Avenida Central

Serviço Público?

| Partilhar
O Braga continua líder, mas a RTP, televisão para que pagamos compulsivamente em impostos, preferiu transmitir o resumo do jogo entre o 12º e o 16º... Critérios?

45 comentários:

  1. É pena. Devia ter dado o braga, para se ver o penalti escandaloso que ficou por marca contra o lider.

    ResponderEliminar
  2. adora a sua maneira de fugir aquilo que interessa mesmo. aquilo que tanto e tantas vezes aqui apregoa, a verdade desportiva. o mesmo árbitro que na semana passada marca um penalty (e muito bem) a favor do FCP hoje não teve essa coragem contra FCP "B" quer dizer, braga, num lance igualzinho.

    fico à espera de reacções quando o braga for prejudicado esta época.

    agora vou jogar playstation como o outro...

    ResponderEliminar
  3. Agora ninguém sabe se quem escreve estes comentários invejosos com o braga são benfiquistas ou vimaranenses (clube satélite do benfica). o que é certo é que estão todos sedentos de criticar o braga. mas não conseguem.

    se forem sérios sabem que ficou um penalti por marcar na área da academica logo na primeira jornada e outro por falta sobre o meyong em alvalade.

    os cães ladram, o braga lidera!

    ResponderEliminar
  4. São os mesmo critérios que tiravam o Leixões e o Guimarães da ribalta apesar dos resultados que tiveram nas duas épocas anteriores.
    Ou até podem ser os mesmo critérios que levaram os 3 canais a não mostrar imagens da passagem do Nacional pelo zenit, apesar de as imagens existirem - pergunto-me se terá alguma coisa a haver com as limitações à recolha de imagens na mata real, mas dá muito trabalho procurar.

    ResponderEliminar
  5. Tenho pena que o penalty contra o Braga não tivesse dado da TV.
    Os dois Portos esta época vão sair-se bem com a arbitragem.

    ResponderEliminar
  6. O Braga é visto como um líder acidental. Mas lembro que o Leixões começou a ter tratamento diferente quando conseguiu manter a acidental liderança depois da quinta ou sexta jornada. A RTP deu mais tempo aos seus resumos, passou a falar do Leixões no Telejornal. A RDP passou a fazer os relatos do Leixões com os mesmos meios dos jogos dos ditos grandes. Enquanto durou a liderança.

    Estamos na 3ª jornada. Vamos ver se o critério se mantém caso o Braga mantenha a liderança nas próximas rondas.

    ResponderEliminar
  7. Assim à primeira vista, os critérios são simples, transmitem os jogos que (eles acham que) interessam a mais pessoas, i.e., que em princípio interessam a uma maior percentagem daqueles que pagam impostos para financiar a RTP.

    ResponderEliminar
  8. Eh eh... anda tanta gente aflita...

    Quando um não-habitual começa a abrir e ainda por cima a jogar bem, há logo um stress...

    Este ano, sendo o braga que digam o que disserem ameaça a hegemonia há anos, o stress é ainda mais evidente... mas creio que seria semelhante fosse qual fosse o clube.

    Ganhar o campeonato... é muito cedo e ninguém assume nada aqui em Braga, mas fazer o melhor possível e deixar os martelões para trás, isso será garantido!

    ResponderEliminar
  9. Transmitem o que interessa a mais consumidores... normal...

    ResponderEliminar
  10. Como isto agora é só anónimos a dar palpites, apetece-me também assinar "Anónimo".
    Um fenómeno curioso que tenho verificado por essa internet fora é o facto de, onde há artigos acerca do Braga há comentários de vitorianos invejosos. O contráro não se verifica o que demonstra bem a obsessão desses sujeitos que, não lhes agradando a vida que levam procuram envenenar a dos outros.
    Quanto ao que se afirma na postagem, todos sabemos que é verdade. O mesmo pode ser dito em relação aos pasquins desportivos. O problema não afecta só o Braga, mas todas as equipas que, não sendo um dos metralhas, são tratadas pelos media lusos como se fossem estrangeiras. Lembremo-nos apenas do que se passou na semana passada em relação à brilhante proeza (desculpem a redundância) do Nacional da Madeira na Liga Europa e as reportagens que a RTP preferiu fazer do falhanço do SLB na Ucrânia. Enfim, devemos ter o que merecemos, talvez...

    ResponderEliminar
  11. se forem sérios sabem que ficou um penalti por marcar na área da academica logo na primeira jornada e outro por falta sobre o meyong em alvalade.

    -E outro por mão na bola a favor do Sporting frente ao Braga, e mais um contra o Sporting ontem a castigar derrube de Daniel Carriço ao avançado da Académica, e expulsar David Luíz na 1ª jornada contra o Marítimo, quando deveria ter visto o 2º amarelo. São erros a mais para apenas 3 jornadas, mesmo sem dar ainda para perceber se alguém estará a ser beneficiado, é demasiado cedo, mas que a arbitragem está fraca, não restam dúvidas...

    ResponderEliminar
  12. Toda a gente se queixa que no futebol português são sempre os mesmos a ganhar. Mas sempre que aparece uma equipa com estofo para modificar isso, há sempre quem critique...esquecem-se é de olhar ao espelho.

    ResponderEliminar
  13. Caro Lingu@s,

    Se o criterio e esse, entao nao e preciso haver uma televisao publica. Os privados ja transmitem o que presumem ser do agrado do maior numero de espectadores.

    ResponderEliminar
  14. Ai...Ai..Ai...o que é que eu fiz?..ocaaaa..ocaaaa!!! Está a doer...mas dói muito, que pena isso com um xanax passa.

    Dor de côto é f*****

    ResponderEliminar
  15. alguém teve uma epifania: "não é preciso uma televisão pública". benedito calcio!!

    ResponderEliminar
  16. E do penalty nem uma letra Pedro?

    ResponderEliminar
  17. Se a ideia é criticares a RTP por só apresentar resumos dos grandes, acho bem. Eu gosto de ver resumos de todos os jogos, dos "grandes" e dos outros clubes como o Braga. Agora não sei o que é que isso tem a ver com o Braga ser líder. Só deviam dar os jogos do líder, é?
    Prfiro outro critério, bem bracarense: só deveriam dar os resumos do sjogos de clubes com cafés com o seu nome no centro de Braga. Dariam... os do Sporting. Do verdadeiro, claro.

    ResponderEliminar
  18. Pedro, tens razão, mas o que se pode fazer? É no futebol e em tudo o resto. Mostra-se o que interessa a mais gente. A queda do prédio cá em Braga, quantos dias de notícias daria se fosse em Lisboa? É o normal.

    ResponderEliminar
  19. o que se chama a quem criticou o facto de o benfica terminar o ano na época passada em 1º lugar e esta época lançarem foguetes por serem lideres à 3º jornada?

    ResponderEliminar
  20. Braga na frente é sol de pouca dura.O que é mau para todos nós que votamos PS e Mesquita Machado. O declínio vai coincidir com os motores ao máximo da campanha...A. Salvaterra

    ResponderEliminar
  21. Caro L!NGU@$,
    uma medida objectiva do valor noticioso de uma notícia como a queda de um prédio seria o valor da propriedade envolvida. Ora a verdade é que um prédio em Braga vale menos que um apartamento em Lisboa. A causa do pouco valor (monetário) da queda de um prédio em Braga tem a ver com quem permite que se construa do modo que se constrói em Braga, que faz com que seja a cidade em Portugal onde as casas são mais baratas.
    Tenho razão ou não tenho?

    ResponderEliminar
  22. Oh Moura,
    Qual é o verdadeiro?
    Não venhas com a tanga que é o de Portugal.
    Sporting quer dizer desportivo e nesse caso prefiro o Desportivo de Portugal ali de Campanhã. Consuma português. De preferência acima do Mondego.

    ResponderEliminar
  23. Sendo um canal público, tem uma determinada função. E essa função - goste-se ou não e eu não gosto nada - inclui apresentar maior diversidade, tentando mitigar precisamente os efeitos do mercado.

    Assim sendo, deveria exibir outras opções em termos entretenimento e cultura. Futebol é um desses vectores.

    Eu, como liberal, sou contra o "serviço público". Mas se assim são os estatutos e as condições para receber os meus impostos, exigir-se-ia que a direcção de programação da RTP levasse isso em conta.

    Saudacoes benfiquistas.

    ResponderEliminar
  24. Caro João Fernandes:

    O problema é o equivoco em que vive a RTP.Por um lado tem que fazer serviço público mas por outro lado tem que "enganar" os liberais conseguindo, apesar de tudo, algumasreceitas da PUB que claro não obté,, grosso modo, senão com os 3 grandes e pouco mais...
    É que a privatização da RTP é irreversível, com a onda liberal reinante, apesar desta ter gerado a actual crise economica (conjuntural ou estrutural?).
    Assim só se pode resistir o maior número de anos possivel, sendo que para isso é necessário imjectar algumas receitas próprias entrando na lógica das privadas da procura da receita publicitária.
    Claro que, em tese, estou de acordo que a RTP deveria não ter publicidade, engordando as privadas, mas a balança penderia necessàriamente para o lado do orçamento do estado e, isso. num país pobre era meio caminho andado para a sua extinção...
    Resistir aos liberais (na economia que não nos custumes- nisso até o são pouco muito deles...).

    ResponderEliminar
  25. É, de facto, muito engraçado.
    A RTP renega o serviço público para enganar os liberais. Os liberais são contra o serviço público à partida.
    Conceda-nos algum crédito... PLEASE! Assim eu posso retribuir e evitar rir-me.

    (Os liberais são culpados por haver cães e por não haver cães... que conveninente)

    ResponderEliminar
  26. O Braga marcou o jogo para as 18h de Domingo. Como é lógico, esse horário não é compatível com uma transmissão em directo na RTP. Para além disso, o que satisfaz mais um simples telespectador: Ver o Braga a vencer com um pénaltie perdoado nos últimos minutos ou ver o Benfica dar 8-1 ao Setúbal?
    Eu não tenho dúvidas. Quanto ao serviço público que tanto defende, coloco-lhe um desafio. Analise a pertinência desse facto noutros acontecimentos nacionais. O Braga não é, de momento, um clube que justifique transmissão na RTP. Não tem público. Só isso. Convém deixar os fanatismos de lado...

    ResponderEliminar
  27. Caro António Silva
    O senhor ou não sabe o que é serviço PÚBLICO ou o seu fervor clubistico tolda-lhe o juízo. Então o serviço PÚBLICO gira em torno das audiências?. Meu caro o que se pretende é um serviço equitativo para todos os cidadãos e a rtp não o faz.
    Fanatismos, o único aqui é o seu.

    Fernando Marques

    ResponderEliminar
  28. Alguns parece que se esqueceram do resultado final do jogo do Braga... 3-1! O golo foi marcado depois do suposto penalty?( suposto porque não me parece que seja tão claro como alguns querem fazer parecer, a bola bate na coxa a apenas alguns centimetros do braço, que está enconstado ao corpo) E daí? quem diz que o penalty ia ser marcado? Quem diz que o Braga não marcaria na mesma o golo? A dor de cotovelo é muito grande... paciência, o Braga não deve andar sempre em 1º para euforia de alguns! Mas para já é melhor ter 9pontos que 7 ou 2...
    O objectivo é fazer melhor que o ano passado, por isso o 4ºlugar já é suficiente.

    ResponderEliminar
  29. SE a RTP recebe dinheiro do Estado para prestar o "serviço público" (e é a empresa pública que mais dinheiro recebe do Estado), então tem que exercer "serviço público".
    Algures nessa ambiguidade deve residir alguma mística equidade no tratamento das várias e distintas audiências de vários e distintos programas. (Como liberal, aponto que a fraqueza destes sistemas de "compensação" e "justiça" é que não se conseguem definir regras claras)
    Um desses programas é a transmissão de jogos de futebol.
    A menos que a RTP considere que jogos em que os grandes jogam contra alguém já estão nesse espírito de satisfazer a vontade dessas audiências.
    A audiência sadina já teve uma sorte neste fim de semana. Agora ficam à espera que o algoritmo místico de decisão seleccione um jogo do Setúbal com um grande, novamente.


    A Portugal Telecom é o chamado "operador público", recebe uma compensação do estado por esse efeito.
    Por ser "o" prestador público, é *obrigada* a colocar uma linha telefónica em Cascos de Rolha, se alguém de lá assim o pedir.
    A ZON e a Sonaecom não têm qualquer obrigação desse género, apenas se movimentam se for rentável.

    E julgo eu que o mesmo se aplica à EDP, GDP, AdP, ... mas não à Iberdrola, Galp, ...

    ResponderEliminar
  30. então porque é que a rtp não dá provas de caça ao javali e do jogo ao berlinde. eu gosto muito e pago os impostos! quero serviço publico.

    Paf. vou-me lembrar desse seu argumento numa proxima vez que o lance for a favor do braga e vier para aqui dizer que o braga foi prejudicado por um penalty não marcado

    ResponderEliminar
  31. claro que o Braga não vai continuar em primeiro muito tempo, em breve ira ter uma quebra de resultados de maneira a que o clube do qual é satelite possa tornar-se lider, para alegria do tecnico do Braga.

    ResponderEliminar
  32. Os invejosos falam apenas do possível penalty contra o Braga que ficou por assinalar (aceitaria que o árbitro marcasse) mas não falam do penalty sobre o Meyong na 1a parte!

    Dor de côto!

    ResponderEliminar
  33. Já só faltam duas jornadas para o Porto em casa. Será que vamos ter algum post a recordar os roubos da Liga anterior?
    Será que o Braga volta líder da Madeira? É que era assim que o sistema funcionava, os jogos com o FCP eram preparados na jornada anterior (baixar ambições e os cartões mostrados à lista).

    ResponderEliminar
  34. Parece que a definição de serviço público não é consensual, mas também não se deverá misturar serviço público com transmissões de futebol.
    A RTP na minha opinião tem uma vertente muito alargada de programas que ninguém vê e que são o chamado serviço público, incluindo várias modalidades desportivas que o Braga não tem e outros clubes têm.
    Não encontrei ainda aqui uma crítica razoável que fundamente a transmissão do Braga Belenenses...
    Já agora com a RTPi ou a RTPáfrica é fácil de perceber que a transmissão de um Braga Belenenses não tem a mesma abrangência de público interessado que um Académica Sporting, ou o jogo do Benfica contra a manta de retalhos.


    Não entendo uma coisa nesta discussão, porque estão tão afectados por o jogo do vosso clube não ter dado na RTP? Se desse na Sporttv já mudariam o discurso? E se fossem ao estádio municipal AXA de vez em quando? É que aquilo custou um balúrdio...e como os adeptos do SCBraga são na maioria moradores no concelho de Braga não é muito difícil largarem o sofá, pelo menos no Verão enquanto há condições no estádio municipal AXA

    ResponderEliminar
  35. Esqueci-me há pouco de precisar que relativamente ao post do Pedro Morgado a RTP é paga também pelo Estado, sim, mas faltou-lhe referir que o estádio municipal de Braga teve um custo muito elevado que será pago por alguém que não o clube que utiliza o estádio. Não tenho conhecimento que outros clubes da cidade o utilizem o que contraria bastante a "municipalidade" do estádio AXA. É tudo uma questão de pontos de vista relativamente ao serviço público.

    ResponderEliminar
  36. Incrivel . A cor clubista define o nivel e orientação dos comentarios..Sera que so uma minoria consegue ter uma analise coerente e logica?? Pobreza...

    ResponderEliminar
  37. Como todos sabemos, a comunicação social tende sempre a "prejudicar" os "pequenos", em parte é a lei do mercado, mas como já estamos na terceira jornada, alguns já começam a referir o facto, e aliás o Braga é tido nos diversos programas desportivos, normalmente como o quarto clube logo a seguir aos grandes.

    Esta semana aconteceu a maior goleada da década/século/milénio, onde o Benfica bateu o recorde do... Benfica e U.Leiria, passando de 7-0, para 8-1.
    E como seria de esperar o Avenida Central, esta notícia que envolvia o Benfica, agora pela positiva, uma vez que todos os adeptos gostam de ver jogos com muitos golos... preferiu não fazer qualquer referência.

    Foram precisas 16 épocas para que um clube voltasse a marcar 8 golos num jogo da primeira divisão, curiosamente também tinha sido o Benfica em 1993/94.

    Pela positiva e pela negativa o Benfica costuma estar nas goleadas. :)

    ResponderEliminar
  38. Esta semana aconteceu a maior goleada da década/século/milénio, onde o Benfica bateu o recorde do... Benfica e U.Leiria, passando de 7-0, para 8-1.
    E como seria de esperar o Avenida Central, esta notícia que envolvia o Benfica, agora pela positiva, uma vez que todos os adeptos gostam de ver jogos com muitos golos... preferiu não fazer qualquer referência.

    ---------------------------------

    Não deve tar à espera que um blogue de Braga e do Minho dê relevância a um resultado desportivo de um clube de um bairro de Lisboa...

    ResponderEliminar
  39. claro que estavamos à espera. se quando é para dizer mal referem esse dito clube, porque não haveriam agora de enaltecer a vitória?

    ResponderEliminar
  40. Mantenho a minha. Não sei porque raio mantêm essa mania de perseguição, por acaso o clubes escolhido para esta transmissão foi o benfica. E é obvio que se critica esse clube quando em causa estão os interesses do S.C.Braga.Agora dar relevância a um 8-1 que só valeu 3 pontos?

    ResponderEliminar
  41. No post não se questiona a transmissão do jogo na segunda mas, tão somente, a ausência de resumo no Domingo.

    ResponderEliminar
  42. "Não deve tar à espera que um blogue de Braga e do Minho dê relevância a um resultado desportivo de um clube de um bairro de Lisboa..."

    Basta recuar 2 meses neste blogue para vermos publicações do género:

    http://avenidacentral.blogspot.com/2009/07/os-media-e-os-clubes-de-futebol.html

    http://avenidacentral.blogspot.com/2009/07/as-contas-do-futebol-5.html

    E a "mítica":
    http://avenidacentral.blogspot.com/2009/07/vieira-presidente.html

    Tenho pena que assumidos "diluídos" Benfiquistas, não coloquem uma pequena referência sobre este acontecimento, quando fazem amplos textos com reduções do clube a uma freguesia, etc...

    Concordo que o blogue deva focar-se em Braga e na região Minho, mas se colocam notícias futebolísticas... queria mais uma vez deixar a nota que só colocam as "negativas" sobre o Benfica.

    Já as de outros clubes como jogadores agredidos, ou motoristas que atropelam jornalistas e não ouvem um apito e um sinal de paragem de um agente. E quando a PJ sem qualquer inquérito credível passado 3 a 4 horas do ocorrido, toma uma posição pública, literalmente defendendo os delatores.
    Quando uma SAD decide tomar uma posição por alguém que supostamente nem faz parte dela, está suspenso ou não?

    Não seria de noticiar?
    Não seria de perguntar e se fosse o jornalista a atropelar daquela forma Pinto da Costa?

    Mas pelo menos aqui no blogue os conteúdos são escolhidos livremente... ao que parece ao contrário de outros meios de comunicação!!!

    ResponderEliminar
  43. carlos santos, posso sublinhar por baixo?

    quando posts isto ia dar se o caso do jornalista e do motorista fosse do benfica... e então aquele compadrio entre o FCP e a PSP é escandaloso.

    sempre que passar numa operação stop e não me apetecer parar posso sempre alegar que a ordem de paragem não foi bem visivel. será que comigo funciona?

    ResponderEliminar
  44. "No post não se questiona a transmissão do jogo na segunda mas, tão somente, a ausência de resumo no Domingo."

    Errado. Questiona-se a ausência de resumo do Braga E TAMBÉM a existência do resumo do jogo do (verdadeiro) Sporting.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores