Avenida Central

Da Educação Sexual

| Partilhar
«Ministers are planning to introduce compulsory sex and relationships lessons for children from the age of 5 by 2010. There will be a “naming of parts” session in which children learn the correct words for vagina and testicles, and many will receive a sex education comic called Let's Grow with Nisha and Joe. The Government has chosen the Dutch model rather than the Nordic way of tackling the subject of sex because the Netherlands, unlike Scandinavian nations, also manages to have one of the lowest abortion rates in Europe. In Britain, the number of abortions performed on under-16s rose by 10 per cent last year to 4,376. So how do the Dutch do it?» [Times]

Em Portugal, contra toda a evidência, ainda há quem entenda que a melhor forma de educar para uma sexualidade responsável é... não educar. Num momento em que há por aqui quem combata qualquer tipo de educação sexual nas escolas, entregando a responsabilidade aos pais, o Reino Unido pondera adoptar o modelo holandês, com educação para uma sexualidade informada e responsável a partir dos 5 anos de idade, bem como implementar uma nova forma de distribuição gratuita de preservativos para jovens a partir dos 12 anos.

As baixas taxas de gravidez na adolescência e de aborto na Holanda vêm demonstrar que as políticas obscurantistas e moralizadoras não resolvem nada, apenas servindo para manter os problemas no espectro de uma clandestinidade que não prestigia o sistema social do país.

A ler: HIV diminui e uso de preservativos aumenta na África do Sul, no i.

3 comentários:

  1. Adorava entender o fascínio com as soluções desenvolvidas noutros países e adaptadas á realidade local. Realidade que no Reino Unido ( aonde vivo ) não é de todo equivalente á de Portugal ( de onde venho ).
    Antes de me contrapor com argumentos emocionais peço que me disponibilize os dados relativos ao aborto e gravidez na adolescência em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Anda para aí muito beato que tem medo que os filhos aprendam o AEIOU do sexo... Deve ser para que não descubram as vidas em que andam na noite das prostitutas de Braga!

    ResponderEliminar
  3. Para estatísticas pode consultar-se
    http://www.fmh.utl.pt/aventurasocial/pdf/Sexualidade_Seguranca_Sida.pdf

    Alguns contributos aqui
    http://beloguecivico.blogspot.com/2009/05/educacao-sexual-na-escola.html

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores