Avenida Central

Portugal Mais Alegre

| Partilhar
ccl-ma-009
© bmoeiras

Manuel Alegre diz que a base programática que saiu do Fórum Esquerdas «é para ir a votos.» O anúncio deixa poucas dúvidas sobre o destino político do homem que, mesmo sem Partido Socialista, conseguiu mais de um milhão de votos nas últimas eleições presidenciais.

A viragem à direita protagonizada por José Sócrates perante o seguidismo cego da maioria dos militantes e deputados do Partido Socialista, abriu uma imensa brecha eleitoral à esquerda que será agora representada pelo projecto que Manuel Alegre lidera.

CAA entende que «o fraccionamento do PS pode levar a pior liderança de sempre do PSD a regressar ao jogo político de onde tem estado ausente por manifesta inépcia.» Contudo este cenário é altamente improvável já que os sociais democratas falharam a oportunidade de mostrar ao país que são alternativa consistente ao governo de José Sócrates, desperdiçando todo o capital de descontentamentos que fervilha no país. Bem mais provável será, como especula Jorge Ferreira, a erosão do eleitorado do PSD e do CDS às mãos de um Sócrates que governa cada vez mais à direita.

Talvez 14 de Dezembro seja um dia mais importante do que imaginamos. Está em marcha uma verdadeira reconfiguração do cenário político nacional.

12 comentários:

  1. Uma nova moda vinda de alguém que corroborou SEMPRE com o partido socialista.
    O mais curioso é que nada diz de novo.
    O PCP diz o memsmo todos os dias...mas é K7.
    Moda é moda não é?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo (23.32),

    O PCP não é uma K7 mas sim uma K7 insuportável. Diz a mesma coisa há 30 e tal anos. É o partido mais conservador de Portugal. E não tem democracia interna no que é asqueroso.

    É injusto dizer que o Manuel Alegre corroborou SEMPRE com o PS. É injusto e demonstra desonestidade intelectual ou então que tem andado muito distraído quanto às posições do notável socialista....

    ResponderEliminar
  3. não estando ligando à ideologia alegre, nem simpatizando com ele, admito que o homem se manteve fiel ao PS mantendo um postura não de seguidista, mas de convicção ideológica. tanto que, perante o desmoronar de valores políticos e ideológicos do PS, ele mantém-se fiel, mudando o cenário político.

    acho muito importante o dia de hoje, até porque começo a saber em quem irei votar. sou alguém com valores socialistas que não se revê em sócrates nem neste PS. não voto nem nunca irei votar por clubismo político. e, graças a alguém de quem nem gosto lá muito, poderei ter a oportunidade de me rever num movimento.

    ResponderEliminar
  4. Avança...! Avança poeta Alegre! Contigo o povo se ergue...!

    ResponderEliminar
  5. Olhem eu não posso jurar nisto mas... um colega meu que fazia tiro ao prato jurava que o Alegre ia ao clube de Monsanto "brincar" com os grandes capitalistas da praça. Não sei qual é a credibilidade de esquerda de tal pessoa...

    Quanto ao PSD... prepara-se o evidente. Manuela perde de forma abjecta (se o PS não tiver maioria absoluta será pelos partidos de esquerda e não de direita) e cede o lugar a Paços Coelho - pelo menos parece ser esse o plano traçado desde o primeiro dia que ela lá pôs pés.

    ResponderEliminar
  6. O que fez Alegre durante todos estes anos? Foi "funcionário do partido" ( além é justo dizer ser (bom) poeta em part-time).. Quando se sente "ferido" pelo partido não o tornar candidato, aparece um Alegre mais alegre que parece ter esquecido que a única coisa que fez nos ultimos anos/décadas é levantar a mão.. nem uma proposta à assembleia, nem uma discordância com o partido (que em muitos outros momentos teve pouco de socialista)... Enfim, Alegre representa o que há de mais desprezível na vida politico/ partidária.... e claro que está preocupado com o desemprego.

    ResponderEliminar
  7. "O PCP não é uma K7 mas sim uma K7 insuportável. Diz a mesma coisa há 30 e tal anos. É o partido mais conservador de Portugal. E não tem democracia interna no que é asqueroso."

    Ouviram o discurso de Alegre?
    Digam algo que Alegre tenha dito e que o PCP não diga há 30 e tal anos?
    Sabem porque é que Alegre não diz há 30 e tal anos?
    Porque andou adormecido a gozar do poder.
    A receber Paulo Pedroso na Assembleia da República, a fechar os olhos às faltas dos deputados, a fazer jantaradas com os senhores do poder.
    Tiraram-lhe o taxo no PS e agora queixa-se.
    É k7? Ainda bem, mas com coerência ao contrário deste senhor que veio copiar as causas do PCP (CÓDIGO DO TRABALHO, AVALAIÇÃO DOS PROFESSORES, AVAL À BANCA).
    Este só agora acordou.
    Se não concorda com o PS que saia de uma vez por todas e lute.Não se pode estar com um pé dentro e outro fora.
    O PCP não tem Democracia interna?
    Olhe dê lá um exemplo.Um que seja.
    O que você queria dizer é que não se fazem cenas como noutros partidos em que todos se come uns aos outros pelo poder e todos se apunhalam e enganam.
    Há dignidade, coisa que Alegre vendeu durante todos estes anos para estar na A.R.
    Viu o congresso do PCP?
    Viu a democracia e a igualdade de TODOS os militantes?Ali não há militantes de 1ª nem de 2ª.Todos pegam na sua cadeira e mesa a arrumam-na.
    A Democracia começa pelas pequenas coisas.
    Alegre nunca seria capaz de pegar num martelo e trabalhar de borla na festa do próprio partido.

    Limpem a boca antes de falarem do PCP.

    Alegre é a moda dos "tontos" que deseperados por um novo brinquedo se vão desiludir rapidamente.
    Meninos ricos são assim.

    ResponderEliminar
  8. Quem dá mais importância à ideologia do que os nomes dos partidos, reconhece o dia histórico que ontem foi. Quem vê os partidos como clubes de futebol, não percebe a importância do dia.

    ResponderEliminar
  9. Eh pá, não me lembro de ver o Jerónimo a arrumar a cadeira dele.

    ResponderEliminar
  10. É tudo ameaça, mas o PS é como uma equipa de futebol grande, é-se do PS por clubismo (igual com o PSD).
    Mas o Sócrates sabe que quando Alegre sair do PS para fundar outro partido vale zero...
    Mas não quererá ele, antes, concorrer com Cavaco nas presidenciais?
    É tudo tesão de mijo...(não sei se se pode dizer isto...)

    ResponderEliminar
  11. Pensar contra foi sempre a maneira menos difícil de pensar !!!
    Ser diferente não é ser igual !!!
    Marcar a diferença ... Porquê !!!
    Será que dá resultado?

    Será a idade factor de desestablização

    ResponderEliminar
  12. "Eh pá, não me lembro de ver o Jerónimo a arrumar a cadeira dele."

    Mas já eu o vi a trabalhar na festa do Avante.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores