Braga-Porto

| Partilhar
36minutos
© Dario Silva, 08-06-2009.

Entre Porto e Braga circulam 26 comboios suburbanos num dia típico. A viagem, a bordo de um dos mais modernos comboios suburbanos da Europa, custa € 2,15 (bilhete simples). A assinatura mensal custa € 50,50 (Estudantes € 38,60, 4_18 anos € 25,75).
A portagem na A3 entre Braga-Sul e Maia custa € 3. Ida e volta são seiscentos paus + carro.

Adenda 15h08: ida e volta nas portagens são mil e duzentos paus…

17 comentários:

  1. Melhorem os transportes públicos de Braga pra chegar ao nível dos do Porto e Lisboa e mais gente passa a usar o comboio (ou talvez não isso não interesse a quem vá perder os clientes de 6 euros dia)

    ResponderEliminar
  2. Correcção: ida e volta são mil e duzentos paus!

    Acrescidos de combustível para 100Km + manutenção do carro + seguro + pneus

    ResponderEliminar
  3. Se tiverem mesmo que utilizar o carro saiam (ou entrem) na Cruz, são quatrocentos e quarenta paus mais carro que ficam do lado de cá.

    ResponderEliminar
  4. Como contras do comboio apenas encontramos o tempo...É possível fazer melhor que uma hora e tal de Braga ao Porto!
    Vamos lá ver se as obras na trofa resolvem...Mas parece-me que não...De Ermesinde para baixo também anda a passo de caracol...
    Sou a favor do TGV mas acho que o investimento nesta linha de forma a tornar a circulação dos comboios mais rápida é prioritária!
    E barcelos??? Uma cidade, ou melhor, um concelho com aquela dimensão não tem linha dupla nem electrificada?

    Ricardo

    ResponderEliminar
  5. Se o carro for vazio é verdade!!

    ResponderEliminar
  6. O comboio é mais barato ,mas o serviço é mau.Há horas que os utentes mais parecem "sardinha na canastra".A qualidade do serviço é mesmo fraca.Faz-me lembrar os comboios do meu tempo de tropa nos anos de 66, do século passado.Viaja de pé se é que queres...

    ResponderEliminar
  7. Certo.
    É tudo muito poético para quem vive ao lado da estação de combóios no Porto e trabalha ao lado da estação em Braga.
    Ir da estação de Braga para qualquer ponto da cidade que não o centro, é um verdadeiro desafio mesmo que não chova.
    Agora imagine que vai de qualquer ponto do Porto e arredores de metro para a estação de combóio. Demora no mínimo 20-30 min e paga + de 1 eur. Isto se conseguir que o metro chegue 1 min antes do combóio. Tem uma viagem de 45 min.
    Depois chega a Braga e tem o verdadeiro dilema de querer ir por exemplo para a UM! Demora mais 20-30 min na melhor das hipóteses e paga mais uns cêntimos.
    No fim demorou quase 2h e pagou basicamente o mesmo, apanhou chuva, esperou em pelo menos 3 estações e definitivamente vai desesperar. Isto sem contar que o primeiro alfa que chega a Braga chega às 10.31, uma hora pouco própria para começar a trabalhar.

    Sou apologista dos transportes públicos mas o problema de Braga não é a acessibilidade externa mas sim a mobilidade interna. O transporte público só é útil num sistema integrado e racional. Não começa e acaba numa estação de combóio.

    Apesar de tudo estou confiante que Braga irá evoluir nesse sentido.

    Com os melhores cumprimentos,

    JMP

    ResponderEliminar
  8. "Isto sem contar que o primeiro alfa que chega a Braga chega às 10.31, uma hora pouco própria para começar a trabalhar."


    JMP,

    ninguém vem do Porto para Braga no Alfa… é um comboio de longo curso. De Coimbra já acredito...
    Quanto a Braga, concordo consigo: "irá evoluir nesse sentido" - só pode porque de propaganda já estou farto. É tudo uma questão de ritmo: espero que o futuro não demore mais cinco anos e meio a acontecer, tanto como demorou o autocarro a regressar à estação, de onde nunca devia ter saído.

    ResponderEliminar
  9. e ainda estacionar o carro no Porto, tarefa quase impossivel.

    ResponderEliminar
  10. Barcelos? barcelos nem tem autocarros... podiam começar por aí primeiro...

    ResponderEliminar
  11. Os novos comboios da linha Braga-Porto são muito bons. Infelizmente, a oferta de horários é péssima... e se para chegar ao Porto isso não é problema, o regresso obriga muitas vezes a esperar 1h à qual se acresce até 1h15 de viagem... Porquê fazer desta linha um metro Porto-Trofa? Pessoalmente, prefiro a comodidade de ir de comboio, mas a falta de oferta de horários, tem-me feito voltar a optar pelo carro... lá se vão os 1200 paus...

    ResponderEliminar
  12. Só um acrescento Dário: a assinatura sub_23@superior.tp tem o mesmo preço que a assinatura 4_18.

    ResponderEliminar
  13. Vera Silva,

    Sobre horários e afins falarei já, já a seguir.

    Carlos Silva,

    o meu nome não é Dário!

    ResponderEliminar
  14. Peço desculpa Dario. Contingências de o nome Dário ser mais comum.

    ResponderEliminar
  15. Pois, está tudo muito certo e eu própria antes de ter carro sempre fazia as minhas viagens no comboio. O problema é que Braga nao tem autocarros depois das 21h e era uma chatisse ter que ir a pe de uma ponta a outra da cidade durante a noite e depois fazer o mesmo no regresso. Conclusão, optei pelo carro.

    ResponderEliminar
  16. Ana,

    Optou pelo carro (apenas) porque não há autocarros depois das 21h?

    1 - Pergunte a MM porquê.
    2 - a estação tem um parque com 550 lugares, ainda não esgota e, para quem tem assinatura, custa cerca de 1 eur por dia.

    As portagens devem ser mais baratas.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores