«Heterosexism is the belief that a heterosexual relationship is preferable to all others; it implies discrimination against those practicing other forms of sexuality.» [Kaplan & Sadock's Synopsis of Psychiatry, 10th Edition, 2007, pp 686]
João Moreira Pinto tem andado a pensar muito na homossexualidade, coisa que só lhe fica bem já que um médico tem que aprender a conhecer e a respeitar a pessoa humana na sua imensa diversidade. Contudo, importa esclarecer alguns dos erros grosseiros presentes na última dessas reflexões.
Em primeiro, a homossexualidade é naturalmente normal. A consulta de qualquer livro de texto de Psiquiatria, do ICD-10 ou do DSM-IV teriam evitado as dúvidas metódicas que o João Moreira Pinto evidencia.
Em segundo, a aceitação social não é critério científico para a definição de normalidade biológica. E, tal como refere a Ana Matos Pires, quantificar os pesos genético e ambiental no desenvolvimento da homossexualidade é irrelevante para este debate. Ou precisamos de saber em que grau genético é um branco diferente de um preto para os aceitarmos como normais?
Por último, os médicos devem evitar o heterossexismo, tal como o racismo ou a xenofobia são naturalmente evitáveis. Já imaginaram como se sentirá um adolescente homossexual sabendo que o médico que está à sua frente tem «a certeza que a homossexualidade não é natural»?
João Moreira Pinto refere que é católico praticante. Terá evidências "naturais" da existência de Deus? Conhece mais alguma espécie que pratique o culto religioso? Fica a questão.
ResponderEliminarPedro,
ResponderEliminarObrigado pela análise. Deixe-me apenas deixar dois reparos:
1. Em situação alguma, descriminei ou descriminaria um homossexual.
2. Apesar de o DSM-IV estar constantemente a ser actualizado, a versão não me contradiz. Não considero a homossexualidade uma doença.
3. Sobre o resto, estamos de acordo.
Cumprimentos.
"Apesar de o DSM-IV estar constantemente a ser actualizado..." Cuidado com essas afirmações, João, as novas edições de instrumentos classificativos são frequentes em Medicina - e não só no que à Psiquiatria diz respeito -, veja o que acontece com a ICD, da responsabilidade da OMS e que integra todas a áreas da Medicina, vai sair este ano a ICD-11.
ResponderEliminarPara além disso, o instrumento classificativo americano para a psiquiatria tem cinco eixos, e muitas das revisões prendem-se com alterações dos eixos IV e V, nada tendo que ver com a nosologia propriamente dita. Só por curiosidade, sabe quantas "actualizações" - imagino que devo ler revisões - foram feitas desde que o João nasceu?
Esclareça-me qual é a normalidade biológica na homossexualidade, pois não estou a ver como poderá a atracção exclusiva pelo mesmo sexo ser compatível com tal.
ResponderEliminarNão é uma pergunta retórica.