Avenida Central

Braga Congela Alvalade [e Vitor Pereira]

| Partilhar
«A prova está aí e ficou ontem à vista de todos: em condições normais, sem influências de factores externos, o Sp. Braga pode bater-se com os grandes.» [O Jogo]

O Braga acaba de vencer o Sporting de Alvalade por 3-2, num jogo em que o resultado acaba por ser lisongeiro para a equipa de Lisboa em função do futebol produzido. À semelhança do que sucedera nos outros jogos com os crónicos candidatos ao título, o Braga soube impor o seu futebol com muita classe. Contudo, desta vez venceu porque os homens do apito se isentaram de dar a mãozinha do costume aos chamados grandes. Como seria se os escolhidos de Vítor Pereira tivessem feito arbitragens decentes?

Quanto ao terceiro golo do Braga, o único lance que pode motivar alguma discussão, fico com a nítida sensação que a bola ultrapassa completamente a linha de golo. Aguardemos por imagens mais esclarecedoras.

31 comentários:

  1. Grande vitória do Braga, Pedro. É o regresso do Braga às vitórias nos grandes palcos. Esta época perdemos ao cair do pano em Milão, roubaram-nos na Luz e em casa com Porto e Sporting. Já merecíamos ganhar sem espinhas.

    ResponderEliminar
  2. Quando são 11 contra onze é outra coisa!!!

    ResponderEliminar
  3. Grande vitória do Braga!

    ResponderEliminar
  4. Mesmo assim estava a ver que não "matavamos" o jogo...
    Grande jogo que veio "provar" que sem erros de arbitragem discutiriamos os melhores lugares da Liga...

    ResponderEliminar
  5. Pedro,

    Então a imparcialidade... Imagina lá se a coisa fosse ao contrário (não tenho a certeza em todos estes lances, mas olha lá o que dirias ao contrário):
    1- Primeiro golo, há jogada perigosa do Alan?
    2- O segundo golo é precedido de falta sobre o Vukcevic no meio campo?
    3- Há penalty sobre o vuk pelo Luís Aguiar?
    4- Quando o Tiuí se isola está em fora de jogo?
    5- A bola entra?

    Admito que é difícil ajuizar alguns deles. Não deixa de ser estranho que o benefício da dúvida tenha caído para o Sporting.

    Quanto ao resto, o Braga mereceu ganhar porque foi mais inteligente (o Rochemback e o Abel são uma nódoa). Daí a dizer que o Braga massacrou o Sporting...

    Um abraço e acho que se calhar devias refrear algum excesso na análise dos jogos

    ResponderEliminar
  6. Pois, só o lance do 3º é que levanta certa discussão(assumo que não ia gostar nada que fosse marcado contra o Braga)

    mesmo com o Sr.Paulo Bento a dizer que foi dos piores jogos do SCP, não me pareceu que tenham feito assim um jogo tão mau, assustaram ao entrar na 2a parte.

    o que mais gostei foi do toque subtil do Renteria ao receber a bola do Aguiar e a enquadrar com a baliza

    ResponderEliminar
  7. É fantástica a crónica sobre o jogo na página da Bola: " terá ficado por assinalar uma grande penalidade a favor do sporting depois de o árbitro não se aperceber que luís aguiar faz falta sobre vukcevic..." Estes tipos não tem vergonha nenhuma.
    Grande Braga, grande vitória. Parabéns ao Paulo Bento pela leitura correcta do jogo no flash interview

    ResponderEliminar
  8. Caríssimos

    Sou adepro do Sporting, mas não me custa reconhecer que o Braga, à excepção dos primeiros 15 minutos da segunda parte, foi sempre a equipa mais organizada e perigosa, assentando-lhe muito bem a vitória. Se as arbitragens do jogo da Luz e contra o Porto (não me vão falar do pseudo-penalty do Postiga na primeira volta, pois não?) tivessem sido isentas, o Braga teria grandes hipóteses, na minha opinião, de disputar o título até ao fim.

    Quanto à arbitragem deste jogo não posso estar de acordo e se fosse ao contrário encontraria aqui muito boa gente a lamentar-se.

    É apenas a minha opinião e sei que amanhã a imprensa lampiã e andrade branqueará, como de costume, tudo, mas, aqui fica para registo: (i) primeiro golo do Braga com duplo pé em riste sobre Derlei; (ii) segundo golo do Braga precedida de falta no meio campo bracarense sobre Vukcevic; (iii) no terceiro golo, ninguém consegue, dizer, em bom rigor, se é golo, ou se não é (ou seja, na dúvida, penaliza-se não quem ataca, mas os do costume); (iv) cartão amarelo por assinalar a Luís Aguiar por agarrão a Rochemback; (v) cartão "alaranjado" por assinalar a Luis Aguiar por calcadela sobre Moutinho; (vi) falta por assinalar sobre Vukcevic à entrada da área do Braga, que ainda por cima, viu amarelo; (vii) lance no mínimo "duvidoso" na área do Braga - vi o Braga contra o Porto pedir um penalty muito semelhante - com João Pereira a desviar Vuk...

    Quanto ao Sporting, apenas conseguirá ser campeão, quando, em jogos com adversários tão dificeis como o Braga, conseguir ser tão beneficiado como o Porto ou o Benfica...

    Saudações leoninas

    Leão do Norte

    ResponderEliminar
  9. Tu só falas é do que te interessa.

    Do penalti sobre o Vukcevic não falas tu..

    Enfim, este blog está cada vez mais portista e sem credibilidade nenhuma no que toca a futebol.

    ResponderEliminar
  10. O única lance que pode motivar alguma discussão? A Bola por exemplo já sugere que realmente era penalti sobre o Vukcevic, que acaba traído pela palhaçada que fez noutros lances. Além de que o golo do Derlei não devia ter contado. O árbitro devia ter parado o jogo, assinalado grande penalidade e expulsava Moisés por acumulação de amarelos.

    Tinham que ver devolvidos os pontos roubados. E o grande que não alinha em sistemas pagou a factura de dois jogos, muita conversa do presidente e treinadores do Braga, e a demissão do Mesquita. Caso para dizer que a "Pressão Resolve" ?

    ResponderEliminar
  11. "O único lance que pode motivar alguma discussão".... Ahahahahah!
    E o penalty sobre o Simon Vukcevic logo depois do golo do Sporting? E o lance do golo do Saporting? Um penalty claro do Moisés com a mão que lhe dava o segundo amarelo. Por acaso deu golo, mas...

    Já agora: o indivíduo que levou aquele frango no 3-2 é que é o melhor guarda-redes potuguês? AhAhahahah! O Beto dá dois deles. Vamos Leixões! Sem favores nem orçamentos gigantescos, entre os grandes!

    ResponderEliminar
  12. Ah a cegueira do Pedro Morgado...

    ResponderEliminar
  13. é pá agora não falas da bola que não entrou e que foste beneficiados num golo enexistente...agora não dizes nada Morgado

    ResponderEliminar
  14. Caro Bruno,
    Portista??? LOL.

    Caro Paulo,
    Reconheço aí uma certa ânsia em denegrir o mérito do Braga. Concordarás que o Braga continua altamente prejudicado na presente Liga.

    Caro Pedro Monteiro,
    Acho que a sua visão do jogo está um bocado toldada de verde. Não me parece que o árbitro tenha errado tantas vezes.

    ResponderEliminar
  15. Caro Pedro

    Acabei de dizer no meu comentário que o Braga foi roubado, não tenho medo à palavra, noutros jogos. Não faço balanços de totais de jogos em que foi prejudicado e beneficiado porque não vejo os jogos todos do Braga.

    Por outro lado não tenho problema nenhum em dizer que o Sporting não jogou bem porque o Braga não deixou, e foi superior tacticamente a uma equipa sem soluções.

    Admito tudo isto com alguma facilidade. Respondendo: denoto na tua resposta uma certa ânsia em desviar a conversa para não ser obrigado a admitir que desta vez o Braga foi ajudado.

    ResponderEliminar
  16. Caro Paulo,

    Não há ansia em desviar conversa. Eu comento os 2 lances sem problemas:

    1. 3º golo: continuo com a sensação que a bola entra.

    2. suposto penalti: é certo que os chamados grandes estão habituados a ver este tipo de «pseudo-faltas» marcados em seu favor, mas na verdade não me lembro de ter sido marcada uma falta destas a favor do Braga. Já no jogo com a Naval disse aqui que não concordava com o penálti assinalado (bastante semelhante a este).

    ResponderEliminar
  17. Do golo se entra ou se não entra, estou como tu: espero para ver. Mas exactamente por causa disso não falei sobre isso no meu primeiro comentário.

    Do lance do penalti, acho que é penalti. O jogador do sporting tem a frente do lance e é empurrado. Logo é penalti.

    E depois o 3º lance de que não falas e que com certeza mudava a capacidade de responder da forma que o fez do Braga. O penalti de mão do Moisés e consequente expulsão.

    E posto isto penso que há motivos para concluir que o Braga foi beneficiado. E que o árbitro se enganou algumas vezes, sempre para o mesmo lado.

    ResponderEliminar
  18. Enfim... estes adeptos falam de coisas que ninguém do próprio clube se queixa!

    Ouçam os comentarios do Paulo Bento que me surpreenderam pelo excepcional Fairplay...

    O braga ainda tem qq possibilidade de lutar pelo titulo, embora ninguem, adeptos ou direcção do clube o desejar!

    Parece-me já é que há uns Leixonenses muito nervosos em relação ao próximo jogo!

    Só um comentário para a hipócrisia de certos adeptos que numa semana não comentam arbitragens ou as minimizam e hoje são os que mais elevam os protestos contra o homem do apito! Agora todos pedem a cabeça do Sr (ou não) Vitor Pereira!

    Abç a todos e peçam ao Pedro comprimidos para a azia!

    ResponderEliminar
  19. Pedro

    A minha pode está toldada de verde mas a tua está bem rubra... Tanta cabala contra o Braga (deve-te ter doído citar o MM ;)) obrigava-te a reconhecer que existiram erros qb. Eu não disse que eram todos mal ajuizados. Disse que penderam todos para o lado do Braga. De resto, já admiti que o Braga jogou melhor mas acho um exagero, uma auto-comiseração aprva do sporting dizer que o Braga foi muito superior. Foi superior e mais inteligente mas o sporting teve ainda algumas oportunidades de golo. Enfim, não me chateio com isto mas acho de depois do exagero anterior ficava-te bem não adoptar este estilo laudatório

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. O Braga ganhou e pelo que vi ganhou bem. O homem do apito parece que não foi problema. Para que raio foi chamado o Vitor Pereira?
    O que este jogo devia provar é que haverá sempre casos polémicos. Eu acho que a bola entrou, mas os sportinguistas acham o mesmo? Se a golo não tivesse sido validado, mesmo aqui a dúvida parece existir, o homem do apito teria favorecido o Sporting? Já seria um problema do Vitor Pereira?

    ResponderEliminar
  21. Oh pá, podes falar também do clássico entre os corruptos e o Benfica... Já é clássico mesmo... São 20 (ou mais) anos de roubo... José Pratas, Carlos Calheiros, António Costa, Lucílio Baptista e...Pedro Proença, são nomes a não esquecer!
    O Benfica até pode ter sido "beneficiado" em 2 pontos frente a este clube satélite dos corruptos, mas já foi prejudicado em 6 (Setúbal, Nacional e corruptos...).

    ResponderEliminar
  22. se os lances ditos polémicos fossem ao contrario, estava o pedro morgado a criticar a arbitragem e os sportinguistas nem se ouviam porque ja seria a segunda vez que eram beneficiados contra o braga... por isso cada um vê aquilo que quer e como quer. o futebol é assim seja de que clube for.

    ResponderEliminar
  23. Paulo Lopes:
    O empurrão é feito fora da área. Agora a razaõ para ter havido empurrão é porque o Vuk desistiu da bola e abrandou para que o defesa lhe caísse nas costas. Infelizmente é um tipo de lances que se vê muitas vezes ser marcado em Portugal, inclusivé, a favor do Braga. Acho que o árbitro esteve bem.

    ResponderEliminar
  24. As faltas agora pelas novas regras são marcadas onde termina a falta. O empurrão começa fora da área mas acaba dentro.

    Já agora, já tenho a imagem do momento em que a bola Não(!) entra na baliza do Sporting. Vou enviar para o Correio do Minho para publicarem...

    ResponderEliminar
  25. O Vuk pára de correr de forma a provocar o lance na área! Não há qualquer falta. Perdem bem e depois desculpam-se com coisas inexistente! O Paulo Bento de nada se queixou!

    Muita azia! O Braga ganhou bem!

    ResponderEliminar
  26. O Paulo Bento como foi pior tacticamente e perdeu bem (em termos de diferenças de qualidade de jogo apresentado) e portanto assumiu a derrota. Se o Jesus tivesse feito o mesmo naquele jogo em que o João Pereira diz que fizeram o pior jogo da época também lhe tinha ficado bem... Espera, isso foi contra o Porto?

    ResponderEliminar
  27. Paulo Lopes, manda 1º para aqui. Fascinante, tens material que mais ninguém tem. od arranjas isso?
    tens de todos os casos duvidosos desde o inicio da epoca?mas tem mesmo de ser desdo o inicio, 1º jornada mesmo

    ResponderEliminar
  28. Aqui vai um truque Mário. Se está a usar um pc intel, com windows OS ou mesmo linux, prima a tecla Print Screen quando estiver a ver o video do resumo do jogo, seguido de Ctrl+V por exemplo no Paint. Se por outro lado está a usar um mac, carregue Shift+Cmd+4 e seleciona a região a guardar, ou apenas Shift+Cmd+3 que ele tira imagem de todo o monitor e guarda na "Secretária".

    E assim passa a ter material que "mais ninguém tem". Fascinante não é?

    ResponderEliminar
  29. estou num pc intel wos mas é velho, assim como o teclado, e já não tem a tecla ctrl há muito :D

    só com uma câmara alinhada com a linha de fundo é que daria para avaliar com rigor,e isso acho que nem tens tu, nem a rtp! e eu já assumi "lá em cima" que não gostava nada que este golo fosse marcado contra o Braga

    ...por falar nisto, chip na bola já era bem vindo

    abraço

    ResponderEliminar
  30. realmente estou mesmo fascinado....

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores