Avenida Central

RTP Viola Deveres de Isenção e Pluralismo

| Partilhar
Apesar dos insistentes apelos do Provedor do Telespectador (pergunto-me para que serve o departamento senão para sacar mais umas massas ao bolso dos contribuintes), a RTP voltará a violar esta noite os deveres de isenção e pluralismo a que está obrigada pelo contrato de Serviço Público de Televisão. Tal como divulga no seu site, o programa Trio de Ataque propõe-se analisar «a derrota do Benfica em Braga» com a presença dos habituais comentadores Rui Moreira (F. C. Porto), António Pedro Vasconcelos (Benfica) e Rui Oliveira e Costa (Sporting).

Como é público, o jogo da jornada esteve envolto em polémica e a ausência de um representante do incontestável líder do campeonato priva o Sporting de Braga do necessário e desejável contraditório, podendo daí resultar danos irreparáveis para a imagem do clube através da difusão de versões necessariamente enviesadas dos factos ocorridos. Exige-se isenção à estação de televisão que pagamos compulsivamente em impostos.

20 comentários:

  1. é uma vergonha....a rtp já passou dar marcas quando exibiu uma reportagem relativa ao jogo e ao seu final onde o incompetente (ou mesmo estúpido) jornalista termina a reportagem referindo "...a festa não vai durar noite dentro pois os adeptos do SC Braga também são adeptos do benfica"...mas o que é isto? é uma completa vergonha! cédula profissional? onde? como é que o responsável da programação e edição de conteúdos deixa uma coisa destas ir para o ar em programas de informação??...ridículo

    ResponderEliminar
  2. Proponho um movimento de boicote à RTP. Todos a dessintonizar o canal. Publicar o movimento e fazer as receitas de publicidade cair por diminuição de espectadores.

    ResponderEliminar
  3. Já agora em que circunstâncias, neste Blog, me é permitido eu também colocar um post?

    ResponderEliminar
  4. A RTP só recebe a taxa escondida pela EDP. 7.5 milhões de euros por mês não justifica assim tanta pluralidade e parte desse dinheiro tem que ser gasto na RTPN e RTPMemoria que todos os portugueses podem usufruir.

    ResponderEliminar
  5. Há anos que estes trio de ataques e afins existem na RTP e nas privadas. Uma pessoa de bom gosto futebolístico não vê essas tontarias.
    Agora, porque o Braga é 1º também querem entrar nessa idiotice!

    Esta foi das jornadas mais importantes da I Liga ( a tripla do costume não venceu), espera-se que ocorram mais.
    Os clubes ditos mais pequenos são notícia, somente quando a tripla joga.
    - Ignorem essa malta

    ResponderEliminar
  6. Trio de Ataque? Dia Seguinte? Isso é lixo. Não te sintas ofendido por isso. Querias ter alguém por lá a defender o teu clube recorrendo a todo o tipo de golpes baixos? Eu preferia que não andasse lá ninguém do meu. Aquilo é uma discussão de café rasca, disfarçada de programa de televisão.

    ResponderEliminar
  7. Um alegre benfiquista3 de novembro de 2009 às 13:47

    Hoje escrevi um comentário sobre este post, que se revolta contra a alegada falta de pluralismo da RTP, em que questionei o sectarismo com que se avalia aqui as questões de futebol. Julgo que o fiz de forma educada e seguindo as política de comentários. Pode não ter sido agradável para o autor ver questionada a sua isenção em questões de futebol, até porque como lhe recordei "in vino veritas" e poderia duvidar esse sectarismo se estende pelos outros temas que trata. Identifiquei-me de igual forma de outros comentários que foram publicados e neste post até já foram publicados comentários anónimos. Estranhamente não foi publicado e não espero que este o seja também. Escrevo não para que seja publicado, mas para que seja lido por si. Escrevo-lhe directamente para a consciência. Confesso que tenho poucas esperanças sobre a utilidade deste comentário, até porque só agora reparei na tag "roubo". O assunto que deu pretexto ao post é de menor importância, mas volte-lhe a dizer "in vino viritas" e sobre isso fico preocupado.

    ResponderEliminar
  8. Caro, Nenhum comentário foi moderado neste post.

    ResponderEliminar
  9. Porquê dar tanta importância a um "progama rasca"que apenas tem como objectivo distraír totós e dar uma maminha aos comentadores.

    ResponderEliminar
  10. Isto é só parolices.Voces tratam do futebol como se fosse a salvação de Braga. Que se liche o futebol. Para o desempregado sem futuro o futebol não lhe dá alento nem esperança. Só a droga.

    ResponderEliminar
  11. Ainda agora num jornal nacional da tv que temos exibiram declarações de Rui Costa dizendo o que lhe apeteceu, sem contraditório. É o poder de Lisboa e do Benfica/Angola a ditar as suas leis. Ontem o programa da SIC Noticias também com os representantes do Porto Benfica e Sporting exibiu um benfiquista com sotaque do Puerto Silvio Cervan a dizer que só penaltys por marcar foram três. Felizmente ficou provado pelas imagens e por defesa dos outros que elas só existiam na cabeça dele. Este Cervam fez uma figura muito triste de atrapalhado. Quanto ao António Pedro Vasconcelos é um faccioso tão bom a comentar futebol como a fazer filmes. Isto é, um zero à esquerda com pretensões.

    ResponderEliminar
  12. Houve polémica no jogo?
    Quem lê este blog não acredita.

    ResponderEliminar
  13. Curiosamente teve de vir a SIC não "violar deveres de isenção e pluralismo" e mostrar aquilo que já na altura se percebeu que tinha acontecido, pelo menos, para quem viu na televisão, com os necessários slow motions. Já tinha ficado com esta ideia na altura... e confirma-se: do (relativamente) pouco que se vê, esta é uma vitória que vai sair muito cara ao Braga, quer a nível de jogadores, quer, eventualmente, a nível de utilização do estádio. Faltam as imagens do túnel.

    ResponderEliminar
  14. O Silvio Cervan "percebe" de tudo.É um craneo desaproveitado.Já deu o "litro "na política.Era o maior e como" não pegou" foi para o futebol.Desconfio que qualquer dia anda a apanhar puriscas.Não passa de mais um "cromo",da bola.

    ResponderEliminar
  15. Gostaria de perguntar ao senhor Pedro Morgado se já viu a reportagem da SIC relativamente às agressões ocorridas no jogo do passado sábado. É que lendo o consenso de quem publica aqui neste blog supostamente pluralista, não me parece que ainda tenha sido visualizado. Pois bem, pode fazê-lo aqui:

    http://www.facebook.com/video/video.php?v=101732803182075

    Qual a opinião dos adeptos do Braga agora?

    ResponderEliminar
  16. ainda convidavam para representar o Braga um tipo com a mesma lucidez do António Pedro e o Clube sairia mal na tela, como acontece,semanalmente, ao clube da capital no programa, ao qual já tentei por várias vezes ver mais do que 7min e 37 segundos.

    Conclusão, eles no jogo falado e o S.C.Braga no jogo jogado

    ResponderEliminar
  17. Ok, sei que não tem nada a haver, e que a SIC não têm de prestar contas relativamente ao pluralismo, mas tem um programa do género, que se chama Quadratura do Círculo, em que os 4 monhés que representam 4 forças políticas adoram cascar e dizer mal do Bloco de Esquerda, sem que estes últimos tenham um representante no programa para se defenderem de ataques, na maioria das vezes infundados. Enfim, a televisão tem destas coisas.

    ResponderEliminar
  18. sim, é a mesma coisa. mas imagina agora como seria muito mais injusto se houvesse um conjunto de debates em que o Bloco estaria em 1º lugar
    xD

    ResponderEliminar
  19. Oh pá, e trabalhar não?
    A culpa desse país andar assim atrasado é vossa, que vos preocupais com algo que não tem importância.

    Ide trabalhar.
    Saludos, de Espanha, de um tipo de Braga que se preocupa em trabalhar...

    PS: Este post é idiota.

    ResponderEliminar
  20. O Sr.Ben-u-ron tem razão.Na realidade corre-se o perigo de as Tvs convidarem qualquer"cromo" a irem "defender" o Braga ou quaisquer clubes do Minho.Pois pode ser que isso aconteça como já aconteceu em tempos idos em que o "artista" nem falar sabia...........adiante.Quando se for, não pode ser a qualquer preço e, tem que ter pelos menos um bocado de credibilidade dos seus pares.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores