Avenida Central

O Veto Ideológico [3]

| Partilhar
«Parece que entre Governo e Presidente ainda há uma vaga ideia de esquerda e uma vaga ideia de direita...» É com esta evidência que Pedro Rolo Duarte fecha a Janela Indiscreta do passado dia 21 de Agosto [audio].

Em boa verdade, convém assinalar que a reacção do PSD de Manuel Ferreira Leite é indistinguível da opinião da hierarquia da Igreja Católica, o que demonstra, como salienta Tiago Barbosa Ribeiro, que «Manuela Ferreira Leite e Cavaco Silva parecem preferir as concepções morais de uma organização à liberdade individual de cada um decidir sobre as suas concepções morais.»

Esta postura é ainda mais simbólica numa semana em que Alberto João Jardim fez questão de proferir uma verdadeira homília, afirmando, entre outras coisas, que «a doutrina social da Igreja Católica é a grande base doutrinal para os novos tempos» e que «a globalização é um dom de Deus.»

Os últimos dias têm mostrado um PSD apostado no conservadorismo e tomado pelo catolicismo mais atávico e revanchista. É o próprio Pedro Passos Coelho que denuncia que os «argumentos que foram produzidos pelo Presidente da República traduzem uma concepção da família e da sociedade que está um pouco ultrapassada.» [ver também a reacção de Francisco Louçã]

Tal como havíamos previsto, é pela via da castração da autodeterminação e da liberdade individuais em matéria de concepções morais acerca da vida e da sociedade que o PSD de Manuela Ferreira Leite se procura diferenciar do PS de José Sócrates. Infelizmente. Era precisamente no campo económico que o país precisava que a diferença se acentuasse.

1 comentário:

  1. Se o casamento, enquanto instituição juridica não serve para nada (mas pode servir para pouco, mesmo assim...)acabe-se primeiro com ele, passando as declarações de IRS a ser individuais, assim sendo permitidas todas as ligações a dois, incluindo do mesmo sexo, fora do contexto do reconhecimento estatal.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores