Avenida Central

Braga Conquista Troféu Europeu

| Partilhar
Paris Skyline Eiffel Tower
© TaylorMiles

Próxima Paragem: Paris. O Sporting de Braga acaba de se apurar para os oitavos de final da Taça UEFA, após eliminar o Standard de Liège por uma vantagem de três golos (3-0 no jogo de Braga e 1-1- em Liège).

Apesar da indiferença da comunicação social e do desprezo de uma parte da sociedade bracarense e minhota, o Sporting de Braga continua a levar bem longe o nome da cidade, da região e do país numa prova em que até o colosso AC Milão já ficou pelo caminho.

Com a vitória sobre o Standard de Liège, o Sporting de Braga conquista a Taça Intertoto, juntando-se a Benfica, Porto e Sporting no grupo restrito de clubes portugueses que venceram uma prova europeia. O troféu será entregue pela UEFA num dos próximos jogos do Sporting de Braga e juntar-se-á à Taça de Portugal de 1966 e à Taça da Federação Portuguesa de Futebol de 1975 na sala de troféus do clube minhoto.

A conferir: «Das 11 equipas que esta época chegaram à Taça UEFA através da Taça Intertoto, quatro ainda estão em prova: Braga, Aston Villa FC, RC Deportivo La Coruña e VfB Stuttgart. Tradicionalmente, a UEFA distingue com uma placa o clube originário da Taça Intertoto que consegue chegar mais longe na Taça UEFA.» [UEFA, Site Oficial].

A ouvir:

28 comentários:

  1. Parabéns ao Braga e a tod@s @s bracarenses!

    ResponderEliminar
  2. vale mais um Sporting, de Braga, que 5 de Lisboa...

    ResponderEliminar
  3. Braga é próximo de Guimarães, não é?...Logo vi...Começam aprender com a vizinhança!

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns ao Braga. Muito merecido. Uma pena os preços de 45€ para não sócios cá. Na Bélgica foram a 20€.

    Ao primeiro anónimo: há comentários muito infelizes.

    ResponderEliminar
  5. Um portista da estremadura dá os parabens ao Bragão e a toda a região minhota.

    ResponderEliminar
  6. parabéns ao Braga!

    (só uma correcção: a União de Leiria também ganhou o ano passado)

    ResponderEliminar
  7. Caro Gabriel Silva,

    A União de Leiria não venceu. Quem venceu no ano passado foi o Hamburgo.

    Os regulamento dizem que o clube que chegar mais longe na Taça UEFA conquista o troféu. A União de Leiria ficou-se pela primeira eliminatória.

    :)

    ResponderEliminar
  8. Os meus parabéns ao Braga pela passagem, esperada face ao resultado da primeira-mão. O troféu a que fazes referência terá o valor que se lhe quiserem dar (sem vos tirar mérito, é reduzido), creio que mais importante é sem dúvida a qualificação para os oitavos-de-final e por isso, e por toda a campanha até agora realizada, estão de parabéns. Atendendo a que pela frente têm o PSG e mesmo que esta época os franceses estejam bem colocados no campeonato, a passagem é bem possível.

    ResponderEliminar
  9. Pois, a comunicação social anda muito distraída.
    Obrigado pelo comentário.

    Cumprimentos

    José Magalhães

    ResponderEliminar
  10. Caro Vimaranes,

    Muito obrigado. Penso que nenhum clube nacional enjeitaria ter no seu palmarés um troféu europeu, seja ele qual for.

    ResponderEliminar
  11. Muito bem Braga.
    Realmente o Jorge Jesus observou bem que os adeptos do Standard de Liége foram fantásticos.

    João Pereira
    www.planetalima.com

    ResponderEliminar
  12. Afinal... sempre tiha razão!:))

    Bragaaaaaaaaaaaaa!

    ResponderEliminar
  13. http://fr.uefa.com/competitions/uefacup/fixturesresults/round=15286/match=304815/report=mb.html

    nesta página de antevisão do jogo Standard-Braga , há um parágrafo que confirma que o Braga vai receber uma réplica do troféu.

    Des onze équipes qualifiées pour la Coupe UEFA par le biais de la Coupe Intertoto cette saison, quatre sont encore en lice : Braga, l'Aston Villa FC, le RC Deportivo La Coruña et le VfB Stuttgart. Traditionnellement, l'UEFA récompense d'une plaque le club qualifié via l'Intertoto qui réussit le meilleur parcours en Coupe UEFA.


    Pode não ser a Champions League, mas é melhor que a Goal Average Cup do :)

    ResponderEliminar
  14. Pois é, lá está o Sp. Braga a dar-nos mais uma grande alegria, e a comunicação social só sabe dar destaque a outras coisas. É triste, muito triste. E por isto, a equipa minhota deveria chegar ao mais longe possível (Istambul) para ver se ao menos, uma vez na vida, falassem de quem merece na realidade.

    PARABÉENS aos Gverreiros do Minho!

    ResponderEliminar
  15. Num blog sempre tão chique, tão urbano, tão cultural, tão sério, sempre tão preocupado com a verdade, estranha-se o facto de não se ter escrito uma linha sobre Domingos Névoa e a pena olímpica à qual foi condenado e também ao Fórum Portugal de Verdade que decorreu ontem no Hotel Turismo.
    A bola é superior...triste realidade.

    ResponderEliminar
  16. Este PJV deve pensar que a campanha anónima que andam a fazer nos blogues é chique... Que triste engano. O povo é mais perspicaz do que julgam e este ódio ao Braga há-de pagar-se nas urnas...

    ResponderEliminar
  17. Gostaria mesmo de saber, mas ficarei sem resposta, se o Sp.Braga ganharia mais alguma coisa se tivesse neste momento mais 3 pontos no campeonato, 1 diante do SCP se tivesse apontado um penalty não assinalado, mais um com o SLB se não tivesse sofrido um golo em fora de jogo ou tivesse marcado num penalty não assinalado (apenas estou a contabilizar 1 dos 2 erros, 50%), e vá lá, posso com alguma razoabilidade supor que sem o primeiro golo também fora de jogo, o FCP empataria em Braga. Para a contabilidade ficar correcta, teriamos obviamente de subtrair 2 pontos a cada um dos adversários, e estaríamos com um empolgante campeonato disputado a 5, sim que também é justo atribuir mérito ao Leixões.

    ResponderEliminar
  18. Também inclui o Forum ou só lê o que lhe interessa?

    ResponderEliminar
  19. Oh PJV deixe que lhe diga e eu até estou à vontade porque sou completamente portista:

    Entre ver o Braga jogar à bola e fóruns com a Nelinha não há escolha possível.

    Quanto ao desprezo duma certa classe bracarense são os eruditos da treta, profundos conhecedores de Arte, aqueles que nos fazem andar nas bocas do mundo.

    ResponderEliminar
  20. Parábens ao Sporting de Braga e com os espanhois fora de uefa mais posibilidades ainda! O tinha que dizer.. agora em serio, muita sorte para o resto da competiçao

    ResponderEliminar
  21. "Entre ver o Braga jogar à bola e fóruns com a Nelinha não há escolha possível."

    1 - A Nelinha não participou;

    2 - Não pretendo ser nenhum paladino da seriedade ou verdade. Deixo isso para si;

    3 - Apenas constatei factos e manifestei estranheza pela não abordagem neste blog dos assuntos acima mencionados;

    4 - Pedro Morgado faz e escreve o que bem entende no seu blog. O que me parece óbvio é que as questões por mim mencionadas deviam merecer destaque e debate.

    5 - O Fórum não resolverá nenhuma crise. Contudo, creio que é um pequeno passo para informar e se começar a debater ideias.

    6 - O futebol não resolve, de certeza, nada. Pode, pontualmente fazer esquecer. Opções...

    7 - Sou bracarense e não nutro nenhum ódio ao Braga. Posso, quando muito, contestar algumas práticas do SC Braga, nomeadamente ao nível da sua gestão. Quem pagou o estádio (derrapagem de +400% em relação ao orçamento inicial passando a ser o estádio mais caro e Portugal/espectador))? Qual a situação financeira do SC Braga? Quem anda a pagar os vencimentos dos jogadores? Alguns exemplos....

    8 - Se é só bola, não se abespinhem...Não interessa nada.

    ResponderEliminar
  22. Caro anónimo PJV,

    1. O Sporting de Braga é alheio às questões relacionadas com as derrapagens na construção do Estádio Municipal;

    2. Como bem diz, a escolha dos conteúdos é da nossa responsabilidade. Este blogue espelha a nossa visão de Braga e do mundo. Ninguém é obrigado a vir aqui e quem não gosta, tem sempre a opção de não visitar este blogue.

    3. Não percebo porque é que só acham estranho que este blogue não aborde esses temas... Não os vi na maioria dos blogues de Braga e, mesmo nos blogues da coligação Juntos por Braga, pouco mais se pode ler para além dos comunicados oficiais dos partidos.

    ResponderEliminar
  23. Caro anónimo PJV,

    Só mais um ponto: é livre de discordar da gestão do Sporting de Braga, mas a quem compete tomar decisões sobre essas matérias é aos associados do clube e aos accionistas da SAD.

    ResponderEliminar
  24. 1. O Sporting de Braga é alheio às questões relacionadas com as derrapagens na construção do Estádio Municipal;

    De acordo. E os contribuintes? são alheios? Com que dinheiro foi construído? Quanto é que o Braga paga pelo usufruto do estádio? Quem paga a a manutenção?

    2. Como bem diz, a escolha dos conteúdos é da nossa responsabilidade. Este blogue espelha a nossa visão de Braga e do mundo. Ninguém é obrigado a vir aqui e quem não gosta, tem sempre a opção de não visitar este blogue.

    Não é necessário explicar o óbvio. Tomo nota do incómodo.

    3. Não percebo porque é que só acham estranho que este blogue não aborde esses temas... Não os vi na maioria dos blogues de Braga e, mesmo nos blogues da coligação Juntos por Braga, pouco mais se pode ler para além dos comunicados oficiais dos partidos.

    Estranho porque o Pedro Morgado sempre se pautou pela denúncia de situações menos claras.

    Obrigado por se ter dignado responder.
    Por mim, assunto terminado.

    ResponderEliminar
  25. é livre de discordar da gestão do Sporting de Braga, mas a quem compete tomar decisões sobre essas matérias é aos associados do clube e aos accionistas da SAD.

    Não quando elas conflituam com a gestão dos dinheiros públicos, como bem sabe.

    ResponderEliminar
  26. Caro PJV

    gosto de futebol e gosto do clube da minha terra, o SC de Braga. Isso não faz de mim menos culto que qualquer outra pessoa como muitos iluminados esquerdistas da nossa região querem fazer crer!

    Não tenho culpa que algumas pessoas suspeitas estejam ligadas ao meu clube! Aprendi a gostar do clube da minha terra com os meus avós, pais e tios, muito antes de cá estarem esses mesquitas e salvadores da terra...

    Eu também não voto neles mas isso não me torna anti-SC Braga. Lamento a sua atitude que é muito comum a uma grande parte da sociedade bracarense.

    Digo-lhe mais, nessa parte da sociedade bracarense existem muitos amantes do desporto rei, esses são adeptos de outros clubes (não é dificil saber quem) e usam este seu argumento para dizerem mal do clube DA MINHA TERRA, o último campeão da Taça Intertoto - O SPORTING CLUBE DE BRAGA.

    ResponderEliminar
  27. É uma Taça? Não, é uma placa. Perdoa-me a provocação, mas é irresistível. Estás a dar-lhe uma importância que, de facto, não tem. Esta é uma competição com menos de 20 anos, criada para ser uma prova de pré-época e que a UEFA resolveu oficializar, transformando-a em porta de cavalo de acesso à Europa.

    Terá um valor simbólico. Mais do que a plaquinha, de salientar é a magnífica prestação do Braga. Siceramente considera que, eliminando o PSG, e dadas as eliminações de alguns candidatos ontem, o Braga pode surpreender ainda mais.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores