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Comboio e Barragens em Debate [2]

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Conforme prometido, aqui fica o registo audio do mais recente Trio de Blogues do Rádio Clube.



10 comentários:

  1. Mas ha aqui um erro: o comboio que liga bruxelas a paris (300 km) é bem diferente do comboio que vai ligar porto a vigo.

    Se o nosso país já tivesse alta velocidade desde os anos 90 ou até mesmo 80, as linhas do interior não teriam fechado.

    Locomotivas a diesel não é sinal de subdesenvolvimento.

    É importante a distancia da estação ao centro de Braga, agora à UM não me parece tão importante, o comboio de alta velocidade só vai estar ao acesso dos docentes e dos alunos mais abastados. Basta ir perguntar aos alunos quem utiliza o alfa pendular semanalmente.

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  2. "o governo adia novamente a questão da resolução dos problemas em torno da variante da Trofa"

    O Túnel da Trofa JÁ está em construção (http://www.onoticiasdatrofa.pt/nt/?option=com_content&task=view&id=2703&Itemid=469) e devidamente orçamentado no PIDDAC de 2009. O problema do tempo de percurso entre Porto e Braga tem outras causas: a baixa velocidade máxima praticada (130/140 km/h), e a praticar. Fala-se de cor e depois diz-se asneiras. Típico de aprendiz de político.

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  3. Caro António Alves,

    Lamento o teor persecutório e obsessivo dos seus comentários. Confesso que não consigo perceber de que é que é aprendiz...

    Tal como digo e mantenho, o adiar sucessivo da duplicação na Trofa tem sido um empecilho para o encurtamento da duração das viagens. Houve para ali um lapsus linguae que obviamente assumo. A oração em causa está relacionada com a que a sucede e não com a que a precede.

    Cumprimentos.

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  4. Boa! A falta de conhecimento e impreparação para discutir os assuntos; a ignorância da realidade, mesmo quando ela mora na freguesia ao lado; e a irresistível vontade para largar um qualquer soudbyte, agora são lapsus liguae. Boa! Estamos todos perdoados! ;-)

    A questão da Trofa até teve uma resolução bastante célere, em termos portugueses obviamente. Se há assunto em que se deve criticar o governo central não é propriamente este, bem pelo contrário. Com razões de queixa estão os de Vila Franca de Xira que reivindicam o mesmo há décadas e assistem impotentes a muitas mortes de pessoas colhidas por comboios nas perigosas passagens para peões da sua estação. Mas enfim, certos 'regionalistas' são especialistas em tiros nos próprios pés.

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  5. Caro António Alves,

    A falta de conhecimento e impreparação para discutir os assuntos; a ignorância da realidade, mesmo quando ela mora na freguesia ao lado; e a irresistível vontade para largar um qualquer soudbyte fizeram com que nos tenha prendado com a triste figura de confundir a área territorial dos 9 concelhos da AMP com os mais de 90 da Região Norte. Quanto a equívocos estamos falados, ou é preciso dizer mais alguma coisa?

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  6. Sim, o sistema de transportes da área metropolitana do Porto, sujeito de indemnizações compensatórias, serve, além do Grande Porto, mais 10 concelhos, a saber:

    Braga, Barcelos, Famalicão, Guimarães, Vizela, Santo Tirso, Trofa e ainda, já na NUT III do Baixo Vouga, pertencente à Região Centro, Ovar, Estarreja e Aveiro.

    Mais alguma coisa em que eu possa diminuir a sua ignorãncia?

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  7. Não entro na escalada de violência verbal que, pelos vistos, é seu apanágio, senhor-sabe-tudo.

    Se soubesse ler, teria visto que é isso mesmo que escrevo no Norteamos. E não é "o sistema de transportes da AMP"... Mas sim e APENAS os transportes da CP. Ou o Metro do Porto também serve Braga e ninguém deu por nada?

    O que lhe ficava bem era assumir o erro. Mas isso é uma questão de carácter e não de ignorância.

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  8. hum... erro ou "lapsus linguae"? ;-)

    há quem seja capaz de dizer uma coisa e o seu contrário sem o menor prurido. Questões de carácter.

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  9. É melhor assumir o erro que permanecer na ignorância.

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  10. Locomotivas a diesel?

    A Inglaterra tem muitas... nos EUA são aos montes, no Canadá também, Brasil, Índia, Irlanda, Austrália..
    A Espanha tem vindo a aumentar a sua rede electrificada e Portugal também tanto mais que a Guarda e Castelo Branco já têm comboios eléctricos!
    E Faro também. Brevemente Évora (nesse Alentejo longínquo).

    ps: a Suiça praticamente não comboios a diesel. Mas não vamos agora exagerar nas comparações.

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