Avenida Central

Da Arqueologia em Braga

| Partilhar
Vestígios Arqueológicos da estação da CP
© Maaar

A Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM) está a empreender esforços no sentido de que o Parque Arqueológico de Braga venha a integrar o Parque Cultural Europeu (confesso que após uma breve pesquisa ainda não consegui perceber de que se trata). Segundo o JN, «o plano visa dignificar e potenciar o "valor histórico, cultural, científico e turístico" do património bracarense, nomeadamente o romano e bimilenar de Bracara Augusta

Há uns dias visitei Barcelona e fiquei impressionado com a forma como a informação acerca do património edificado (dos tempos romanos até ao Séc. XX) está espalhada por toda a cidade de forma extremamente harmoniosa. Aliás, não é preciso ir a Barcelona para ver exemplos de boa informação aos visitantes sobre o património edificado e do aproveitamento que se faz do mais ínfimo vestígio arqueológico. Em Braga, essa informação pura e simplesmente não existe.

Quando muito do básico ainda está por fazer em termos de protecção e divulgação do património arqueológico de Braga, espera-se que este anúncio não seja mais uma promessa sempre adiada e nunca cumprida.

2 comentários:

  1. Até parece que estamos no 1º. de Abril,é cada galga.........Estou farto de promessas.

    ResponderEliminar
  2. Braga cidade histórica tem a anteceder a entrada na cidade, a estação da CP.Que dizer se logo ali, onde chegam visitantes incluindo Turistas, não existe um posto de informação, ao menos no Verão, Mapas da cidade, local para guardar bagagens, indicações precisas sobre a cidade.Espaço não falta ali, mas tarda em modernizar-se o apoio ao cidadão que ali chega.Bilheteiras que encerram cêdo, mostram uma cidade com uma estação moderna, mas sem apoio informativo capaz.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores