Avenida Central

Dossier Eléctrico (II): Um Projecto Necessário

| Partilhar
A Petição que lançámos Pelo Regresso do Eléctrico colocou a questão da mobilidade interna da cidade de Braga na ordem do dia. Como já referimos algumas vezes, a cidade de Braga está pensada e estruturada exclusivamente para o uso do automóvel individual. É urgente inverter esta tendência. Os estudos de viabilidade são indispensáveis, mas a necessidade do projecto parece óbvia, sobretudo se tivermos em conta as seguintes ligações:

1) Estação CP - Zona de Gualtar
O fluxo de pessoas que se desloca do eixo Porto-Famalicão em direcção a esta área da cidade de Braga justifica a urgência da ligação. Um meio de transporte rápido e regular (com partidas de 10 em 10 minutos nas horas de ponta) faria aumentar significativamente o uso do comboio para entrada e saída na cidade de Braga. É preciso não esquecer que aquela zona da cidade ond ejá se situa a Universidade do Minho receberá, a curto prazo, o novo Hospital, o centro de empresas Atlântico e o Instituto Ibérico de Investigação.

2) Braga - Guimarães
Esta ligação, passando pela área densamente povoada das Caldas das Taipas e Ponte S. João, parece consensual e tem sido repetidamente reivindicada pelo Presidente da Câmara de Guimarães.

Além destas ligações, a Câmara de Braga terá que, no imediato, perspectivar o futuro guardando corredores para a construção de uma rede capaz de cobrir as áreas mais significativas do concelho. Por outro lado, havendo uma linha a cortar a cidade de Oeste para Este (Estação-Gualtar) parece necessário pensar-se na criação de uma linha alternativa no sentido Norte-Sul. Outro aspecto a ter em conta seria uma eventual transferência da Central de Camionagem para viabilizar a criação de uma interface entre o comboio, o eléctrico, os transportes rodoviários suburbanos e de longa distância e os transportes rodoviários urbanos.

No fundo, é urgente repensar a cidade e a região, colocando o interesse das pessoas acima do interesse dos carros, dos parques e do cimento.

3 comentários:

  1. Olá Pedro.
    Poderás dizer-me quem fez este organograma?

    ResponderEliminar
  2. Ola,

    Fui eu mesmo. É uma simplificação de um outro que já tinha colocado aqui há alguns meses.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com a tua visão sobre os transportes e acrescento que devem ser reforçados os horários dentro das cidades e aumentar ao número de percursos (seja de autocarro ou seja com outro transporte, poderia ser de metro..). Há dias tive de me deslocar de autocarro dentro de Braga e depois para as Taipas e não gostei da experiência.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores