Avenida Central

Da Desilusão | 2

| Partilhar
A vitória do PSD nas Eleições Europeias tem sido utilizada pelos opinion makers de direita para justificar as elevadas possibilidades de uma vitória de Manuela Ferreira Leite nas próximas Eleições Legislativas. Em boa verdade, o fôlego das europeias foi conquistado pela conjugação de vários factores que, com excepção da escolha do candidato Paulo Rangel, são completamente alheios à líder do PSD. Desde logo, é preciso lembrar que os níveis de abstenção e de votos brancos e nulos, em claro prejuízo do PS, são um claro sinal de que os eleitores descontentes com o Governo não encontram crédito suficiente na oposição para votarem na mudança.

Apesar das sucessivas tentativas para a reabilitação da sua imagem pública através do silêncio, do vazio de ideias e dos sucessivos ataques aos adversários, Manuela Ferreira Leite tem sido uma líder verdadeiramente decepcionante. A pose hirta, a indumentária sóbria e o conservadorismo militante que Manuela cultiva não chegam para ganhar eleições. Digam o que disserem, a verdade é que a polémica em torno da constituição das listas, nomeadamente a inclusão de António Preto e a escolha de nomes do passado mais caruncho em círculos eleitorais importantes, são episódios que hipotecam a credibilidade da actual liderança do PSD.

5 comentários:

  1. Já se sabe que ser conservador é crime. Já se sabe que não falar quando os outros querem dá pena de prisão.

    Está bem...

    ResponderEliminar
  2. Caro Tiago,

    Não é crime mas assumo frontalmente que não me agrada nada. Aliás, tal como escrevo acho que é eleitoralmente compensador para a Manuela adoptar um discurso tradicionalista e conservador, embora perca outro eleitorado que esperava um PSD mais progressista.

    ResponderEliminar
  3. Pedro,

    Concordo inteiramente com o que foi aqui escrito. Aliás, nas Europeias (como costuma acontecer nas eleições em Portugal) foi mais o PS que perdeu (e muito significativamente)do que o PSD que ganhou. A campanha foi muito pobre e acabou por não se discutir verdadeiramente a Europa. O PS esteve muito mal (principalmente com as declarações de Vital Moreira sobre o BPN). Foi por isso amplamente criticado e bem. No entanto, é triste verificar que o PSD tem vindo a enveredar por esse estilo (tal como foi demonstrado no Algarve este fim de semana por Aguiar Branco).

    As minhas visitas aqui não têm sido muito frequentes (mea culpa) mas, apesar dos meus esforços, não consegui encontrar aqui nenhuma referência/reflexão sobre a actuação do PR. Ora, sabendo eu que foste um acérrimo apoiante de Cavaco Silva nas eleições presidenciais, gostava de saber a tua opinião sobre a sua actuação. Deixo até um tópico de discussão: as afirmações sobre os diplomas que enchiam um pequeno jipe foram, seguramente, lamentáveis; principalmente porque, ao que parece, os diplomas deixados por Cavaco Silva enquanto PM em fim de mandato superavam o número que agora, enquanto PR, tem para avaliar.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. A sra. Manuela Ferreira Leite pensa no bem-estar dos portugueses: limitando ao mínimo as suas aparições públicas e tentando falar o menos possível das suas ideias para o nosso país. No entanto, ainda assim, cada vez que a sra. aparece não posso evitar um pensamento: se ela ganhar as eleições e se tornar PM, acho que vamos viver uma nova "idade das trevas" no nosso país. Vamos ter uma era fechada, retrogada, sem arrojo e com medo de fazer o que quer que seja para não estragar nada. A imagem que fica é de austeridade, autoritarismo, cinzentismo, falta de discussão de ideias (nem mesmo ideias velhas, já que parece que em tempo de crise não pode haver novas, temos que ficar muito quietinhos a ver se passa...). A fazer lembrar tempos passados.

    ResponderEliminar
  5. Ainda hoje poucos sabem o que faz um Deputado Europeu, porque a campanha foi como de costume pouco esclarecedora e as pessoas não têm paciência para ler programas.Quanto a listas...sempre escolhemos ops amigos para as nossas Festas de família.De fora ficam os que normalmente até não concordam com nossas ideias, geralmente os mais sinceros.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores