Avenida Central

Braga é, Mais Coisa Menos Coisa, Isto...

| Partilhar
Gemma Atkinson

Ricardo Vasconcelos, o chefe de redacção do Correio do Minho, ficou horrorizado com a programação erótica que a SIC escolheu para a noite de ano novo. O jornalista confessa que «o trabalho que a Miss [Liliana Queirós] fez para a Playboy há cerca de um ano» foi «algo nunca antes visto», chegando mesmo a comparar a blasfémia sensual da SIC às bombas que Israel lançou sobre os Palestinianos: «E, tal como em Gaza, valeu quase tudo, mesmo transmitir um programa erótico pouco depois da meia-noite

A resposta ao azedume moralizador de Ricardo Vasconcelos chegou, imagine-se, pelo Diário do Minho, o jornal da Diocese
. «Suprema ironia, na capa da edição da tomada de posição obtusa, o jornal que diariamente publicita prostituição ostentava uma foto de página inteira de uma modelo completamente nua, ao melhor estilo das suas edições diárias», assim escreveu o sempre acutilante Joaquim Martins Fernandes.

À missiva de Martins Fernandes, respondeu Vasconcelos com uma homilia digna de calma leitura e ainda mais lenta digestão. Confessando-se ex-seminarista, deixa escapar que os valores que defende para a sua vida podem não corresponder aos que o Correio do Minho apresenta na linha editorial da qual ele mesmo, o próprio, é chefe de redacção. A pérola, contudo, estava guardada para o remate final: «não sendo eu ninguém para julgar os comportamentos dos outros, a justiça de Deus será feita.» Resta saber como...

O assunto assim contado parece digno de filme de comédia, mas o retrato é trágico e fiel da beatice da cidade. Aos que não salivam nem querem deixar salivar com a sensualidade de Liliana Queirós, convirá lembrar as sábias palavras de Sophia de Mello Breyner Andressen:

As pessoas sensíveis não são capazes
De matar galinhas
Porém são capazes
De comer galinhas
.

18 comentários:

  1. quando se afasta do futebol este blogue vale a pena

    ResponderEliminar
  2. A melhor fotografia publicada por este blog...

    ResponderEliminar
  3. Desta vez a culpa é mesmo dos jornalistas :) Esta cidade fascina-me.

    ResponderEliminar
  4. O sr. Vasconselos confunde erotismo com bilhetes postais a fazer de conta.

    O artista ainda não viu o "Império dos Sentidos". O Bispo ou Arcebispo de Braga viu 20 minutos, e depois disparou sobre a película. No canal 2, às 22horas nos inícios de 90, mais ou menos há 20 anos!

    ResponderEliminar
  5. Mais um episódio revelador da pequenez e atraso intelectual da nossa humilde terra (que eu amo, independentemente de ser especial vítima da religião). Enfim, que dizer mais?


    P.S. Se me permitem corrigir, é Andresen e não Andressen.

    ResponderEliminar
  6. Ninguém percebeu na altura a do "É bom viver em Braga"?! Achavam que tinha a ver com o Mesquita não?! =)

    ResponderEliminar
  7. É triste quando há tanta coisa para se falar de braga e em braga e um jornalista se mete com outro. Conheço o Sr. Joaquim Fernandes, por isso percebo o ataque ao Sr Ricardo Vasconcelos. Como eu há mais quem saiba. Como e lei do bem senso pede exige apenas uma resposta ou defesa nos mesmos moldes quero dizer que gostei da resposta do Sr Vasconcelos.

    ResponderEliminar
  8. Pois meus amigos.....

    Continuem a afastar-se do futebol e escrevam sobre outras coisas. quando isso acontece, deparam-se-nos coisas deliciosas como esta.
    Só cá venho de vez em quando, mas, sem futebol, ou com menos, virei de certeza mais vezes.

    Melhores cumprimentos

    José Magalhães

    ResponderEliminar
  9. muito bem observado. desconhecia por completo esta questão mas confesso que achei tão interessante como tu...é...ele há coisas fantásticas, ñ há?

    ResponderEliminar
  10. E ainda não deve ter visto o Rancho das Coelhinhas... :)

    ResponderEliminar
  11. isto é delirante!!! É caso para que se diga: olha para o que eu escrevo e não para o que eu faço!!!! Enfim... jornaliciquices!!!

    ResponderEliminar
  12. Cuidado com os bracarenses só para a fotografia, perdão, benfiquistas...

    ResponderEliminar
  13. É o Ricardo e pronto...lol.

    ResponderEliminar
  14. Como visitante assiduo venho reiterar as opiniões do Sr. joca e Sr. ATRIBUTOS. Quanto menos futebol mais a qualidade deste blog.

    Continuem o bom trabalho.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores