Avenida Central

O Estado da Coisa

| 1 Comentário | Partilhar
A graça mediática que sustentou Sócrates durante os primeiros anos de governação perdeu a piada. Primeiro surgiu o caso Charrua com o silêncio conivente do governo, depois o processo a Caldeira, seguiu-se o episódio de Vieira do Minho e soube-se, finalmente, que o Governo Civil de Braga havia participado às autoridades uma manifestação espontânea de vários cidadãos aquando da visita do Primeiro Ministro a Guimarães. Recuperar as declarações de Sócrates a propósito de idêntica manifestação em Abrantes (“tudo faz parte” da “festa da democracia”) evidencia o cinismo político de tudo isto.

Como se não bastasse a gravidade do que sucede, constatamos que a secretária de Estado Adjunta e da Saúde revela não ter percebido absolutamente nada do que se passou nas últimas semanas. E como ela, parece que todo o Governo se mantém obstinadamente autista, ciente de que está no caminho certo por muitas que sejam as evidências em sentido contrário.

Se a moratória dada ao estudo de alternativas à OTA não trouxer mais que jogada política de ocasião, a coisa fica definitivamente complicada. E nem as atoardas de Mário Lino gozarão da indiferença anímica das outras vezes. Enquanto vamos assistindo alegremente a um desfilar esquizofrénico de desmesurado dislate, a política vai-se degradando e os políticos vão desvanencendo a ponta de credibilidade que ainda lhes restava. A coisa não está definitivamente para brincadeiras.

Braga dos Desamores

| 5 Comentários | Partilhar
[...] uma das imagens mais negativas da cidade resulta deste crescimento urbano recente. Outra imagem negativa da cidade presente nas monografias históricas advém-lhe das características dos seus habitantes, algumas vezes acusados de se consagrarem excessivamente ao luxo e às suas vidas privadas e de não serem coesos nem se identificarem à cidade.

Esta análise emanada do IV Congresso Português de Sociologia [via Socióloga Avense] vai ao encontro do que vimos sucessivamente denunciando. Os acentuados fluxos migratórios e a rápida ascenção social são alguns dos elementos justificativos da progressiva descaracterização da urbe e do desapego (tantas vezes desamor) dos bracarenses pela sua cidade e pelos seus principais elementos identitários. Esta crise espelha um passado em que identidade colectiva se confundia com religiosidade comum e ritualização não era mais que pura exibição. O recato imposto e a sacralização do espaço e da vivência privados por contra-ponto à fruição do viver em comunidade encarregaram-se do resto.

Braga é hoje uma cidade que se divide entre os que veneram esse passado ('dos valores') e os que procuram emancipar-se da herança dos tempos. É por isso que vivemos sitiados entre o fervor anti-clerical (seja ateu, agnóstico ou cristão) e o catolicismo ortodoxo. Sofremos pela contradição entre o amor cego e o ódio consistente ao clube da terra (seja porque já não perde sempre com os grandes ou porque está conotado com a autarquia). Dividimo-nos entre o incómodo e a conformação no que respeita à gestão autárquica da cidade.

Haverá algo que nos une? Talvez o facto de não gostarmos da outra Braga que não é nossa.

Projectos 4 | Ideia Atlântico

| 4 Comentários | Partilhar
Ideia Atlântico Braga

Braga vai ter, nos finais do próximo ano, um Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica. O novo centro é construido pela Associação PME-Portugal (Pequenas e Médias Empresas de Portugal) e pelo IDEIA Atlântico (Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Inovação do Atlântico), e vai ser cons-truído na Variante do Fojo. O investimento ronda os 4,5 milhões de euros, sendo que dois milhões de euros são destinados à construção do edifício. Os restantes dois milhões de euros vão ser aplicados na aquisição de mobiliário e de equipamentos.[Correio do Minho]

Quanta Intolerância?

| 7 Comentários | Partilhar
An high school student loans a friend, another high school student, his copy of The God Delusion. Two things happen: the friend's father loses his cool and complains to their school, and a school administrator suggests that this was an establishment clause violation. And this was at a school that allowed the Gideons to distribute bibles in the parking lot!

É com enorme repulsa mas sem grande espanto que, dia após dia, nos deparamos com situações deste teor. A intolerância dos que professam determinada religião relativamente aos que se abstêm de partilhar as suas crenças é o traço que, historicamente, melhor une todas as religiões e seitas. Afinal, quanta intolerância cabe nas barbas de deus(es)?

[via Pharyngula]

Blogosfera na Rádio

| 15 Comentários | Partilhar
Só para lembrar que estarei às 12h com o Hélder Guimarães e o Vitor Pimenta no Rádio Clube para debatermos a blogosfera e o seu impacto no desenvolvimento regional do Minho.

Adenda (14.32): Foi uma experiência muito gratificante. Durante 50 minutos percorremos, de forma descontraída, os principais problemas e constrangimentos do Minho. Da libertação dos centralismos de Lisboa e do Porto ao défice de cidadania e de mediatismo desta região, muitos foram os temas abordados. Ficou no ar (literalmente) a possibilidade de se avançar para uma discussão mais regular. O Rádio Clube Português deu assim a primeira resposta concreta aos reptos lançados pelos bloggers no 1º BlogMinho.

Record de Visitas

| 3 Comentários | Partilhar
O que é europeu é bom!

Braga, Cidade Milenar, de Arcebispos, de Cónegos, bla bla bla

| 2 Comentários | Partilhar
Um retrato de Braga, traçado com grande realismo pela Grande Loja do Queijo Limiano:

Braga, cidade milenar, cidade de arcebispos, de Igreja e de Sé, de cónegos, monsenhores e cursos de cristandade, organizou o seu poder autárquico, desde há décadas, à volta de uma pessoa, seus acólitos, mesmo religiosos e de um partido. Braga precisa de um estudo sociológico aprofundado e agora que tem universidade de mérito, pode e deve fazê-lo.

O que as instituições da região permitem, no entanto, há décadas, é a consagração de um sistema local, feito de pequenas e grandes influências, de medos e cumplicidades variadas, num esquema organizativo notável.

[...] façam ao menos um Prós & Contras. Todos precisamos de saber em que país vivemos e que valores queremos proclamar.

Diz que é uma espécie de comparação séria

| 8 Comentários | Partilhar
São os fumadores, que contribuem anualmente (excluindo outros impostos que eventualmente paguem) com 1.395.000.000 Euros para os cofres do estado e que custam uns míseros 434.000.000 Euros ao Serviço Nacional de Saúde.

Citando esta comparação simplista e disparatada apresentada no blog Crónicas do Migas, João Miranda considera que os impostos sobre o tabaco são mais do que uma medida justa para compensar externalidades. São uma forma de paternalismo.

Mesmo considerando irrelevante o facto de se compararem as despesas do SNS em 2005 com a previsão de receitas do imposto sobre o tabaco de 2007, a verdade é que João Miranda se esqueceu de somar à factura das despesas não só as verbas dispendidas com a saúde dos fumadores passivos mas também os custos sociais das doenças dos fumadores, os efeitos sobre o absentismo e a diminuição da produtividade decorrente do tabagismo.

Tendo em conta os dados apresentados, o paternalismo a que João Miranda alude não passa de uma especulação sem qualquer rigor ou fundamento mas com muita oportunidade. Parece que tudo vale no combate contra uma pretensa e inexistente (em Portugal) guerra contra os fumadores. E, enquanto assistimos ao desfile deste tipo de argumentos, vamos levando, pulmões a dentro, com o fumo tirano dos outros.

[imagem retirada do Humoral da História]

Investimentos que (re)colocam o Nordeste Transmontano no mapa

| 5 Comentários | Partilhar
Num momento em que tanto se fala acerca dos aeroportos nacionais, a Câmara Municipal de Bragança está apostada em colocar aquela cidade no mapa aeroportuário português, constituindo-se como alternativa ao aeroporto do Porto e destino de voos turísticos de baixo custo. A instalação de uma empresa de Braga, a Aeronorte, com oficinas de reparação de aeronaves, e a aquisição de um sistema de apoio à navegação aérea (investimento de 1,3 milhões de euros) representam uma conjugação de investimentos públicos e privados capazes de tornar o Aeródromo de Bragança apetecível para as operadoras aéreas.

Segundo o Presidente da Câmara de Bragança, citado pelo Primeiro de Janeiro, aquele aeródromo é, no conjunto da rede dos 24 aeródromos do país, o que reúne melhores condições, quer em termos de comprimento quer em termos de qualidade da pista.

Este projecto despertou interesse nos promotores do FunZone Villages, um grande investimento projectado para o Nordeste Transmontano que prevê a construção de um empreendimento turístico com aldeamento de luxo de 200 moradias e 2.000 camas, 9 restaurantes, parques aquáticos, barragem privada, estação de tratamento de esgotos, centro médico, pista artificial de esqui e uma praia privada onde será possível praticar surf. O equipamento estará também totalmente vocacionado para receber pessoas com deficiência [via Jornal de Notícias e Público].

A aposta em equipamentos capazes de potenciar o investimento privado é um exemplo a ser seguido pelas autarquias do país que tantas vezes concentram a sua actividade na criação de serviços desnecessários a custos exorbitantes que não são mais que um pretexto para a criação de empregos clientelares.

Os Benefícios da Lesão Cerebral

| 15 Comentários | Partilhar
Consegue converter esta sequência numa equação matemática válida, movendo um único palito?



Não poderão ser retirados palitos. Os únicos símbolos válidos são os numerais romanos e "+", "-" e "=". Agora tente este caso:




Se teve dificuldades para resolver o último puzzle não fique preocupado. Isso pode significar que o seu lobo frontal está intacto. Os adultos saudáveis têm frequentemente piores performances neste exercício do que pacientes com lesões nas áreas frontrais do cérebro (córtex frontal), de acordo com este estudo de Reverberi et al.
Se este assunto lhe interessa, sugiro a leitura dos dois posts em que encontrei estes exercícios: The Benefits of Brain Damage. When Brain Damage Helps: Solution Spaces Are Constrained by Prefrontal Cortex.

[Veja as soluções do exercício seleccionando esta linha até ao fim: VI = III + III e IV = IV = IV.]

Ricardo Rio em entrevista

| 17 Comentários | Partilhar
É certo e sabido que Braga tem que mudar de vida. A democracia só se realiza em plenitude quando existem alternativas credíveis e quando essas alternativas têm condições para disputar o poder. Nos últimos 30 anos muitos rostos passaram pela oposição a Mesquita Machado. A incapacidade para mobilizar as forças vivas da cidade, a inabilidade para denunciar as tendências de alguma imprensa e a impossibilidade de penetrar na Braga rural que se acomoda ante o populismo vigente a par da fraca qualidade de alguns dos personagens foram razões que justificaram tanto insucesso.

Nas Autárquicas de 2009, Ricardo Rio assumir-se-á como alternativa à gestão socialista. Há que reconhecer que quem quer que seja o próximo presidente herdará uma cidade recheada de bons serviços e atravessada por óptimas vias de comunicação, mas terá que lidar com os pesados fardos do caos urbanístico, da desorganização sinalética, do marasmo social e cultural e da insipente exploração do potencial turístico do concelho. Despido de constrangimentos, o próximo Presidente do Município terá também que assumir a lideração de uma região carente de vozes com repercussão nacional.

As eleições de 2009 já mexem. Numa curta entrevista ao Jornal de Notícias, Ricardo Rio sintetizou algumas das suas ideias e projectos. O candidato é muito assertivo tanto no diagnóstico que faz dos principais problemas da cidade de Braga como na estratégia que apresenta para lidar com eles, acabando por ser parco na apresentação de soluções concretas. É que certo que as campanhas políticas têm os seus timings, mas a desvantagem com que a coligação parte talvez justifique que apresente, desde cedo, algumas das propostas concretas que tem para o futuro do concelho.

O modelo autárquico que Ricardo Rio pretende implementar em Braga assenta na gestão eficaz, com efeito catalisador dos muitos potenciais que existem na sociedade civil. Na área económica, a Câmara continua de costas voltadas para as associações empresariais; na área cultural, o relacionamento entre a Câmara e a Universidade do Minho é residual; na área social há um total afastamento dos agentes que actuam no terreno.

Seria bom que Ricardo Rio começasse por implementar este modelo quando chegar a hora de constituir a equipa da coligação e, libertando-se dos partidarismos do costume, apostasse na sociedade civil, integrando cidadãos independentes no seu projecto e procurando parcerias e apoios nos mais diversos sectores da sociedade.

Não me esqueço do dia em que, após as últimas eleições autárquicas, um amigo que sempre votara Bloco de Esquerda me confessou: Como me tinhas dito que era desta que isto mudava até votei PSD... Mas nada. O que se espera é precisamente que Ricardo Rio saiba rentabilizar o capital de esperança que tantos bracarenses depositam em si. E que, depois de perdida Lisboa, o PSD que saiba fazer de Braga a sua grande aposta nacional.

Adopte

| 6 Comentários | Partilhar


Adopt. You will receive more than you can ever give.
Indian Association For Promotion Of Adoption & Child Welfare, Mumbai, India. [via Hotlust]

Ideias para Braga (I): Autocarro Turístico

| 8 Comentários | Partilhar
E que tal a TUB criar um percurso de Verão especialmente dedicado aos turistas, entre o Bom Jesus (Mãe d'Água) e o Mosteiro de S. Martinho de Tibães, com paragens no Sameiro, Falperra, Avenida Central, Central de Camionagem, Estação da C.P. e S. Frutuoso.

Pequenas ideias.

Novas Soluções para o Comboio de Velocidade Elevada

| 5 Comentários | Partilhar
A Junta Metropolitana do Porto (JMP) quer, com justificadas razões, que o TGV páre no Areoporto Sá Carneiro antes de seguir para Braga. Rui Rio sintetiza a posição da JMP, afirmando que «Se nós construirmos uma linha de TGV que sirva Vigo e Lisboa e não sirva o aeroporto Francisco Sá Carneiro, nós pura e simplesmente estamos a construir uma linha de TGV para servir a Galiza»

Na mesma notícia pode ler-se que a secretária de Estado dos Transportes disse, num debate sobre o TGV, que a linha vai ter uma paragem no Aeroporto Sá Carneiro. As opções para a ligação são duas. A primeira visa aproveitar uma parte da linha do Minho e a segunda levanta a hipótese de fazer-se uma linha nova que ligue o aeroporto a Braga.

Apesar de requerer um maior investimento imediato, a segunda opção é a que serve melhor os interesses do país, permitindo descongestionar a actual Linha de Braga para criar ligações directas do Porto e de Braga para Viana do Castelo e Barcelos. De qualquer modo, será necessário fazer estudos prospectivos sobre o congestionamento da actual linha de Braga, caso se opte por fazer circular o TGV na mesma via. Não vá o barato sair caro.

Eu fazia mais barato!

| 1 Comentário | Partilhar

.
Luzes na Mesa.
[Fotografia tirada em Março de 2007, no café Black Shoe, na Avenida Central em Braga.]

Blogosfera minhota dá exemplo de acção cívica

| 7 Comentários | Partilhar
No Diário de Notícias de hoje:

Criação de um portal para blogues da região foi uma das propostas em análise
Alertar os políticos regionais e nacionais para os problemas do Minho foi um dos motivos que levaram os blogues Avenida Central, de Braga, Ócio e Mater Matuta, de Guimarães, a organizar o 1.º Encontro de Bloggers e Leitores de Blogues do Minho, que decorreu ontem no Cybercentro da Cidade-Berço, subordinado ao tema "A blogosfera ao serviço do desenvolvimento regional".


Participado por representantes de cerca de 20 blogues minhotos, sobretudo radicados no eixo Braga-Famalicão-Guimarães, o evento visou a troca de ideias e a articulação de estratégias com o propósito de combater a fraca repercussão do trabalho destes activistas no terreno das decisões políticas. "Há regiões, sobretudo Porto e Lisboa, que, no universo da blogosfera, têm voz activa e influenciam a política nacional", disse Pedro Morgado, um dos organizadores, que preconiza "a criação de um portal para o Minho, agrupando os contributos dos vários blogues que existem na região". Isso acrescido da multiplicação de encontros como o que ontem se realizou, oportunidade para que muitos dos bloggers ali presentes, que já se contactam há anos, se conhecessem pessoalmente.

Pelas reivindicações dos participantes passaram temas como a educação, a saúde, o planeamento regional ou o "portocentrismo", aos quais, advoga Morgado, poderão ser consagradas, depois, "iniciativas mais específicas". Na opinião deste activista, o facto de os blogues do Minho terem "poucas visitas" deve-se, em boa parte, "ao défice de participação cívica e democrática que se verifica na região".

Muitas vezes vistas como cidades rivais, Braga e Guimarães estão, neste caso, "de mãos dadas", procurando inverter o diagnóstico de Morgado. "As incompatibilidades são no futebol", diz o próprio. "Na blogosfera queremos é atrair o máximo de investimento para o Minho".

Minho: A Blogosfera ao Serviço do Desenvolvimento Regional

| 5 Comentários | Partilhar
O 1º Encontro de Bloggers e Leitores de Blogues do Minho lançou as bases para o crescimento e fortalecimento da influência da blogosfera minhota, do seu espaço de acção e do seu alcance político.

Da falta de dinâmica da blogosfera minhota. Esta é uma região em que escasseiam blogues com capacidade de influir na agenda mediática nacional, espelho de uma terra sem políticos de nomeada capazes de a representar a todo o tempo. Há pouco quem pense o Minho e, sobretudo, quem pense no Minho. E há também um certo desviar das atenções dos blogues minhotos para a política nacional e os seus actores, esquecendo o que por cá se faz com grande valor dia após dia.

O que nos une enquanto Minho. Somos mais de um milhão de habitantes, unidos pela geografia, cultura e pelas tradições. O Governo é de Lisboa. O Norte tem sido o Porto (como tão bem se viu no último Prós e Contras). O que nos une é, portanto, a vontade de liderar uma região com identidade própria, capaz de tornar oportunidade todos os constrangimentos resultantes da asfixia que o Porto, por saber assumir-se na sua identidade e na sua autonomia, vem impondo à região Norte. Abaixo o provincianismo daqueles que, sendo Minho (e tantas vezes Alto Minho) querem ser Douro. Abaixo os minhotos de ocasião. Abaixo as guerras e divergências intra-Minho.

Libertar as amarras do Centralismo. Pareceu unânime, entre os presentes, que a Regionalização é o caminho. Mas regionalizar a qualquer custo e de qualquer modo não parece ser uma boa solução. O debate que há-de seguir-se ajudará a esclarecer os modelos e os mapas, mas pareceu consensual a ideia de fazer do Norte uma região de entre 7, num mapa em que as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto são regiões.

Futuro. (1) O BlogMinho (http://blogminho.blogspot.com) será, a partir do próximo dia 7 de Julho, o blog de discussão do Minho, contando com a participação de vários bloggers actuais e a chegada de pessoas novas com ideias diferentes à blogosfera. O blog centrará a discussão em 10 temáticas: Ambiente, Ciência e Tecnologia, Cultura e Tradições, Desenvolvimento Económico, Desporto, Projectos, Regionalização, Transportes e Comunicações, Turismo e Urbanismo. (2) Serão propostas aos meios de comunicação social regionais ideias concretas para maior dinamização da blogosfera e enriquecimento dos conteúdos. (3) O BlogMinho procurará o estabelecimento de parcerias com associações de debate cívico e intervenção social do Minho.(4) Dentro de 4 meses realizar-se-à uma nova iniciativa, com um tema mais específico a ser debatido com especialistas. Ponte de Lima será o local da próxima iniciativa.

Referências. Comunicar a Direito. Idolátrica. Ócio. Mal Maior.
"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores