Os transportes ferroviários no Norte em 2013
Os transportes ferroviários no Norte em 2013 são um tema que, hoje, merece um amplo destaque em vários jornais. Sobre o assunto, diz, por exemplo, o Diário do Minho, que cita como fonte a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte: “Cerca de meia hora para percorrer a distância que separa Braga de Vigo. É quanto deverá demorar a viagem em comboio de alta velocidade, que se espera que seja possível já em finais de 2013. A construção do troço com uma extensão de pouco mais de 80 quilómetros vai ser adjudicada no primeiro trimestre do próximo ano, prevendo-se que a viagem inaugural ocorra sensivelmente quatro anos após a entrega dos trabalhos.”É reduzida ou nula, por regra, a memória das promessas ou das previsões que se datam num futuro apesar de tudo algo longínquo. Por isso, sobre o que sucederá em 2013, seja em que domínio for, pode dizer-se qualquer coisa sem receio de, mais tarde, ser contraditado.
O que tem sucedido no passado com as obras ferroviárias permite, todavia, afirmar hoje que em 2013 não haverá qualquer comboio a demorar meia hora para percorrer a distância que separa Braga de Vigo. Mero palpite, dir-se-á. E com razão. Mas palpite é também ir chutando os projectos (amiúde inverosímeis, se assim se pode dizer) sempre e sucessivamente para anos futuros. De resto, em vez de prognósticos sobre o que poderá suceder nos caminhos-de-ferro num qualquer ano mais ou menos próximo, o mais útil é melhorar o presente. E, quanto a isso, já se sabe o que pode ser feito.
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