Avenida Central

Braga 2009: PSD na Frente

| Partilhar
2006_braga_CMB
© VR2006
«Se as eleições para a Câmara de Braga se realizassem domingo, o líder da coligação "Juntos por Braga" bateria Mesquita Machado por uma margem mínima. O candidato “laranja” conseguiria 30,9 por cento dos votos contra 29,7 por cento de Mesquita Machado» [Diário do Minho]

As sondagens valem o que valem (ponto). Ainda assim, não deixa de ser relevante que, pela primeira vez, o PSD surja na liderança das intenções de voto.

Apesar de inéditos, os resultados acabam por não surpreender uma vez que traduzem a quebra de popularidade do executivo que se sente no pulsar da alma bracarense. Convém lembrar que esta projecção, ao fazer perigar a reeleição do maior dinossauro autárquico português, conduzirá ao avolumar do populismo eleitoralista ao longo dos próximos meses. Que ninguém se iluda para já.

16 comentários:

  1. Esta sondagem, que dá vantagem ao PSD por "margem mínima", poderá vir a traduzir-se em mais uma vitória de Mesquita Machado nas mesas de voto.

    Revela ainda que RR ainda tem um árduo trabalho pela frente...

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o anónimo anterior. Ainda vai correr muita água debaixo da ponte. E muita obra será feita até às eleições... E muita associação ajudada... E muito presidente de junta aliciado com investimento.

    A receita é conhecida e o povo é demasiado ingénuo!

    ResponderEliminar
  3. Antes de ir avançando com o meu comentário quero informar que sou independente e que já votei da esquerda à direita e em vários partidos. Agora o comentário; Ainda estava a ler título e vi logo de que jornal era a sondagem. O Diário do Minho! Não me espanta nada o "resultado" apresentado. O que me espanta mesmo é o Diário do Minho continuar a incorrer no mesmo erro, sendo Porta Voz do PSD de Braga. Lamentável!!!
    Há partidos e políticos com muita sorte. O PSD e seus representantes em Braga não necessitam gastar dinheiro em marketing porque o DM fá-lo (creio!) gratuitamente.

    ResponderEliminar
  4. Não tive acesso à sondagem. Alguém sabe dizer quais é as percentagem nesta sondagem atribuída às outras forças políticas (CDU + BE)?!

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  5. A primeira? Então não havia já uma o ano passado que o PSD dizia que o MM tinha escondida que também já lhe dava vantagem? Acho que isto são sondagens às sondagens

    ResponderEliminar
  6. Não surpreende, de facto. Mas continuo a dizer o que sempre disse sobre o Ricardo Rio: tem estado activo, mas ainda não provou nada; assim como boa parte das propostas que fez ao longo dos últimos anos são um pouco utópicas... no sentido em que envolvem poder legislativo completamente fora do alcance de um autarca, sendo apenas possíveis, na íntegra, com a conivência activa do Governo e/ou da AR. Sinceramente não as sei, hoje, enumerar, mas foi esta a ideia com que fiquei com a leitura, passada, de boa parte das suas propostas.

    Agora, entre algo possivelmente irrealista ou uma inércia como a deste último mandato do PS-Braga... É que nem se esforçaram, limitaram-se à gestão corrente.

    ResponderEliminar
  7. «Não tive acesso à sondagem. Alguém sabe dizer quais é as percentagem nesta sondagem atribuída às outras forças políticas (CDU + BE)?!»

    Será interessante saber, mas se as coisas se mantiverem mais ou menos assim até lá, não sei se será muito relevante. Se as sondagens o sugerirem - coisa que nunca o fizeram, que me recorde -, vai haver bastante voto útil em alguém que destrone o Mesquita e certamente não será para esse lado da barricada... digo "barricada", apesar de, a nível local, direita e esquerda ser uma distinção praticamente irrelevante.

    ResponderEliminar
  8. "assim como boa parte das propostas que fez ao longo dos últimos anos são um pouco utópicas.."

    Assim sendo, é sempre bom saber que podemos contar com a "alternativa" não-utópica mesquitista para o governo da cidade. Anos de experiência acumulada têm-no ajudado a transformar Braga numa cidade cada vez mais igual a Lisboa, rainha do automóvel e do "chegar depressa".

    Latitudes aparte, só lhe clonámos os vícios.

    ResponderEliminar
  9. Se o RR ainda não provou nada vote no outro olha que porra. E é esta gente que se quixa do Porto. Haja pachorra!

    ResponderEliminar
  10. O RR é o re-candidato, que mais activo esteve na oposição, já que pelos vistos as profissões do qual é titular e "não sei se praticante" o permitem.

    Seria melhor se em vez de fazer titulos de jornais, fizesse o que realmente é importante oposição séria, e que se tivesse denotado a diferença pelo projecto e visão para a cidade.

    Pelo sumo que retiro do blogue dele, é populismo puro...

    Fica a pergunta que orçamento anual tem Braga, para suportar tudo o que esse senhor RR promete, de boca cheia e sem pormenor...

    É certo que não tem de apresentar pormenores, mas é certo que quando fala deve ter noção do que é a gestão de uma camara e ideia do que se quer para o futuro da 3ª maior cidade do pais.

    Tenho medo do RR e deste PSD populista... E por falar em populistas onde esta o PP nestas fotos todas de conferencias de imprensa (ha pois os outros tem de trabalhar).

    É pena que o "único" jornal de Braga (onde reconheço alguns profissionais), esteja vendido desta forma a um partido de tal forma chocante.

    ResponderEliminar
  11. ola desde que conheço o sr ricardo rio no jornais so o vi no contra ate com as escavaçoes da avenida nao sabe dizer mais nada que seja contrutivo para bem da cidade

    ResponderEliminar
  12. BRAGA presisa de gente nova, temos de renovar. Uma casa nova, uma mobilia nova, uma nova maneira de olhar o futuro. Por isso voto RUI RIO.

    LUIS RODRIGUES

    ResponderEliminar
  13. Não fiquem assustados.Mas que medo de deixarem o poder! Porque será?

    ResponderEliminar
  14. Esta é uma vantagem nula! A verdadeira sondagem vai ser feita no Domingo como sempre!
    E as sondagens nos últimos tempos são quase para rir! Mesmo as que são feitas à boca das urnas erran por 4/5%!
    Ainda agora ouvi na Renascença uma que dá 10% de avanço ao PS!!!? 10%? Da Eurosondagem! Oliveira e Costa deve andar a delirar com as derrotas do Sporting! Há umas mais certas que outras mas esta é mesmo para rir! Que a coisa está muito disputada acho que todos concordamos, resta esperar por domingo!
    Sondagens neste momento servem só para confundir o pessoal!

    ResponderEliminar
  15. O PSD tem marketing de borla do DM!? Essa é boa! O povo é ingénuo!? Ainda vai haver muitas obras para inaugurar!? BASTA. Quem é que tem um pasquim diário (CM) que continua a ser suportado directa ou indirectamente pelo pelo dinheiro da população de Braga (... e pelos anuncios de relax)! Quem sempre teve um aparelho, pago por todos os bracarenses, para fazer campanhas e/ou inaugurações para se alcandorar no poder. "Aparelho" a que está ligado um séquito de medíocres que vivem de pequenas benesses. CHEGA ... espero que seja desta que o POVO decida e definitvamente deixe de ser ingénuo.

    ResponderEliminar
  16. As sondagens servem para informar as pessoas, o poder usa essas "sondagens" para manipular as pessoas que votam, mas os eleitores tem que tomar medidas independente para votar no candidato certo. Eu acredito que mesmo com o dinheiro sendo mal aplicado, os eleitores saberão escolher o candidato certo, afinal são quatro anos.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores