Avenida Central

Agora, a Bipolarização!

| Partilhar
Pela primeira vez desde que está na oposição, o PSD surge na frente do barómetro TSF. Como se explica que a mesma Manuela Ferreira Leite que há uns meses era quase unanimemente acusada de inabilidade política, incapacidade discursiva e obtusidade pensante surja agora na liderança dos intenções de voto? As explicações são múltiplas e certamente mais complexas do que uma análise tão breve pode abarcar, mas o efeito Paulo Rangel é verdadeiramente decisivo na viragem operada em termos de opinião pública. Com a vitória nas europeias, a Manuela cinzenta, conservadora e forreta é agora uma Manuela sincera, exigente e determinada aos olhos do tradicional eleitorado de direita.

A decisão sobre em quem votar?, mas sobretudo a motivação para ir votar são comportamentos altamente modelados por factores emocionais. A confiança que cada candidato inspira, a honestidade que transparece e a forma como as suas ideias e intenções são percepcionadas pela opinião pública são factores tão (ou talvez ainda mais) decisivos como os projectos que cada um defende para o futuro do país.

Mesmo conhecendos estes factos, é uma obrigação dos partidos políticos apresentarem com clareza os modelos de governação que defendem para o país. Não será minimamente aceitável que os partidos guardem para os conclaves secretos quais são as suas ideias em termos de Segurança Social, modelo e financiamento do Serviço Nacional de Saúde, configuração e gestão do Sistema Educativo, Justiça, Segurança e políticas de reforço da igualdade.

Além do mais, os resultados desta sondagem colocam o país numa verdadeira encruzilhada perante um cenário de difícil governabilidade e, mais do que nunca, os discursos serão dramatizados à conquista do voto útil tanto à direita como à esquerda. A partir de hoje, jamais a campanha será a mesma.

3 comentários:

  1. Não é difícil perceber pq a soturna e cinzenta Manuela lidera as intenções de voto, embora eu n acredite mesmo nada em sondagens. E este fenómeno resume-se a uma ideia: estamos todos demasiado fartos e cansados de José Sócrates, pq na sua essência este homem é mentiroso compulsivo! Não acredito que Manuela traga qualquer solução ao país que não seja, mais do mesmo! Austeridade e sacrifícios. Por isso esta provecta senhora nada promete, para nos "derreter" a seguir, como fez o "Engenheiro de Domingo".
    Não haverá diferenças no estilo e na governação, que se aproximará do modelo selvagem neo-liberal,como é timbre dos dois partidos PS e PSD. Antevêem-se ainda mais dificuldades para aqueles que no Distrito de Braga, sofrem com o Desemprego. Vão ter que começar a roubar para comer.
    Ou me engano mt ou estes senhores, PS e PSD vão formar uma aliança para perseguir e derreter o "Zé Pagode" com o argumento da crise, enquanto outros, BCP, BPN, Felgueiras, Isaltinos, Valentins e Rendeiros enchem a conta bancária. Já agora, tirando o Oliveira e Costa ( que está para sair), conhecem algum suspeito ladrão que esteja na prisão???? Este país está sem lei e quem tem poder, pode roubar à vontade que nada lhe acontece.

    ResponderEliminar
  2. Ainda há inocentes que acreditam nas sondagens.

    ResponderEliminar
  3. Há quanto tempo não se vê uma discussão política decente nos jornais ou televisão?
    só pegam em pseudo escândalos como este último da PT/Prisa...ou então é a eterna conversa do TGV/Aeroporto de Alcochete/e mais recentemente a suposta 3ª ligação Porto Lisboa.
    Ver os noticiários da TVI consegue ser mesmo um teste de paciência face a tamanha parcialidade que roça mesmo a desinformação. Está ao nível das novelas do mesmo canal...vira o disco e toca o mesmo.

    Chega de palhaçadas...fale-se então de política (de vez em quando...), das propostas que a presidente do PSD tem para o país, se é que as tem. É que dizer "eu rasgo" tudo e mais alguma coisa parece me pouco...

    A mediatização do que realmente importa discutir bateu no fundo, e é preciso alguém dar um murro na mesa. Não é com poeira que o nosso país pode melhorar, muito menos será assim que os eleitores conseguirão perceber as escolhas que têm pela frente. Talvez a confusão seja o objectivo de alguns...e desta forma a abstenção vai continuar a ser o partido mais votado, e com maioria absoluta.

    Por isso...qual é o interesse das sondagens?! Quem diz PSD, PS, CDS, XPF, 4%F, etc, está a defender o quê mesmo? Pagava 1 cêntimo para ouvir as respostas...

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores