Avenida Central

Juntos pelo Aeroporto do Norte

| Partilhar
A defesa da gestão autónoma do Aeroporto Sá Carneiro está a unir o Norte contra o centralismo do governo de Lisboa. Os autarcas dos 86 municípios do Norte, com o apoio de Aveiro, estão a preparar uma posição conjunta para enviar ao Primeiro Ministro, José Sócrates.

O Minho despertou finalmente para uma questão que é estratégica para o desenvolvimento do Norte e os municípios de Guimarães, Famalicão, Barcelos, Viana dos Castelo e Arcos de Valdevez estiveram representados ao mais alto nível neste primeiro encontro. A ausência de Braga foi colmatada com uma carta de apoio à iniciativa.

7 comentários:

  1. O Norte para muita gente do Porto termina ali pela Maia ou Valongo. O Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro muito têm perdido com o centralismo "Nortenho" á imagem do que todo o país tem perdido com o centralismo de Lisboa.

    ResponderEliminar
  2. O Sá carneiro é do Norte incluindo Aveiro, não do Porto. Excepto pelos vistos do Norte que em vez de aparecer manda cartas. Já chega de complexo de inferioridade e mania da perseguição.

    ResponderEliminar
  3. O Presidente do Conselho regional é um minhoto. O pessoal do Porto permite isto? Pelos vistos é só uma questão de aparecer. Muitas vezes o Porto confunde-se com o Norte porque só o Porto protesta. a AMP safa-se sozinha, o Norte sem AMP é que não se safa.

    ResponderEliminar
  4. Ainda não percebi o que tantos arautos da descentralização querem fazer com o aeroporto.
    Pelo que sei a ANA vai ser privatizada e como tem a gestão do Aeroporto do Porto, Lisboa e Faro, quem ganhar fica com todo o negócio. Qual é o problema ?!!!.
    Será que com a gestão Douro-Minho-Trás as taxas ficam mais baratas?!
    Voltamos à vaca fria, se querem entrar no negócio que façam uma proposta para ganhar em todo o território do país e não na sua "coutada" que mais uma vez dá a sensação de um vazio, ficando a ideia que essas pessoas não têm uma visão do país para além de ... ...

    ResponderEliminar
  5. O Sá Carneiro só pode ter uma pista e na melhor das hipoteses com todas as expansões conseguem um trafego anual máximo de 15M. Em vez de enterrarem dinheiro nessa infraestrutura com pouco potencial deviam fazer um novo aeroporto entre Povoa do Varzim/Esposende/Barcelos, bem no meio das 3 AE que ali passam.
    Isso seria um Aeroporto do Norte com capacidade de penetrar no mercado Galego.

    ResponderEliminar
  6. " Paulo Vieira disse...
    O Norte para muita gente do Porto termina ali pela Maia ou Valongo. O Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro muito têm perdido com o centralismo "Nortenho" á imagem do que todo o país tem perdido com o centralismo de Lisboa."

    mais um idiota que sonha em emigrar para lisboa.

    ResponderEliminar
  7. A liderança na questão do Aeroporto, e a queixa apresentada nas instâncias europeias contra o Estado para evitar o roubo que o governo está a levar a efeito nas verbas destinadas às regiões de convergência, são dois bons sinais da mudança de atitude de Rui Rio na sua percepção de qual é o papel do autarca do Porto na luta pela autonomia regional. Rio já percebeu que não se vai lá com falinhas mansas. Só com voz grossa e, mais importante ainda, só com acção grossa, é que se poderá colocar a ganância das oligarquias da capital na ordem.

    Qualquer cidadão avisado, mesmo que tenha grandes discordâncias e não aprecie particularmente a personalidade do autarca do Porto, deve reconhecer justamente que neste campo Rui Rio tem tido uma evolução muito positiva. Espera-se que seja consistente, continuada e não apenas devido ao aproximar das eleições. O PS Porto que se cuide porque não me parece que venha a ter qualquer papel relevante no próximo mandato. Provavelmente será remetido a mais quatro anos de merecida e anónima oposição.

    De tudo isto pode também concluir-se que muitas acusações de “portocentrismo” que variada gente, até com responsabilidade, costuma fazer ao Porto, não passam de atitudes de quem na prática pretende perpetuar o centralismo lisboeta. Enquanto uns vão à luta, outros mandam cartas.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores