Avenida Central

Notícias de Guimarães

| Partilhar
O Spicka foi à Colina Sagrada deixar uma nova impressão sobre os 5 projectos que vão mudar a face de Guimarães. O texto é excelente e merece uma leitura atenta. No entretanto, a meretriz blogosférica não se livra de um puxão de orelhas pelo atraso no lançamento da coluna semanal aqui no Avenida.

Abriu o Café Toural. «Guimarães à esplanada, à mesa ou ao balcão. A cidade servida pela filosofia de café. Ensaios, discursos, conversas, asserções, dissertações e, de quando em vez, um bagaço.» Promete.

8 comentários:

  1. Como bracarense, nunca pensei em dizer isto mas: como Guimarães é muito melhor do que Braga....

    ResponderEliminar
  2. Acho imensa piada a esta rivalidade quando se a coloca nestes termos...

    - Braga é melhor que Guimarães
    - Não não Guimarães é que é melhor do que Braga!

    Parece o recreio da escola da minha filha!

    ResponderEliminar
  3. Sou bracarense, nascido no Hospital de São Marcos, residente em São Vitor e adepto do SCB. Estudei sempre em Braga e licenciei-me na UM.

    Isso não faz de mim cego. Neste momento Guimarães está muito à frente em relação a Braga em termos urbanísticos, culturais, turísticos e lazer. Nem se compara. Guimarães é um lugar que vale a pena ficar e visitar, Braga só de passagem....

    ResponderEliminar
  4. Relativamente ao ambiente e ao urbanismo no Distrito, leia-se o que diz o site da "Confederação Nacional de Cooperativas Agrícolas":

    "O distrito de Braga encontra-se a braços também com a poluição grave dos seus rios, particularmente do rio Ave que, apesar de ter sido tema polémico nas últimas décadas, continua a carregar detritos para a foz, em Vila do Conde, provenientes das várias fábricas que se implantaram nas margens do curso de água."

    "Braga, Vila Nova de Famalicão, Fafe e Guimarães são cidades que também não primam pelo seu valor ambiental. Crescem, na opinião do Diário de Notícias, desordenadas e inestéticas, sujeitas a políticas de betão promovidas pelas autarquias responsáveis."

    Em Guimarães, como no resto do país, tem sido seguida a política do voto garantido. Ou seja, tem-se apostado em inaugurar obras e em realizar eventos de encher a vista.

    Estes projectos, infelizmente, são mais um exemplo disso.

    Ficam esquecidos o Rio Ave e a rede de água e de saneamento do concelho, que, em pleno Século XXI, continua por concluir.

    ResponderEliminar
  5. Podem ambos fazer asneiras mas não se podem comparar as asneiras feitas pela Câmara de Guimarães com os atentados e ilegalidades da turma do MM. Sem qualquer comparação...

    Comparem também os centros de ambas as cidades e digam qual é o melhor explorado e aprazível...

    ResponderEliminar
  6. Guimarães também não tem a dimensão nem teve o crecimento de Braga...

    ResponderEliminar
  7. O caos urbanístico não é um problema exclusivo do Distrito de Braga.

    Escreve-se no blog "http://urbanismo.mestrados.ulusofona.pt":

    "Anos seguidos de ausência de formação especifica, ausência de planeamento consistente e criativo, aliada a pressões especulativos no campo do imobiliário e do ordenamento do território conduziram, em particular nos últimos 30 anos, ao crescimento descontrolado das cidades, vilas e aldeias e ao "desordenamento" do território.

    Sendo hoje a sustentabilidade do território um factor da maior importância, para assegurar a competitividade das regiões, o país no seu todo está perdendo cada dia recursos essenciais para o seu desenvolvimento e para os quais a recuperação é cada dia mais problemática.

    Não existindo na sociedade portuguesa um verdadeiro debate sobre as questões do foro urbanístico (não confundir com um rol de lamentações) o exercício da cidadania encontra-se cerceado, na medida em que estamos longe de agir num quadro social alertado para traçar o seu próprio rumo e assim habilitado a agir conscientemente.

    O desafio que se coloca neste princípio de século à sociedade portuguesa é o de requalificar o território, criar uma nova mentalidade capaz de suster o caos urbanístico e planear (diferente de decidir) o quadro de vida desta e das gerações vindouras.

    Assim somos levados a pensar que a educação universitária, a educação para a cidadania e a educação para o urbanismo serão os principais factores estruturantes de uma nova prática urbana mais consentânea com a dignidade humana."

    Há que mudar de rumo deste país.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores