Ainda há umas horas, o "Não" reunia 51% das escolhas. De repente, o site do Diário do Minho foi invadido por efusivos apoiantes do cónego que colocaram "Sim" e "Não" em igualdade percentual.
O instrumento está longe de ser um bom aferidor das preferências dos bracarenses, mas não deixa de surpreender que no espaço virtual do jornal da Arquidiocese haja tantos opositores à empreitada. Seja como for, não vejo nenhum motivo para erguer no espaço público uma estátua ao cónego enquanto muitos ilustríssimos bracarenses continuarem sem idêntica homenagem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Já se sabe que o homem vai ter um estátua mais cedo ou mais tarde com o beneplácito de MM.
ResponderEliminarDeixem-me fazer uma sugestão para o problema da estátua do cónego Melo.Pelos vistos a estátua está pronta. O homem é capaz de merecer a estátua pelo que fez. As esmolas que deu e as que ganhou. Pelos afilhados que tem, pelas obras que realizou, pelo Sporting de Braga, pelos hoteis do Bom-Jesus,pelo ISAVE, pelo baile que deu ao COPCON, pelas irmandades do São Bento e do Sameiro. O cónego Melo não é na verdade um ser amorfo na cidade de Braga. Merece, como outros uma estátua com a diferença de que a dele já está pronta e para os outros nem bronze há ainda. Por isso ponham lá a estátua no único sitio onde fica bem-NO SAMEIRO.
ResponderEliminarPorque razão a estátua do Cónego se encontra num armazém da Câmara Municipal?
ResponderEliminarSerá que também posso lá guardar as tralhas que tenho na garagem?...ou é só para os amigos?!
Avelino Ferreira Torres já um estádio e uma avenida no Marco de Canaveses.
ResponderEliminarNão era de bom tom oferecer-lhe uma estátua (em vida) na cidade de Braga?
Gosto desta gente humilde que aceita estátuas. Em vida, pois claro.
E se as aceita é porque as merece.
Porque cada estátua vale o que vale, nâo considero importante que "os tipos da massa" cá do burgo, tenham vontade em ter uma estátua dum amigo, admiro-me seja a do cónego quando seria mais lógica a de Salazar.É o entendimento e o sentido de alguns sobre humanismo, humildade e solidariedade para com os que mais precisam...
ResponderEliminarPor que não colocam a estátua nos terrenos da Igreja? De preferência num local escondido.
ResponderEliminarMas...o Arcebispo estará de acordo?
Gostava de saber a sua (do D. Jorge) opinião.
se a estátua for feita vamos recorrer ao instrumento preferido do cónego: A BOMBA!
ResponderEliminarA estátua do Cónego Melo chora lágrimas de sangue!
ResponderEliminarLouvado seja o Senhor e a Virgem Santíssima!
Porque haverá só anónimos a comentar? Receio de serem identificados?
ResponderEliminarOntem fui votar ao sítio do Diário do Minho, e verifiquei a votação entre os apoiantes da estátua (em terreno da Igreja ou noutro) e os seus opositores estava empatada (50% - 50%). Hoje, os opositores estão 8% à frente. Num total de mais de 10700 votos, é de estranhar esta evolução tão rápida dos números.
Mas estes inquéritos valem o que valem: nada.
Quem é o Tiago Laranjeiro?...um ilustre anónimo?!
ResponderEliminarTambém os registos valem o que valem....digo eu!
Segundo o dicionário Priberam (http://www.priberam.pt):
ResponderEliminaranónimo
do Lat. anonymu < Gr. anónymos, sem nome
s. m.,
aquele que não assina o que escreve;
adj.,
sem nome de autor, que não é assinado;
diz-se da sociedade comercial que é apenas representada por um título.
O nome com que assino é o que consta no meu Bilhete de Identidade, embora lá esteja mais completo.
Segundo o "Novo Dicionário Compacto de Língua Portuguesa" de António de Morais Silva, que digamos, é um "bocadinho" mais completo que o Priberam, designa assim a palavra anónimo:
ResponderEliminarAnónimo, adj. Sem nome; sem assinatura /Sem dominação/ Diz-se da sociedade comercial que não é designada pelo nome de nenhum dos associados. /S.m. Aquele que não assina o que escreve. /Aquele cujo o nome não é conhecido/ Pequeno quadrúpede da Líbia, com orelhas largas e compridas.
Compreende agora o que eu queria dizer com "anónimo"?!
Se quiser eu dou-lhe uma pista: Não é o pequeno quadrúpede da Líbia
Creio que também não será da sociedade comercial que não é designada pelo nome de nenhum dos sócios.
ResponderEliminarEstes são os seus 15 minutos, caro Anónimo. Talvez os meus já tenham sido, ou nunca cheguem a ter lugar, mas não me escondo no meio da multidão, daí atirando pedras sem se saber quem sou. Se não sou conhecido, tanto melhor. Aqui dei a cara, ou o nome. E o dono deste espaço conhece-me - não só de nome -, sabe onde ir para comigo tirar satisfações.
Ainda eu, o mesmo anónimo.
ResponderEliminarPara sua informação, o detentor deste blog tem acesso aos IPs dos comentadores, ou seja, é muito fácil identificar quem comenta.
Para além disso, não estou registado porque não me apetece. (isto para além de não querer fazer sombra ao Pedro Morgado...Estou a brincar!).
Não tenho problema nenhum em dar a cara quando for preciso, aliás, dei-a em actos públicos quando da primeira "ofensiva" para a colocação da estátua....sem nenhum tipo de problemas...Era o que faltava!
Mais, conheci o Cónego pessoalmente (infelizmente!), por razões profissionais, sem nunca esconder a minha opinião em nenhuma circunstância.
Estou em crer que não terá sido o sr. Anónimo o autor dos 8 comentários anteriores ao meu, nem nos mais de cem que o Cónego já motivou desde o seu falecimento, por aqui.
ResponderEliminarJá agora, o Pedro Morgado tem acesso aos IP's, sim, mas nunca à identidade de quem se encontra por detrás deles... Serve, às vezes, para identificar este ou aquele comentador, dado vir de determinado local. Daí a chegar-se à pessoa, vai uma longa e custosa caminhada.
Quanto à suposta campanha pela estátua, não vejo qualquer problema. E se D. Jorge gosta ou não da ideia, são contas de outro rosário. Opiniães todos temos.
Ainda o mesmo anónimo (Cada vez menos anónimo).
ResponderEliminarFaço minhas as palavras do anónimo das 10:24.
Cumprimentos
Eles aproveitam tudo para publicitar os seus blogs, tão certinhos, tão bem feitos,os maiores que ninguém comenta ou pura e simplesmente se "borrifa" para o que eles escrevem e vai daí, bota bordoada nos anónimos, que se atravessam a discutir e opinar cidadania (obrigado Pedro).
ResponderEliminarNão satisfeitos ainda lançam laranjas à cabeça assegurando que os IPs podem ser identificados (com verdadeiro trabalho de bufo) e o quadrúpede passa a bípede identificado.
Quanto à estátua já botei palpite e enquanto não tiver uma estátua equestre na cidade sou contra todas as outras.
PS: já me esquecia. Em que pé está/rá a arvore de Gualtar?
Toninho Regadas
Vou deixar de ser anónimo, vou assinar como qq coisa.Mas talvez seja melhor esquecer o que li e partir para outro lado.Passem bem acabo aqui como anónimo e não só.Fiquem bem e bom proveito.
ResponderEliminarAos anónimos peço entendam, as pessoas gostam de mediatismo, a fama, o nome, o dizer...escrevi e disse, é importante para muitos.Vamos ter paciência e entender esta forma"genuína" de ser Português.Participem nunca digam sim por mêdo ou receio, assumam com frontalidade e lealdade as vossas ideias e opiniões.Fácil será sempre dizer sim...
ResponderEliminarAos anónimos peço entendam, as pessoas gostam de mediatismo, a fama, o nome, o dizer...escrevi e disse, é importante para muitos.Vamos ter paciência e entender esta forma"genuína" de ser Português.Participem nunca digam sim por mêdo ou receio, assumam com frontalidade e lealdade as vossas ideias e opiniões.Fácil será sempre dizer sim...
ResponderEliminarPor solidariedade a academia de braga vai substituir o enterro da gata pelo enterro da estátua e assim acaba a polémica e sai mais barato do que se fosse destruída á bomba ou de outro jeito.
ResponderEliminarDeixem a estátua em Paz.Se o povo a quer nada a fazer.Então não é caso idêntico ao do Museu de Santa Comba? Os Monumentos têm um significado.
ResponderEliminarO melhor lugar para a estátua é o Largo da Estação...assim os visitantes, podem admirar a obra à chegada .
ResponderEliminarO melhor lugar para a estátua é Rotunda de Celeirós...assim os visitantes, podem admirar a obra à chegada.
ResponderEliminarO melhor lugar para implantação da estátua é o cimo do monte do picoto.Assim toda a cidade o"venera",a não ser que o lugar esteja reservado para outro"famoso"
ResponderEliminar