«Assim não há justiça que aguente! Quando é que chega a lei de processar os blogues e os bloguistas? No início até podia ter piada 'brincar ao gato e ao rato' no blogue, mas nos tempos que correm assistimos a verdadeiros atentados contra pessoas, em particular, que não se podem defender desses bloguistas, que mais não são que uns homens ou mulheres fracos de espírito e sem honra para dizer o que pensam na primeira pessoa.» [Vera Baptista Martins, Correio do Minho]
É por estas e por outras pequenas crónicas que a imprensa de Braga é um mimo cuja leitura não posso dispensar nos intervalos do Gato Fedorento. Pena que o bom trabalho dos excelentes jornalistas e cronistas que ainda restam apareça misturado neste lodo opinativo. O texto de Vera Baptista Martins é um desvario que choca pela leviandade com que a jornalista debita generalizações sobre os malvados bloguistas, esses perversos fracos de espírito sem honra, que atentam contra pessoas em particular.
Clamar por uma «lei de processar os blogues e os bloguistas», não só demonstra desconhecimento do mundo que nos rodeia (os blogues podem ser processados ao abrigo das leis actuais) como também desconforto relativamente à emergência das novas formas de comunicação (um estranho disparar do Correio do Minho num momento em que o jornal estará a preparar o avanço para o mundo digital). Afinal, o que haveríamos de chamar a uma lei específica para processar blogues e bloguistas senão censura?
Adenda - Recomendo a leitura de «Iogurtes, bloguistas, iogurtes» do Pedro Antunes Pereira e de «(re)Blogue», um texto que publiquei em Janeiro deste ano.
As leis já existem, e são as mesmas... a Internet não é um espaço sem lei.
ResponderEliminarSe o ridículo pagasse imposto....
ResponderEliminarPorque não criar uma lei que proíba estas pessoas de escrever em jornais?
ResponderEliminarSim!Porque não compro jornais para ler estas merdices.
Estás mesmo, mesmo, mesmo a pedir ser processado por teres um blog... pá!
ResponderEliminarExcelente.
ResponderEliminarPara mim o mais bonito dos blogs ainda são as piadas que por cá aparecem!
ResponderEliminarEu Rio muito! E gosto de Frize:
www.frize.pt/#campanha_rite
Qualquer semelhança com a realidade bracarense é pura coincidência.
Há uns anos havia bons editores e revisores nos jornais... Agora é bola para a frente e fé em Deus. Depois dá nisto. O texto (que eu já li na íntegra) não tem jeito para um jornal.
ResponderEliminarIngenuamente ainda há pessoas que acham que ter um blog é brincar aos cowboys. Antes de formar uma opinião é preciso informar-se.
ResponderEliminarSuprimir as opiniões não institucionalizadas... já se anda a percorrer caminho nesse sentido há algum tempo. A ver vamos quem vai ser o lacaio de serviço a assinar essa perseguição. Quanto ao resto, falando apenas por mim, eu assino o que escrevo e estou mais aberto a críticas do que a autora dessa patética crónica.
ResponderEliminarÓ Vera!
ResponderEliminarEsse artigo não é só um tremendo tiro nos pés (de canhão) como é uma clara manifestação de falta de conhecimento (não lhe chamei ignorância, mas apetecia-me) acerca do fenómeno blogosfera.
Ó Srª jornalista! Ó Srª jornalista!
Curiosamente, um colega do mesmo jornal também dissertou acerca do assunto, embora de forma mais hábil (não lhe chamei habilidosa, mas apetecia-me).
Já agora: Eu bloguista me confesso. Mereço perdão?
Pedro Costa
Sou dos que pensam que a Ex.ma Sr.ª Jornalista tem razão. A prová-lo está este próprio blog. Cheio de anónimos a debitar asneiras e os poucos que assinam o verdadeiro nome, sobre um tema são capazes de afirmar hoje uma coisa e amanhã o seu contrário. Hoje o Mesquita é o pior de todos, só faz asneiras, mas amanhã lá dizem que as coisas feitas por alguém, o tal Mesquita que não nomeiam, são fantásticas. É a escola do Sr. Rui Rio a arrebanhar uns quantos, aliás pagos para fazer esta espécie de terrorismo eleitoral. Tudo bem, a caravana passa.
ResponderEliminarEu Rio muito! E gosto de Frize:
ResponderEliminarmas digerir este tipo de mentalidades, não há água gaseificada que me ajude.
... e nem comprimido!!!
ResponderEliminarAnónimo das 23:46:
ResponderEliminar"Sou dos que pensam que a Ex.ma Sr.ª Jornalista tem razão. A prová-lo está este próprio blog. Cheio de anónimos a debitar asneiras e os poucos que assinam o verdadeiro nome"
Estou a ver que há, por aqui, muitos aprendizes de comediantes.
Anónimo, você disse mesmo: "Cheio de anónimos a debitar asneiras (...)"?!?!?
ResponderEliminarA verdade é que quase já ninguém se lembra dos casos que foram a tribunal, de bloggers que supostamente cometeram crimes de difamação, perjúrio, ofensa verbal, etc.
Foi há pouco tempo, e passou nas notícias.
[há uma coisa chamada IP, e outra, cruzamento de dados de redes informáticas, que permite saber quem escreveu o quê, onde, a que horas e como. A profissão chama-se: detectives informáticos.]
Qualquer dia passa tudo de online para offline.
ResponderEliminarhttp://povoaoffline.blogspot.com/