Avenida Central

Panóias

| Partilhar
panoias
© Dario Silva, 07-10-2009

Panóias é um apeadeiro da Linha do Alentejo onde já não páram comboios. Como muitas outras no Sul de Portugal, fica a meia dúzia de quilómetros da localidade que lhe emprestou o nome. Panóias é também uma freguesia do concelho de Braga.

6 comentários:

  1. é pa, uma linha em panoias dava um jeito... real, panoias, PRADO, vila verde, perfeito

    ResponderEliminar
  2. Teria passado em Prado a linha de via métrica que teria ligado Braga a Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Monção. Não passou do projecto e já lá vão 100 anos.

    ResponderEliminar
  3. «Panóias é um apeadeiro da Linha do Alentejo (...). Panóias é também uma freguesia do concelho de Braga.»
    Também:
    - http://www.ippar.pt/monumentos/sitio_panoias.html - Santuário de Panóias, um dos mais originais sítios monumentais romanos no norte do país, a 7,3 km da Estação Ferroviária de Vila Real, onde também já não passam comboios;
    - freguesia do concelho de Ourique, a 19 km de da Estação Ferroviária da sede do concelho... onde até [ainda] passam comboios (mas poucos). :-P
    ...

    ResponderEliminar
  4. É com muita tristesa que vejo o abandono em que está a estação.Os meus primeiros anos de vida foram passados ali. Já lá fui várias vezes recordar um pouco do passado.O vandalismo chegou à estação. Lamento profundamente que ninguém da junta de fréguesia se tenha debruçado sobre uma solução que evitasse o que aconteceu.

    ResponderEliminar
  5. Segundo li, não é só a Estação que está votada ao abandono, são as próprias pessoas que estão abandonadas e sujeitas a maus tratos no Centro de Dia da Casa do Povo de Panóias, no Alentejo.
    Acabei de lêr, o caso de uma senhora de 87 anos, Ideme Silva, invisual, que foi agredida por uma das empregadas da Casa do Povo.

    É este o exemplo do Poder local? A Barbárie?
    Se é, dispensa-se, já que é exactamente igual ao Poder Nacional.

    Maria da Fonte

    ResponderEliminar
  6. António Santos "Tomané" Panoias Braga27 de julho de 2010 às 17:30

    Porque nasci em Panoias Braga, desde que tive conhecimento de Panoias Orique fiquei com a curiosidade de conhecer as semelhanças e diferenças além da distância quilométrica. Assim anualmente visito Panoias Orique e como não podia deixar de visitar o Apeadeiro de Panoias, zona descampada, calma onde se destaca e contrasta o bom estado da linha e a degradação do lindo edificio do apeadeiro.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores