Avenida Central

Por um Portugal Científico

| Partilhar
A produção científica em Portugal, medida pelo número de publicações, aumentou 23%, em 2006. Os 7527 artigos e outros escritos dos portugueses, referidos pelo Science Citation Index Expanded (SCI), colocaram, pela primeira vez, o país à frente da Irlanda (7350). Em 1990, Portugal publicava o equivalente apenas a um terço da produção científica irlandesa e 1/10 da espanhola. A distância para Espanha reduziu-se para 1/5, mas deve-se ter em conta que a população é quatro vezes maior. [Jornal de Notícias]

Esta notícia só pode ser recebida com muito entusiasmo. Na ausência de ouro negro e diamantes, temos que nos valer do músculo e do cérebro das nossas gentes para retomar a convergência com a Europa. A palavra de ordem é produzir, mas sobretudo produzir com qualidade. Tão importante como saber quantos artigos científicos produzimos é saber qual o impacto daquilo que produzimos e a forma como ciência se pode conjugar com tecnologia na obtenção de mais lucros para o país.

Na hora do balanço, convém não esquecer as condições em que trabalham um número significativo de investigadores e autores, factos que a Associação de Bolseiros de Investigação Científica denuncia no seu site e que Pedro Sales relembra no blog Zero de Conduta.

2 comentários:

  1. Há um artigo interessante no www.mesadaciencia.blogspot.com que fala no brain drain que é recorrente em Portugal. Há muita gente inteligente em Portugal com vontade de trabalhar. O problema é que o dinheiro está a ser mal gasto. Estão a investir mundos e fundos em educação no estrangeiro e depois não têm dinheiro para trazer essas pessoas para Portugal. Aliás, vida de investigador em Portugal é uma corda bamba. Cada três anos tem que se andar a "pedir" por emprego porque empregos permanentes... Está bem, nem vê-los!
    PS - Também temos que ver que a Irlando tem metade da população Portuguesa, ou até menos. Mas não deixa de ser uma notícia que dá alento.

    ResponderEliminar
  2. o link para o artigo em questão é o
    http://mesadaciencia.blogspot.com/
    search?q=c%C3%A9rebros

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores