Avenida Central

Avenida MarginalA terceira via do PSD

| Partilhar
O espectro político em Portugal encontra-se razoavelmente bem preenchido pelos partidos estabelecidos. O centro oscila entre o PS e o PSD. Cada partido tem um núcleo duro no centro e, nas margens, um eleitorado um pouco mais maleável cujo voto oscila mais com contingências do ciclo económico e da personalidade do líder partidário do com qualquer questão substancialmente ideológica.

Depois aparecem o Bloco de Esquerda e o PCP. A inspiração é a mesma (e até já tem 150 anos), mas os eleitorados são distintos. O PCP continua a martelar na luta de classes e na revolução do proletariado. O Bloco de Esquerda modernizou o tom e acrescentou-lhes as causas fracturantes. Ganharam em jovens o que perderam em camponeses.

Por fim, o CDS alberga um pouco de tudo o que se encosta à faixa mais direita do espectro. Cabem conservadores, conservadores-liberais e democratas cristãos. Há mais Conservadorismo do que propriamente Liberalismo, arrisco dizer. E depois sobra o PNR, que fica com as sobras nacionalistas. Um espaço pequeno para crescer.

O PSD está actualmente à procura de líder, do qual dependerá a sua orientação programática. O líder escolhido deparar-se-á com um espectro político bem definido e com um eleitorado razoavelmente estável em termos de escolhas políticas. O espaço de manobra costuma cingir-se a algumas franjas do PS e a alguns sectores do CDS. Talvez não haja muito a fazer, qualquer que seja o líder: repetir o discurso ao centro e esperar que a inflação e a crise vinda dos EUA façam o resto. Jogar pelo seguro.

Acontece que historicamente o PSD é um partido ideologicamente difuso e que vive mais da personalidade do líder do que da ortodoxia social-democrata (que, aliás, é dificilmente consensualizável). Isto abre espaço a um reposicionamento político em termos inovadores. Actualmente, o PSD ocupa uma posição no centro da linha Esquerda-Direita: moderado nos costumes e moderado na economia; uma terceira alternativa permitiria romper com esta dicotomia e apresentar uma proposta de Esquerda nos costumes e de Direita na economia.

Parece um paradoxo? Nem tanto. A Esquerda defende tolerância nos costumes e a Direita liberdade na economia. A nova proposta poderia casar o melhor dos dois mundos sob o signo comum da liberdade. Que apenas por questões de target político não pode ser defendida num único projecto. Um projecto liberal.

14 comentários:

  1. O problema do responsável por este post é um tremendo complexo (ou será trauma?) relativamente ao PCP.
    Depois de ter apregoado a pés juntos que a miséria a nível mundial tem regredido e que em Portugal não existe miséria, pergunto-me como se sentirá este senhor perante o que se tem sucedido nos últimos tempos relativamente aos apelos dramáticos da altos responsáveis internacionais e das mais variadas ONG no que se refere ao incremento da fome por todo o globo.
    o ridículo fica-lhe mal mas ele é o único que ainda não sabe.
    deixem-no falar ao peixes...

    A.C.

    ResponderEliminar
  2. Uma análise ultra-simplista para o PCP e BE. E uma opção liberal no PSD, sabendo que a sua matriz e eleitorado são conservadores e gostam do estado.

    ResponderEliminar
  3. José Manuel Faria:

    A análise será ultra-simplista porque os partidos também o são. Se substituíssemos os deputados do PCP e do BE por duas tabuletas a dizer «NÃO!» e dois gira-discos com vinis riscados, as diferenças não se fariam notar por bastante tempo. Mas isto poderá ser apenas mais uma visão redutora do grande capital em relação aos trabalhadores oprimidos...

    ResponderEliminar
  4. caro Hugo Monteiro, a sua visão do trabalho da bancada parlamentar do PCP não é simplista...é hiper ultra mega ri simplista!o senhor não conhece o trabalho daqueles deputados. a bancada do pcp é a que apresenta um maior volume de propostas e projectos.a sua visão simplista do pcp leva-o a pensar que este é o partido do não.a sua ignorância deveria chegar para não pinar sobre aquilo que não sabe.
    quanto ao disco riscado, porventura este país não aprecia a coerência.por essa razão não se escandaliza com os sem vergonha que outrora estavam no governo e agora estão em empresas com as quais negociaram acordos ruinosos para o Estado.esses sim, mercem a sua admiração...
    o pcp é um partido com identidade, carécter ao contrário dos sem vergona que se comem uns aos outros nos partidos do bloco central e que assinam despachos dias antes de saírem do governo.mas sobre esses você não se pronuncia...nem a avenida marginal, curiosamente.

    ResponderEliminar
  5. "opinar" como é óbvio, peço desculpa.

    ResponderEliminar
  6. Apresentar 100 barbaridades por dia não faz de ninguém bom deputado, apenas um chato profissional. Dizer sempre as mesmas asneiras é coerência, sim senhor. Eu também lhe costumo chamar casmurrice. São opiniões. Mas pode dar alguns exemplos...

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. o pedro romano (ou melhor, pedro desumano) já apaga comentários. é desta liberdade que ele gosta... chulo!

    ResponderEliminar
  11. Todos os comentários são geridos por mim. O Pedro Romano não apaga nenhum comentário nem me pediu para o fazer.

    ResponderEliminar
  12. "Apresentar 100 barbaridades por dia não faz de ninguém bom deputado, apenas um chato profissional. Dizer sempre as mesmas asneiras é coerência, sim senhor. Eu também lhe costumo chamar casmurrice. São opiniões. Mas pode dar alguns exemplos..."

    quando um ignorante fala do que não sabe e ainda por cima não quer aprender merece desprezo.
    quanto à coerência resta-me dizer que o senhor merece viver num país que não passa de uma barraca à beira mar planatada.
    enfim, continue a falar sozinho porque pode ser que alguém o ouça.e já agora junte-se ao senhor Romano.pelos vistos ambos têm o mesmo trauma.
    Passe bem!

    ResponderEliminar
  13. "quando um ignorante fala do que não sabe e ainda por cima não quer aprender merece desprezo."

    Tanto desprezo assim e ainda se dá ao trabalho de comentar? E depois o incoerente sou eu. E continua sem mostrar o tal trabalho de fundo a que o PCP tanto tempo dedica. E sem dar a cara.

    ResponderEliminar
  14. A cara é um pouco dificil de mostar mas já assinei no primeiro comentário (A.C. que corresponde a Afonso Costa como se pode comprovar noutros comentários neste blog).O ónus da demonstração é seu já que critica tanto as propostas do PCP. Para criticar tanto é porque as conhece, ou será que não?

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores