A Organização Mundial de Saúde decidiu aumentar o nível de alerta pandémico da Gripe da fase 3 para fase 4 o que significa que «existem pequenos surtos com transmissão pessoa-a-pessoa limitada» e de forma localizada. Na prática, os objectivos actuais passam por «conter o novo vírus em focos limitados ou retardar a sua disseminação de forma a ganhar tempo para implementar medidas de preparação/prevenção, incluindo o desenvolvimento de vacinas».
A chamada Gripe Suína ou Gripe Mexicana é uma variante do vulgar vírus da Gripe e as medidas de protecção recomendadas passam por minimizar os contactos com pessoas com sintomas de gripe, bem como evitar a frequência prolongada em locais fechados como Igrejas ou Centros Comerciais. De igual modo, apenas deverá recorrer aos Serviços de Saúde de Urgência se a sua situação clínica não for adiável nem resolúvel através de consulta no Médico de Família.
Em Portugal, ainda não foi registado nenhum caso de Gripe Suína e as autoridades estão a monitorizar a evolução da situação internacional, bem como a despistar eventuais focos de infecção nos viajantes que chegam das áreas de risco. Em caso de dúvida, contacte o seu Médico ou a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), de forma a encontrar a melhor informação clínica que permita um diagnóstico adequado da sua situação.
Informação Adicional: Microsite da Gripe da DGS; Organização Mundial de Saúde.
Adenda: A OMS subiu o nível de alerta pandémico para a fase 5.
Essa do "monotorizar" e do "despistar eventuais focos de infecção nos viajantes" não está inteiramente correcta, ou melhor não está correcta, pelo menos para quem chegou de viagem durante o fim-de-semana do México( e que fez escala em Espanha), já que não sofreram qualquer controlo por parte das autoridades portuguesas.
ResponderEliminarJá o mesmo não fizeram as autoridades espanholas...
Qual gripe,qual carapuça.E tão só e simplesmente O Triunfo dos Porcos.
ResponderEliminarmais uma paranoia e viva a politica do medo!
ResponderEliminar