Minho: A Blogosfera ao Serviço do Desenvolvimento Regional

| Partilhar
O 1º Encontro de Bloggers e Leitores de Blogues do Minho lançou as bases para o crescimento e fortalecimento da influência da blogosfera minhota, do seu espaço de acção e do seu alcance político.

Da falta de dinâmica da blogosfera minhota. Esta é uma região em que escasseiam blogues com capacidade de influir na agenda mediática nacional, espelho de uma terra sem políticos de nomeada capazes de a representar a todo o tempo. Há pouco quem pense o Minho e, sobretudo, quem pense no Minho. E há também um certo desviar das atenções dos blogues minhotos para a política nacional e os seus actores, esquecendo o que por cá se faz com grande valor dia após dia.

O que nos une enquanto Minho. Somos mais de um milhão de habitantes, unidos pela geografia, cultura e pelas tradições. O Governo é de Lisboa. O Norte tem sido o Porto (como tão bem se viu no último Prós e Contras). O que nos une é, portanto, a vontade de liderar uma região com identidade própria, capaz de tornar oportunidade todos os constrangimentos resultantes da asfixia que o Porto, por saber assumir-se na sua identidade e na sua autonomia, vem impondo à região Norte. Abaixo o provincianismo daqueles que, sendo Minho (e tantas vezes Alto Minho) querem ser Douro. Abaixo os minhotos de ocasião. Abaixo as guerras e divergências intra-Minho.

Libertar as amarras do Centralismo. Pareceu unânime, entre os presentes, que a Regionalização é o caminho. Mas regionalizar a qualquer custo e de qualquer modo não parece ser uma boa solução. O debate que há-de seguir-se ajudará a esclarecer os modelos e os mapas, mas pareceu consensual a ideia de fazer do Norte uma região de entre 7, num mapa em que as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto são regiões.

Futuro. (1) O BlogMinho (http://blogminho.blogspot.com) será, a partir do próximo dia 7 de Julho, o blog de discussão do Minho, contando com a participação de vários bloggers actuais e a chegada de pessoas novas com ideias diferentes à blogosfera. O blog centrará a discussão em 10 temáticas: Ambiente, Ciência e Tecnologia, Cultura e Tradições, Desenvolvimento Económico, Desporto, Projectos, Regionalização, Transportes e Comunicações, Turismo e Urbanismo. (2) Serão propostas aos meios de comunicação social regionais ideias concretas para maior dinamização da blogosfera e enriquecimento dos conteúdos. (3) O BlogMinho procurará o estabelecimento de parcerias com associações de debate cívico e intervenção social do Minho.(4) Dentro de 4 meses realizar-se-à uma nova iniciativa, com um tema mais específico a ser debatido com especialistas. Ponte de Lima será o local da próxima iniciativa.

Referências. Comunicar a Direito. Idolátrica. Ócio. Mal Maior.

5 comentários:

  1. a foto é de que zona?
    parece uma aldeia inundada!! sera por uma barragem?

    ResponderEliminar
  2. É redutor entrar na onda das antigas províncias que os centralistas nos impuseram há muito. O Minho é igual ao denominado Douro Litoral em gentes e costumes. As diferenças não existem e insistir nelas é aceitar a divisão artificial imposta.

    E quanto mais divididos nos mantivermos, mais fracos ficamos. E esse é precisamente o objectivo de alguns...

    O inimigo não é o Porto. O Porto não asfixia. Você está redondamente enganado. Quem esfixia é Lisboa...

    ResponderEliminar
  3. Maggi, a foto é da velha aldeia de Vilarinho das Furnas perto da barragem com o mesmo nome, às portas da serra do Geres. Esta aldeia só pode ser visitada em tempos de seca como a que aconteceu em 2005, em que a albufeira da barragem está muito aquem da sua capacidade.

    Em relação ao novo blog, estou muito curioso, espero que tenha muito sucesso!!!

    ResponderEliminar
  4. http://conversasmarginais.blogspot.com/2007/07/1-encontro-de-bloggers.html

    gostariamos de convidar a participar neste BLOG.Se aceitar diga-nos qual o seu mail para enviarmos um convite.

    omaildogi@gmail.com

    Parabéns pela iniciativa e força para a manter viva. o qu ecusta é lançar a semente...

    ResponderEliminar
  5. Eu também sou Minhoto. Distraí-me e não me inscrevi. Também estive fora, enfim fica para a próxima.
    Abraço

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores