Avenida Central

«Caloira de Braga violada na Festa da Queima» - Algumas Reflexões

| Partilhar
1. Independentemente do que se vier a demonstrar como verdadeiro neste caso, uma violação é sempre um acto deplorável que deve merecer o repúdio de todos. Tal como havia escrito, o caso da alegada violação de uma caloira durante as Festas do Enterro da Gata está a provocar uma avalanche de emoções pejadas de insinuações desnecessárias, de generalizações abusivas e de investidas machistas.

2. Parece-me que a forma sensacionalista como a comunicação social abordou a questão poderá causar danos irreparáveis aos intervenientes neste caso. Isto para não falar das imprecisões grosseiras e dos sucessivos e propositados erros na nomenclatura adoptada pelos jornais envolvidos.

3. Convém não esquecer que o facto de uma pessoa que pertence ao grupo A, B ou C praticar um acto deplorável não é motivo suficiente para concluir acerca dos restantes elementos desses mesmos grupos.

4. Nunca é inoportuno reflectir sobre o fenómeno das praxes e da promiscuidade entre as associações de estudantes e as estruturas praxísticas. Ainda assim, devem evitar-se as associações directas entre o fenómeno da praxe e o acto alegadamente ocorrido.

5. Ainda que o sistema judicial esteja na mira das maiores suspeições, todos os julgamentos na praça pública são desapropriados e, não raras vezes, altamente injustos. A «justiça popular» é a negação do Estado de Direito.

Adenda - As posições assumidas pela Universidade do Minho e pela AAUM sobre esta matéria são intocáveis. Há que aguardar que as autoridades actuem.
"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores