudette.Oportuna e incisiva em 4 linhas.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores