Avenida Central

Cinema em Braga

| Partilhar
O exercício é revelador. Pega-se hoje num jornal qualquer e procura-se a secção em que surge a agenda com as sessões de cinema. Depois, fazem-se duas ou três contas. Os resultados, para quem fizer os cálculos a partir da página 16 do caderno P2 do Público, indicarão que há, na cidade de Braga, dezassete salas de cinema e que os bracarenses podem ver filmes em setenta sessões. Nada mau ou bem bom ou algo assim, dir-se-á.

Se alguém, entretanto, espreitar o quadro de “As estrelas do Público”, que avalia dez filmes recentemente estreados e que, portanto, se encontrarão facilmente por aí em exibição, verificará que apenas três recebem alguma menção de muito bom (Indiana Jones e o reino da caveira de cristal e Nós controlamos a noite) ou de excelente (O segredo de um cuzcus).

Claro que as estrelas que os críticos atribuem aos filmes têm uma valia que não convém inflacionar, mas, seja como for, dos três filmes distinguidos, apenas um, e não o melhor, pode, presentemente, ser visto em Braga. Mesmo que feito com outras variantes, o exercício apontaria para idêntica conclusão: como espectadores de cinema – e, não raramente, em outros domínios sucede o mesmo –, temos cada vez mais por onde escolher, mas nem por isso temos mais possibilidades de escolha.

6 comentários:

  1. Ora aqui está em poucas palavras um dos grandes problemas da oferta cultural desta cidade.

    (há uma excepção no bragashopping, que é a escolha dos filmes de culto. sem dúvida que aí - tantas vezes com atraso de meses - se podem ver os bons filmes que não passam nas salas em braga)

    ResponderEliminar
  2. Realmente já me queixei disso ao pessoal da Lusomundo à uns meses, anos, atrás. Disseram que iriam renovar e aumentar as salas de 7 para 9. (foi antes do aumento do BragaParque)
    Ainda não tive grande oportunidade para ver a grelha de filmes por semana...
    Mas pelo que escrevem, a saga continua...
    O BragaShopping sempre teve uma programação mais ecléctica e menos sensassionalista.
    O Theatro Circo tem exibido filmes? Desconhecia!
    E daqui a pouco abrem os novos shoppings que vão adicionar mais salas à cidade. O responsável do Espaço Braga falou a um jornal que o shopping iria ter 15 salas de cinema. Achei estranho porque no projecto só tinha 7! Enfim.

    ResponderEliminar
  3. caesar, sim teve antes da reconstruçâo. A grande e a pequena salas. O cinema era quase todo independente ( da atalanta fimes) e de alta qualidade.

    ResponderEliminar
  4. Caro José Manuel Faria,
    Sim, antes da reconstrução sabia, pelo que cheguei a frequentar (pouco). Tinha perguntado se agora, depois da reconstrução, tinham exibido filmes.
    Sei que as salas estão preparadas.

    O cinema Gold Center... façam uma SexShopping center e a coisa faz sucesso. Agora assim...

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores