Re: Despesas Militares Comparadas
Vital Moreira chama a atenção para o dinheiro que a Irlanda poupa em despesas militares calculadas em percentagem do PIB quando comparada connosco. Portugal devia começar a pensar seriamente em gastar menos dinheiro no sector militar, cujo desenvolvimento estratégico está claramente sobrevalorizado tendo em conta a participação do país na União Europeia e na NATO.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-Contando com uma zona económica exclusiva francamente maior do que a irlandesa, convém relembrar que temos Madeira e Açores, vamos pedir à U.E. que patrulhe as nossas águas por nós?
ResponderEliminarNo que Portugal tem de começar a pensar seriamente é se quer mesmo ter Forças Armadas...
ResponderEliminarSe não quiser pode-se simplesmente passar a pagar a Espanha para patrulhar a nossa ZEEe garantir busca e salvamento nas àguas sob a nossa responsabilidade (quase metade do Atlântico Norte), defender o nosso espaço aéreo e terrestre, etc.. Adicionalmente a colaboração na NATO pode ser feita mediante pagamento (ao invés da disponibilização de forças). Não sei se ficava mais barato, mas enfim...
Se quer manter as Forças Armadas então o País tem de começar a pensar sériamente é a começar a investir mais e, sobretudo, melhor.
Muito bem dito, meus senhores!
ResponderEliminarNão é só nas despesas militares que a Irlanda poupa. Basta ver o rácio despesa total/PIB. E, curiosamente, o rácio despesa em apoios sociais/despesa total é substancialmente superior ao de Portugal.
ResponderEliminarTemos que pura e simplesmente desinvestir na tropa, mas no equipamento não nos salários.Submarinos para quê?
ResponderEliminarBasta um...
Se a América quer mobilizar Portugal para o Afeganistão que ponha cá a sua melhor sucata mas de borla...