Avenida Central

Orgulhosamente Republicanos!

| Partilhar
«Dois colaboradores da revista satírica espanhola El Jueves foram ontem condenados a pagar uma multa de três mil euros cada um. O tribunal considerou que a caricatura do casal de príncipes herdeiros num acto sexual , criada pelo cartoonista Guillermo Torres e pelo argumentista Manel Fontdevilla, é "ofensiva em relação ao príncipe" Felipe e à sua mulher Letizia. O Ministério Público tinha pedido inicialmente uma multa de seis mil euros para cada um dos acusados, afirmando que a caricatura infringe o artigo 490.3 do Código Penal espanhol. Este prevê até dois anos de prisão para quem "caluniar ou insultar o rei e qualquer um de seus ascendentes ou descendentes".

O cartoon em causa foi publicado no dia 20 de Julho, motivado pela decisão do Governo socialista espanhol de conceder um "cheque-bebé" - projecto já implementado - no valor de 2500 euros aos pais de cada criança que nasça em Espanha. No desenho era possível ver o príncipe Filipe e Letizia, em pleno acto sexual, ao mesmo tempo que podia ler-se: "Já viste? Se ficas grávida... isto vai ser o mais parecido com trabalhar que fiz na minha vida!". A defesa já anunciou que vai recorrer da decisão judicial.» [Diário de Notícias]

3 comentários:

  1. Se Portugal fosse um país de mesquinhos, que seria dos Gato Fedorento? Eram processos a entupir, ainda mais, a justiça portuguesa...

    ResponderEliminar
  2. Eis o problema de uma monarquia que com o andar da carruagem ainda se pode tornar numa "monarquia absoluta". Não se pode caricaturar a família real e ainda por cima eles tem um rei intervencionista em termos politicos. Oxalá as nações e os povos da Espanha acordem a tempo. Na Europa os reis intervencionistas acabaram todos no exílio.

    ResponderEliminar
  3. é sem dúvida a minha revista favorita em Espanha. acredita que já teve capas bem piores... simplesmente esta foi a mais mediatizada, ainda se vendeu durantes uns dias mas a polémica foi tal que se retirou imediatamente, com o consequente processo a azedar ainda mais a situação. sou orgulhosamente republicano num País hipocritamente monárquico.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores