Avenida Central

Braga Europeu

| Partilhar
«No início de 2003, António Salvador assumiu a presidência do Sporting de Braga. De temperamento difícil e com ideias que depressa entraram e conflito com a mediocridade que caracteriza a política de gestão da esmagadora maioria dos clubes portugueses, ninguém lhe deu importância. Contrato Jesualdo Ferreira e o 14º lugar desse ano alargou o sorriso hipócrita dos invejosos. Hoje, grandes à parte, obviamente, com cinco presenças consecutivas na UEFA, assina um feito apenas reclamado pelo fabuloso V. Setúbal dos anos 60.

O que merece relevo, porém, não é a fantástica vitória sobre os ingleses do Portsmouth, mas a consolidação do Braga europeu e a conquista de um estatuto que coloca em patamar imediatamente abaixo de Benfica, FC Porto e Sporting. O Boavista desapareceu; O V.Guimarães, sem envergadura, nem organização, nem dirigentes, perdeu a corrida e só disfarça essa inferioridade através da simplória rivalidade minhota. O Marítimo, apesar das generosas ajudas financeiras e do Governo da Madeira, é o que se vê: não sai do mesmo sítio. Todos os outros que apregoam grandezas no passado vivem agrilhoados a dívidas, vaidades e incompetências.» [Fernando Guerra, A Bola]

11 comentários:

  1. E para completar acrescento eu, bracarense e portista de um clube só:

    Ao contrário do que acontecia com Braga e Setúbal dos anos 60, hoje Setúbal continua a não tem uma burguesia própria pese a dimensão da cidade. Braga tem. Uns mais terra a terra como o Salvador, outros com tiques de novos ricos, mas tem. Um trabalho sem aventuras megalómanas é garante da continuação dum crescimento sustentado. O que, ao contrário do que pensa muita gente, será excelente para o clube, cidade, região e futebol português três grandes incluídos.

    ResponderEliminar
  2. "...só disfarça essa inferioridade através da simplória rivalidade minhota"

    ahahahahahahahahaha

    Não poria melhor... :)

    ResponderEliminar
  3. Como bracarense convicto não desprezo as possibilidades do Vitória, pese embora a crise social no Vale do Ave. E vendendo jogadores (já vendeu o Geromel por uma pequena fortuna...) tem capacidade para ombrear com o Braga, cujo êxito recente está muito ligado às vendas milionárias...
    O Boavista e o Vitória de há 15/20 anos foram grandes face às vendas de jogadores que efecturam, principalmente para o Benfica, quando as equipas grandes portuguesas ainda compravam caro em Portugal...

    ResponderEliminar
  4. Não sei exactamente quem é este senhor. Mas devia ter cuidado. As palavras por vezes, têm o estranho condão de se virarem contra nós.

    É muito fácil fazer discurso de campeão depois de uma vitória como a de quinta-feira (já agora, parabéns). Mas o tempo dirá se este senhor falará assim se as coisas começarem a correr mal e o Braga também se virar para a "simplória rivalidade minhota".

    ResponderEliminar
  5. Feliz o clube que nasceu em 2003. Por onde andava antes e vivia de quê? E em 2007/08 por onde andou no campeonato?

    ResponderEliminar
  6. Antes de 2003 já o Braga tinha ganho uma Taça de Portugal. Quantas ganhou o teu clube vimaranês?
    E independntemente de por onde audou na época passada, o facto é que ainda continua a passear pela Europa.

    ResponderEliminar
  7. O ano passado também andou a passear no campeonato, tanto que até mandou passear alguns treinadores ou não?

    ResponderEliminar
  8. E o teu clube, Vimaranes, em 2006/2007, por onde andou no campeonato?
    Gisela

    ResponderEliminar
  9. O Manuel Machado não servia e agora está em primeiro enquanto que o clube da britalar está no fundo da tabela.

    ResponderEliminar
  10. Lá teve o Fernando Guerra que movitar o seu benfiquismo e ódio visceral ao Belenenses, elogiado o benfica do minho. Enfim, uma das maiores anedotas que conheço..Porque não vao outra vez para São Tomé e Príncipe?

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores