Avenida Central

Gualtar e Estação Finalmente Ligados

| Partilhar
A Nova TUB - Linha 43

A empresa de Transportes Urbanos de Braga (TUB) e a Comboios de Portugal (CP) acordaram finalmente para uma solução que desde há vários anos vinha sendo defendida neste e noutros fóruns de opinião. A partir de Março, o campus de Gualtar da Universidade do Minho e a Estação de Braga vão estar ligados por uma carreira regular da TUB, em mais um importante estímulo ao uso do transporte ferroviário nas ligações entre Braga e o Porto.

Prossegue assim a implementação, bem lenta e mitigada, de algumas das recomendações do tão propalado Estudo de Mobilidade que, desejamos, não caia no mesmo esquecimento que a Democracia tem dedicado a muitos outros estudos pagos pelo erário público.

7 comentários:

  1. Quase cinco anos após a renovação do serviço ferroviário Porto-Braga, Vitor Sousa e Mesquita Machado descobrem que há mais vida para além da rodovia e da via circular... tardou mas chegou...!

    Parabéns (atrasados).

    ResponderEliminar
  2. E além dos 5 anos, foi preciso um estudo de mobilidade...
    Esta malta são uns génios!!

    ResponderEliminar
  3. Não existia já (pelo menos) autocarros do circuito urbano a fazer esse percurso? Aliás, até existe uma residência universitária ao lado da estação. Se os horário estavam articulados ou não com os da CP, não faço ideia.

    ResponderEliminar
  4. Estudo de mobilidade...avaliações...sondagens de mercado...são passos importantes e justificam sempre a função...administrativa de algum chefe.

    ResponderEliminar
  5. "Não existia já (pelo menos) autocarros do circuito urbano a fazer esse percurso?"

    Sim, verdade!*
    No meu tempo de UM, consoante a hora, podia implicar apanhar três autocarros e demorar 60 minutos a vencer 3,5 km (linha recta) ou uma distância aproximada de 4,8 km, consoante as carreiras a utilizar (o que implicava um aturado estudo e uma dose simpática de sorte. E muita coragem.

    À espectacular média horária de...

    * aliás, já em 1914 nascia no Largo da Estação de Braga um transporte sobre carris e "eléctrico" que nos levava, pelo centro, até ao sopé do Bom Jesus passando no que é hoje a "rotunda do mac donalds". Isto foi há quase 100 anos. Não havia computadores, não havia internet nem 3G, nem havia ultra-modernos autocarros a gás mas havia um eléctrico à espera dos viajantes de então.

    ResponderEliminar
  6. Era uma vergonha um convidado da Universidade do Minho chegar à Estação de Braga e ter que se lhe dizer "agora apanhe um táxi!" Esperemos que esta linha de autocarros funcione em consonância com os comboios (chegada e partida).

    ResponderEliminar
  7. Há coisa de uns dois anos apanhei um autocarro no campo das hortas que ia até à universidade... O autocarro vinha da rotunda da estação...

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores