Avenida Central

República das Bananas (III)

| Partilhar
O exemplo do patrão da ASAE, caucionado pelo Governo, foi o pior que se podia ter dado ao país no lançamento de uma Lei que vem repor o direito à saúde de milhões de portugueses indevidamente obrigados a fumar ao longo de décadas.

Ainda que haja deputados interessados em continuar a multiplicar as probabilidades de milhões de fumadores passivos contraírem cancro, a Direcção Geral de Saúde emitiu um comunicado onde anuncia que irá pedir à ASAE para «que desencadeie, prioritariamente, inspecções nos estabelecimentos de restauração e bebidas que tenham afixado o dístico azul.» Será que a ASAE cumpre?

11 comentários:

  1. Então, que tal o tédio de não terem o pessoal fumador a animar-vos os dias?

    Vai um cigarrito....CARETAS!!

    ResponderEliminar
  2. "o restaurante se divide em duas salas, uma delas mais pequena e com extractor de fumo para o exterior."


    Não vejo qual o problema do deputado, fumador, informar o proprietário que poderia ter uma zona de fumadores sem que para isso multiplique ou diminua as possibilidades do que quer que seja nos - cada vez mais fanáticos - não fumadores, ou fumadores passivos.

    Respeitem quem fuma, e eu não fumo, e deixem-se de fanatismos estúpidos.

    ResponderEliminar
  3. Duas postinhas...
    1.º não queiram dramatizar as coisas, onde está o problema de esclarecer os proprietários acerca desta lei que já é, por si só, demasiado confusa... e afinal até é para cumprir a lei.
    2.º já estava na horinha de alguém por um travão nestes senhores da ASAE. Confesso que admirei bastante a inicial postura fiscalizadora da ASAE e o modo como vieram dar uma lufada de ar fresco na impunidade ao cumprimento de leis neste país. Mas agora, agora estes senhores parecem a PIDE!... e começam a multiplicar-se os casos de abuso de autoridade mesmo por inspectores em férias... mais tarde falarei disto...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. cá está mais um mau tipo de abordagem.
    com a multa impera o pensamento: quem pode paga quem não pode não fuma (neste caso). Pelos vistos o inspector da asae pode...

    quanto à vigilância parece-me adequada. mas será que há pessoal para tanta fiscalização?

    ResponderEliminar
  5. Pedro Morgado deixe-se de fanatismos. não lhe fica nada bem.
    O importante é que todos os estabelecimentos sejam fiscalizados de igual modo.

    ResponderEliminar
  6. O fanatismo de Vossa Excelência já cheira pior do que o fumo de todos os cigarros fumados por dia em Portugal! Basta!
    E lá diz o ditado "Não cuspa para o ar...".
    De resto continue com o EXCELENTE trabalho.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Pedro,

    Vais desculpar-me, mas este post nem parece teu.

    Esse radicalismo que demonstras, característico de um certo "fascismo higiénico" em que vivemos, não te fica bem e não é apanágio do teu brilhante blog. Muito me surpreende, aliás, que tu, defensor intransigente do rigor e seriedade jornalística, evoques uma "não notícia" como esta.

    Independentemente da tua respeitosa opinião acerca da lei, não podes dizer que um deputado está "interessado em continuar a multiplicar as probabilidades de milhões de fumadores passivos contraírem cancro" apenas e só porque aconselhou o proprietário de um restaurante a CUMPRIR A LEI!

    Seguindo essa lógica, não podemos, ainda que legalmente, fumar em lado nenhum, uma vez que há sempre danos para a saúde dos outros. Mas se as pessoas sabem que em determinado local se pode fumar, se estão cientes dos males do tabaco, e se ainda assim querem levar com o seu fumo e/ou com o dos outros, qual o mal de o fazerem? O direito de escolha está assegurado, ou seja, fazem-no apenas porque o querem fazer.

    Chama-me estúpido ou masoquista se o fizer, mas felizmente para todos nós que tenho direito a sê-lo. O tempo em que a tentativa falhada de suicídio era crime já passou, estamos agora (e até ver) numa sociedade mais livre. Daí que, sob esse ponto de vista, considere esta lei um pequeno retrocesso, esperando apenas que se não vá para além disso mesmo (sob risco de qualquer dia não nos ser permitido fumar na nossa própria casa!).

    Um abraço.

    Pedro

    ResponderEliminar
  8. Os não fumadores não sabem o que significa o dístico azul??????????????

    Quando começamos a enforcar homossexuais????????????

    BASTA de tanta saúde!

    ResponderEliminar
  9. Caro Pedro,

    O restaurante já estava a cumprir a Lei. O deputado, fumador, convenceu o proprietário a ir ao encontro das suas expectativas pessoais.

    A tónica do post está no facto da ASAE não estar a fiscalizar o cumprimento da nova Lei e, por via desse laxismo, muitos cafés estarem a passar à margem da Lei.

    Chega de ditadura do fumo. Por mim, todos podem fumar o que lhes apetecer, desde que seja num local onde não prejudiquem terceiros.

    Abraço,
    PM

    ResponderEliminar
  10. “O risco de suicídio e o tabagismo podem ter uma ligação inquietante, segundo um estudo publicado na revista Journal of Affective Disorders”. [http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/c9864633ab169797469e2e.html]

    É claro que, para alguns fumadores, como já ouvi dizer, estas e outras notícias fazem parte do complot higienista para coarctar a sua liberdade de empestarem os pulmões alheios com fumo!

    O desconhecimento da lei nunca é um argumento válido quando se é confrontado com uma fiscalização. Por isso, é fundamental que os cidadãos (fumadores, não fumadores, proprietários de espaços comerciais e consumidores) se informem.

    A lei é para ser cumprida por todos, tenham os estabelecimentos dístico de que cor tiverem. Cabe às autoridades assegurarem o seu cumprimento, sem dúvida. Mas também cabe a cada um de nós fazer a sua parte...

    ResponderEliminar
  11. A questão é que os estabelecimentos com autocolante azul e com menos de 100 m2 estão todos à revelia da lei, já que não possuem sistema de ventilação interior que impeça a troca de ar e confira ao "não fumador", como eu, o direito a não receber fumo dos outros.
    A lei é clara, procede o principio da proibição do fumo, ficando o ónus da sua superação ao dono do estabelecimento, que,frequentemente, vem confiando na sorte de não ser fiscalizado e no facto de eu, por exemplo, no café de bairro que frequento,não querer ser, por filosofia própria, um delator...

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores