Avenida Central

Braga é do Braga!

| Partilhar
adeptos braga
© A Bola

Braga é uma cidade de portas abertas. É sempre com gosto que recebemos quem nos visita para aqui passear, comer, dormir ou divertir-se. A noite de hoje não será excepção: os adeptos do Benfica que aqui chegam de Vila Verde, Ponte de Lima, Cabeceiras de Basto, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro ou Lisboa para ocupar os cerca de 15.000 lugares que os sócios e adeptos do Braga deixaram vazios serão muito bem vindos. Em primeiro, porque não sabemos receber de outra maneira e, em segundo, por conscientes do país que temos sabemos que o dinheiro que pagaram pelos seus bilhetes é importante para o crescimento sustentado do Sporting Clube de Braga..

Ao contrário do que possa pensar-se, o jogo de hoje é muito mais importante para o Benfica do que para nós. O Braga está bem consciente da realidade e sabe que ainda não chegou o tempo de se intrometer na hegemonia cinzenta dos chamados três grandes do futebol português. Com muito realismo e dada a distância a que já estamos do quarto e quinto classificados, os três pontos que estão em jogo até podem nem ser decisivos para os objectivos do clube nesta época.

O que se deseja é um bom jogo de futebol, condicente com a época que as duas equipas estão a fazer e sem as manigâncias que já se viram noutros jogos. Aconteça o que acontecer, uma coisa é certa: por muito que alimentem a conversa fiada de outros tempos, só há um resultado que satisfaz a cidade. É que, contra tudo e contra todos, Braga é cada vez mais do Braga.

38 comentários:

  1. http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/NoticiasDesporto/2009/10/braga-x-benfica-municipal-minhoto-vai-ter-lotacao-esgotada-no-jogo-entre-os-lideres-do-campeonato30-.htm

    ResponderEliminar
  2. Braga pode ser cada vez mais do Braga, mas ainda há muito caminho a desbravar na cultura identitária clubística local. Atente na última reportagem da Sic para ver que a velha lógica dos adeptos (jovens por sinal) com 2 clubes ainda é uma triste realidade. Nesse aspecto o Braga ainda tem muito que crescer.

    ResponderEliminar
  3. Braga é cada vez mais do FC Porto e do SC Braga.
    Assim é que está correcto.

    "os adeptos do Benfica que chegam de Vila Verde, Ponte Lima, Cabeceiras de Basto, Vila Real, Braganaça, Porto, Aveiro ou Lisboa"
    :)
    Pensei que os de Braga, Guimarães, Famalicão também iam!

    Eu sei que para os Braguistas é lamentável que as pessoas da terra apoiem outros clubes, por exemplo em Merelim, muitos apoiam o Braga em vez do Merelinense...

    Eu cá sou Português e puxo por um clube Português, é que se queremos ter sempre futebol internacional de grande qualidade, a dispersão por vários clubes vai retirarnos normalmente essa possibilidade. Mesmo 3 grandes já é demais, existem regiões mais ricas e/ou com mais população na Europa com 1 único clube principal.

    Gosto e apoio um, mas amo o outro.
    Que ganhe o que estiver melhor.

    ResponderEliminar
  4. Caro Fernando,

    Não são adeptos com dois clubes. É um adepto do Benfica que simpatiza com o Braga. O que está a mudar é o aumento exponencial do número de adeptos só com um clube esse clube é o Braga.

    O estudo que o Departamento de Sociologia da UM fez há dois anos demonstra isso mesmo: a maioria da cidade é do Braga e há cada vez mais gente do Braga. Felizmente.

    ResponderEliminar
  5. Pode ser um adepto do Benfica que simpatiza com o Braga, mas fiquei com a impressão (ainda que ele não tenha feito nenhuma referência)que é natural de Braga.

    ResponderEliminar
  6. Claro. Há adeptos do Benfica em todo o país. Agora insinuar que há mais adeptos do Benfica em Braga do que na Amadora ou em Bragança é pura ignorância ou má fé.

    ResponderEliminar
  7. Há mais adeptos do Benfica em Braga do que em Bragança, percentualmente é que poderá ser maior em Bragança.

    ResponderEliminar
  8. Este texto ilustra bem a grandeza do nosso Enorme. Sabemos estar, sabemos receber, sabemos ganhar e sabemos perder.

    FORÇA BRAGA!

    ResponderEliminar
  9. Qual a receita do jogo?

    Será certamente histórica e provavelmente a maior de sempre na história do SC Braga.

    Seria também curioso comparar com a dos restantes 14 jogos, que o SC Braga vai fazer.

    ResponderEliminar
  10. Sou de Braga e do Braga, mais nenhum! FORÇA BRAGA!

    ResponderEliminar
  11. O que me dá alegria é ver os putos com um só clube por muitos que os pais tentam, senão fosse a publicidade gratuito os adeptos estavam muito mais equilibrados tanto em Braga como em qualquer região deste país.

    Força Braga rumo à vitória!

    ResponderEliminar
  12. A minha sobrinha tem 3 anos e diz que tem 3 clubes:

    Braga

    Portugal

    ABC

    ResponderEliminar
  13. Ponto prévio: Sou Braguista, nascido e criado em Ponte de Lima, a viver em Braga desde há cerca de 7 anos.
    Quem hoje se dedicou a ver os telejornais das 3 estações nacionais não pode ficar indiferente à ideia que lá se tentou transmitir. Todos de deram aotrabalho de fazer directos de Braga, a SIC junto às bilheteriras do Estádio, a RTP e a TVI na Arcada. Todos eles conseguiram algo verdadeiramente inexplicável, conseguindo entrevistar apenas adeptos do Benfica. Para quem não vive na cidade ou não está a par da mudança nas preferências clubísticas que se tem verificado nos últimos anos, a imagem que transparece é a clássica: Brga é uma cidade de benfiquistas. Mas mesmo esses, se estiveram com atenção às imagens, facilmente perceberam o logro de tais reportagens. É que apesar de em segundo plano (falando naturalmente em termos televisivos)se multiplicarem os adeptos com camisolas e bandeiras do Braga, não houve um único jornalista dos diferentes canais capaz de ouvir a opinião do adepto da casa. Este é mais um retrato fiel da mentalidade mesquinha do mundo do futebol que se transporta naturalmente para a as outras realidades sociais. É o vender de uma imagem falsa, o propagandear do mais forte, a tentativa de opresssão e ridicularização do mais fraco. O jogo de interesses, o beija mão aos padrinhos.
    O jogo de hoje poderá não significar muito para os objectivos do Braga em termos de classificação final já que uma derrota significará apenas a perda d 3 pontos. Mas significa muito mais em termos de afirmação de personalidade, de confrontação ao poder instituído, de apagar mitos e dar uma resposta cabal aqueles que alimentam o sistema de subserviência aos chamados grandes e, claramente neste caso, ao benfica na tentativa de cavalgar a onda de euforia, tentando reconverter infíeis pela teoria das massas. É sobretudo por isto que eu quero que o Braga ganhe hoje.

    Paulo Gouveia

    ResponderEliminar
  14. Só não percebi a parte do "contra tudo e contra todos". Contra quem?

    Que seja um bom jogo.

    ResponderEliminar
  15. O Lingu@s finalmente concorda com um post sobre o Braga :)

    ResponderEliminar
  16. «Eu cá sou Português e puxo por um clube Português, é que se queremos ter sempre futebol internacional de grande qualidade, a dispersão por vários clubes vai retirarnos normalmente essa possibilidade. Mesmo 3 grandes já é demais, existem regiões mais ricas e/ou com mais população na Europa com 1 único clube principal.

    Gosto e apoio um, mas amo o outro.»

    Carlos Santos dixit


    A lógica salazarenga da unicidade avessa à concorrência e diversidade, culpada por muito do nosso atávico atraso, ainda formata muitas cabecinhas. Mas o que eu não compreendo é a lógica do "sou português" logo sou da equipa que transporta o nome de um bairro de uma cidade deste país. Valha-nos Deus para tanta falta de espírito crítico (foi a forma mais simpática que consegui para pôr a questão :->)

    ResponderEliminar
  17. Benfiquistas de Guimarães, meu caro Carlos Santos não me faça rir!!!!!
    Os adeptos do Benfica de que fala nem precisam de se deslocar muito para ver o jogo, porque para alêm de dar na tv estão todos na sua cidade.

    ResponderEliminar
  18. Podem sempre continuar a oferecer bilhetes de borla...

    ResponderEliminar
  19. Só não estou a concordar com o resultado do jogo. Não está a ter muita piada. A ver se muda.

    ResponderEliminar
  20. Ah, e já houve um golito mal anulado, mas o Benfica também não está a merecer mais do que tem até agora.

    ResponderEliminar
  21. Viva o JORGE SOUSA!!! LOL

    Está visto que o LAMBEBOTISMO AOS CORRUPTOS dá frutos!

    ResponderEliminar
  22. GRANDE BRAGA!!!! Tornou a ganhar, não é uma grande surpresa pois jogou um excelente jogo e mereceu a vitória. BRAGA ESTÁ COM O S.C.BRAGA!!!

    ResponderEliminar
  23. Rais parta o jogo. Alguém que cale o Morgado esta semana. Vá, parabéns pela vitória merecida.

    ResponderEliminar
  24. - Parabéns ao Braga. Extraordinário início de época. O JJ precisa de descer à Terra!

    Belenenses4ever.

    ResponderEliminar
  25. Já ganhamosssssssssssssssssssssss e por 2 0HHH

    ResponderEliminar
  26. JESUS TEM PACIÊNCIA!!!!!!

    É GOLO É GOLO DO BRAGA!!!
    É GOLO É GOLO DO BRAGA!!!
    É GOLO É GOLO DO BRAGA!!!

    ResponderEliminar
  27. antes de mais quero felicitar o braga por esta vitoria..merecem a posiçao k ocupam. sou vimaranense e adepto do vitoria de guimaraes, mas n é por isso que nao posso deixar de dar os parabens a uma equipa que para mim é das que melhor futebol pratica no momento.

    para a semana tem jogo em guimaraes..minha terra..contra o meu clube, é claro que preferencialmente o vitoria ganharia para mim, mas espero que seja um bom espetaculo e que ganhe a equipa que mais o fizer por o mercer naquele encontro. boa sorte para o resto do campeonato..
    mostrem aos "grandes" que os outros nao andam ca so para passear..
    cumprimentos a todos e mais uma vez parabens pelo excelente campeonato que estao a fazer.

    ResponderEliminar
  28. O árbitro afinal foi bem escolhido, não houve penalty roubado nem jogada que dava golo mal anulado.
    O cardozo foi expulso por acaso e ele nem é o melhor marcador da liga.
    Vai ficar de fora pelo menos dois jogos, por acaso.
    Meia equipa do benfica amarelada por acaso.
    Tudo por acaso.
    Tudo vai bem quando acaba bem, para alguns.

    ResponderEliminar
  29. Sr Alves:
    A "a lógica [não] salazarenga" é formatar as pessoas para um clube da sua região... Muito me conta, fico impressionado com a sua lógica e da forma como a adjectiva... Muito democrático!
    O "espirito Crítico" é não poder apoair o clube que bem entende... Deve ser um viva ao pluralismo... Tenha dó de mim senhor..

    ResponderEliminar
  30. Golo anulado???

    Mas o arbitro nao apitou antes da bola entrar?

    ResponderEliminar
  31. Pedro,

    Que estudo do Departamento de Sociologia é esse? Fiquei interessado nessas conclusões.

    ResponderEliminar
  32. Saber ganhar também é uma virtude.

    Não podemos deixar de elogiar a postura de Domingos Paciência na vitória sobre a agremiação corrupta.

    Alguém o viu a dar indicação aos 2 defesas para jogar em linha após o 2º golo ?

    http://oantilampiao.blogspot.com/2009/11/parabens.html

    ResponderEliminar
  33. senhor moes@...

    vossa senhoria não leu o que eu escrevi. ou então leu com óculos distorcidos. 'tou-me' a borrifar para que escolham clubes que não sejam da própria região. cada um faz o que quer mesmo coisas que à partida são insensatas. agora justificar a adesão a um clube distante com a justificação "sou português" é tentar passar atestados de estupidez ao outros, não? nessa lógica seriamos todos lisboetas (ou portuenses, bracarenses ou outra coisa qq, tt faz...) do mm clube, do mm partido, etc. tal como imaginaram salazar e os seus seguidores. tire os óculos, verá melhor :->

    ResponderEliminar
  34. Ex. Mo Sr. Alves
    Quer-me parecer, ao ler as suas palavras, que o sentimento que nutre perante ditaduras e ditadores é comum. O que muito me apraz. Até aqui muito bem (e com as lunetas).
    As minhas dificuldades começam ao tentar compreender a lógica que imprime ao ligar a unicidade ao atavismo e estes ao Benfica (o tal clube de bairro de Lisboa). É que tiro e volto a colocar as lentes e nada… Mas provavelmente será culpa do atávico atraso que carrego desde pequenino e pelo qual, no mínimo, devo ter de pedir desculpas… Não acha? Ou então é o meu espírito crítico que atrofiou de tanto não perceber essa lógica que leva as pessoas a serem das agremiações locais, por maior ou menor grandeza que possuam…
    Em relação ao “ser português” é uma desculpa que realmente não me deixa nenhuma simpatia. Primeiro porque me faz lembrar esse ditadorzinho que cita, que nos apelidou de encarnados quando é fácil de ver que somos é vermelhos; e segundo porque é uma falta de respeito pelos milhares de Benfiquistas que nem portugueses são… E olhe que são muitos mais que as próprias mães, diz-se por aí que para ouvir relatos até a guerra paravam, veja lá…
    (e volto a colocar as lunetas ou continuo a ver com os olhos de outrem? É que mais que o espírito critico as lunetas que me quis colocar turvam-me a visão.)
    Um bem haja…

    ResponderEliminar
  35. 1)«Em relação ao “ser português” é uma desculpa que realmente não me deixa nenhuma simpatia»

    estamos de acordo nada a acrescentar.

    2) eu não chamei "clube de bairro". foi vocemecê. eu disse que transportava o nome de um bairro de Lisboa o que é coisa mui distinta.

    3)quanto ao nº de benfiquistas e 'estórias' de guerras paradas são 'estórias' que não me aquecem nem arrefecem.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  36. Saber receber bem é chamar FDP aos benfiquistas? eu e toda a gente ouviu a claque do Braga. Já fui algumas vezes a ver o jogo Braga-Benfica e já torci pelo Braga nasci benfiquista mas gosto do clube da cidade onde vivo mas neste momento nao torço pelo Braga pois nao me vejo num clube em que os adeptos apoiarem a equipe chamam nomes aos outros adeptos,

    ResponderEliminar
  37. Hehehe ganhamosssss XD
    É verdade em Braga cada vez existem mais Braguistas, mas ainda existe muito pessoal como o meu amigo Linguas :P. Se Bem que ele não é natural de Braga :P.
    O Braga tem de ser muito mais que um clube de futebol, tem de ser uma lanterna cultural, económica e social para a Região Minhota. Só assim passaremos a fase seguinte.

    ResponderEliminar
  38. somos poucos e verdadeiros adeptos do scbraga mas estamos sempre presentes.e k eu saiba os verdadeiros adeptos do benfica sao de lisboa e arredores resto k esta espalhado pelo pais sao vira casacas nao sentem amor pelo clube de sua terra

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores