Avenida Central

Braga Conquista Troféu Europeu [2]

| Partilhar
UEFA Intertoto Cup - Braga 2008

1. Quase vinte e quatro horas depois de termos anunciado que o Sporting de Braga é o quarto clube português a conquistar um troféu europeu, a imprensa nacional acordou para a vitórias dos bracarenses na Taça Intertoto. Mais vale tarde...

2. O Sporting de Braga passa a integrar o quadro de honra da competição que incluiu clubes como Estugarda, Hamburgo, Juventus, Lyon, Marselha, Newcastle, Paris St-Germain, Shalke 04, Valência, Villareal e Werder Bremen. [adenda, via Voando à Deriva]

A ler: Sp. Braga campeão da Taça Intertoto, O Jogo; Sp. Braga confirmado como vencedor da Taça Intertoto, Público; Sp. Braga é o campeão da Taça Intertoto, Mais Futebol; Braga é o campeão da Taça Intertoto, JN; Mesquita Machado satisfeito com conquista, Record; Arsenalistas conquistam Taça Intertoto, Record; S.C. Braga proclamado vencedor da Taça Intertoto, A Bola.

A ouvir:

21 comentários:

  1. De facto é impressionante: eu soube ontem através do Twitter do Avenida... A maioria dos portugueses só sabe hoje através da comunicação social nacional... :)

    ResponderEliminar
  2. Se reparares, os textos são quase iguais, porque a fonte é a mesma...

    ResponderEliminar
  3. Lamentável esta comunicação social! Só vê os metralhas!

    Parabéns Braga!!!

    ResponderEliminar
  4. E eu a dar-lhe. Mas é um campeão sui generis este que não jogou contra nenhum dos adversários com os quais disputava o galardão.

    ResponderEliminar
  5. Não é azia. Azia vou ter segunda-feira à noite infelizmente. :)

    E talvez depois de vos ver ultrapassar o PSG e tornarem-se umas das equipas nacionais com melhor sequência de resultados em competições europeias. Não tenho problemas em afirmá-lo.

    Mas esta "competição" tem um valor residual, insisto. Porque nem chega a ser uma competição, por não haver confronto directo entre os concorrentes.

    ResponderEliminar
  6. Aliás, o site oficial da Intertoto é este: http://pt.uefa.com/competitions/intertotocup/index.html

    Se o Braga ganhou, ganhou em Julho, juntamente com mais 10 equipas como se lê aqui: http://pt.uefa.com/competitions/intertotocup/news/kind=1/newsid=735365.html

    Reforço: a palquinha é meramente simbólica e não se trata de nenhum troféu europeu como o Pedro disse (e os jornalistas reproduziram acriticamente).

    ResponderEliminar
  7. Caro Samuel,

    1. Que eu saiba, chama-se Taça Intertoto. Que interessa o formato do prémio??? No próprio regulamento é utilizada a palavra "Troféu" e esta prova é uma prova oficial da UEFA!

    2. Parece-me infeliz querer reduzir o mérito da vitória do Braga na Taça. Vale o que vale, tal como as outras Taças.

    3. O Braga venceu-a diante de vários clubes com bom palmarés e com tradição europeia. Retirar-lhe esse mérito também não me parece justo.

    4. Estranho esta insistência na desvalorização do troféu. Aliás, afinal é melhor ter esta ou não ter nenhuma?

    5. Quanto ao jogo de segunda, infelizmente está muito longe de estar ganho. Ao contrário do que dizes e do que se diz, eu penso que o Vitória vai fazer uma excelente partida e o resultado é, de todo, imprevisível.

    ResponderEliminar
  8. Pedro,

    O site da UEFA não faz referência à vitória do Braga, ao contrário do que se diz. O site oficial da competição também não. A única referência é um site da loterias nacionais que organizam a competição que antigamente era conhecida popularmente como Taça dos Totobolas (porque foi criada para combater a quebra de receitas do jogo no chamado defeso).

    É uma vitória menor, Pedro. Já o mesmo não digo dos outros troféus ganhos pelo Braga. Nem desvalorizo o percurso da equipa na Liga (onde devia estar mais acima) nem na Europa (onde é um verdadeiro abono nacional nos últimos anos).

    Quanto a segunda: a nossa equipa é das piores de que me lembro. O clube está de pernas para o ar como há muito não se via. E o Cajuda ainda teve a brilhante ideia de ir correr para a praia e dar cargas de trabalho fisico na véspera do derby. Acho inadmissível perder o jogo, mas parece-me que é inevitável.

    ResponderEliminar
  9. Aliás, salvo erro, a Intertoto acabou este ano. Portanto, podes sempre reclamar que o Braga é o último vencedor dessa Taça :)

    ResponderEliminar
  10. Samuel,

    Até este ano, a UEFA organizava três torneios: a Liga dos Campeões, a Taça UEFA e a Taça INTERTOTO. Como tal, é uma prova oficial da UEFA que constará do palmarés do Braga.

    Penso que não é preciso tentares desvalorizar a prova só porque o Braga a ganhou. Não gostavas que o teu clube a tivesse ganho?

    ResponderEliminar
  11. Concordo com o Pedro quando diz que o jogo de segunda-feira não está decidido. Acredito que o Vitória vai trazer um bom, aguerrido e competitivo futebol. Derby é derby e que ganhe o melhor!
    Samuel: esse sítio que indica não está actualizado. Em 2007/2008, por exemplo, o vencedor da plaquinha foi o Hamburger SV como se pode ver aqui:
    http://www.intertoto-cup.org/images/UICWinnerHSV.jpg e não, nenhum dos outros 10 (entre eles, a UDL). Estes apenas se classificaram para a 2.ª eliminatória da Taça Uefa. O mesmo com os 11 da edição 2008/2009. Também neste ano o vencedor é um só: o Braga!
    Repito, o que se lê no sítio indicado pelo Samuel (http://pt.uefa.com/competitions/intertotocup/news/kind=1/newsid=735365.html) é a lista dos vencedores da 3.ª eliminatória da Intertoto, isto é, os que seguiram para a Taça Uefa.
    Saudações desportivas. Viva o Minho!

    ResponderEliminar
  12. Não sei que sítio é esse das lotarias a que o Samuel se refere, mas o que eu cito é oficial:
    The UEFA Intertoto Cup: Past Winners que, como se pode ver no canto inferior esquerdo, pertence à UEFA.

    ResponderEliminar
  13. O Braga não é favorito no dérbi. Temos 7 jogadores importantes lesionados...

    ResponderEliminar
  14. Pedro,

    não gostava que o meu clube participasse sequer na Intertoto. Seria sinal de que não tinha conseguido o apuramento pela via do campeonato, o que seria um insucesso.

    Quanto ao derbi: Também temos cinco lesionados. Incluindo os dois melhores jogadores do clube. Além disso, o GR está a 80 ou 90%.
    Além disso, o Braga é favorito porque tem oito pontos de vantagem, joga em casa e está moralizado.

    O Vitória não ganha há quase um mês, perdeu, em 3 semanas, a hipótese de atingir os três objectivos da época e tem, estruturalmente, um plantel mais frágil e menos soluções para ganhar um jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espanhol!!!! vai pro crll vens aqui levas na boca tu e todos..... seus merdas

      Eliminar
  15. Ah... lol...

    Samuel... que vos dera este ano haver Intertoto!
    Isso é quase como dizer que não querias ir à UEFA porque significava que não tinhas sido apurado para a Champions!

    Bom... é complicado de digerir o sucesso dos outros... eu sei porque no ano passado custou-me a mim... pelo menos nunca tive problemas em admiti-lo!

    É de louvar o trofeu, que o é, que o SCB venceu!

    Espero dar-vos mais azia e irmos a Istambul! E quem sabe à Champions!

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores