Avenida Central

Abril Visto de Fora

| Partilhar
«Porque eles calam mas tu não!»

Este foi um Abril chuvoso em que o sol, tal como em mil novecentos e setenta e quatro, raiou ao vigésimo quinto dia. Aproveitei-o para passear à beira mar e, ainda que o politicamente correcto convidasse a um subtil esquecimento, não passo ao lado do Abril que vai ficando por se cumprir.

Nesta Grândola que é mais utopia que espaço de civitas, não há cravo que amenize a tristeza de se continuar a fazer da ignorância panaceia para a conquista do voto popular. Levam-nos o fruto do trabalho, qual sangria, e dele fazem sustento para um Estado ineficiente que os paga com salários de ouro e reformas de diamante.

A banda sonora não ajuda. Enquanto cantamos, com cega convicção, que «o povo é quem mais ordena», venderam a ágora, a nossa ágora de sempre, e o que não pagamos ao Estado temos em débito aos oligarcas do cimento. Da estrada à água, da saúde à educação, da natureza à diversão, pagamos o nosso em impostos e o dos outros em subsídios de duvidosa fiscalização.

Não há fraternidade que resista nesta terra que perpetua legislativamente o preconceito infundado e o moralismo bafiento. O Estado é «regulador» do que como e do que bebo, escolhe a cama em que me deito e com quem me posso nela deitar. Mas o preconceito é sagrado, porque benzido.

Tenho para mim que Abril é, obviamente, melhor que isto. Mas hoje, tal como ontem, ainda há demasiada gente a calar...

8 comentários:

  1. Eu, actualmente, não acredito em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que este é um comentário tosco, mas por que diabo este senhor nunca se dedicou a tentar mudar esta realidade do nosso Portugal que tanto critica?

    Ultimamente tenho lido dezenas de comentários escritos numa profusão de blogs por supostos críticos. O mote por detrás de textos bonitos e irónicos é sempre o mesmo: Vivemos num país rasca de gente rasca governado por tipos ainda mais rascas. Os trabalhadores criticam os patrões, os patrões criticam os trabalhadores e todos criticam o governo.

    A impressão que fica é que todos se sentem traídos pelo seu país.

    Pois bem, a todos esses críticos de prateleira fica aqui uma pequena novidade: Os senhores fazem parte do país! Talvez o país seja rasca, mas é também aquilo que vocês fazem dele!

    Critica-se os "Eles", os que fazem, o que constroem centros comerciais onde deviam fazer parques; os que cobram impostos a 21% e atiram com as leis cá para fora; Os que dão aulas; os que nos julgam; os sacanas dos patrões que roubam os empregados; Os padres porque não pagam impostos e ainda ficam com o dinheiro das esmolas; enfim todos e mais alguns. Criticam-se todos porque todos são uns chupistas interesseiros. E nós? Somos uns coitadinhos maltratados por todos estes oportunistas e interesseiros.

    Tão coitadinhos que temos que fazer pela vida. Sim, e ser tão oportunistas como eles. Se pudermos meter baixa e trabalhar ao mesmo tempo sempre são mais uns trocos. Se pudermos receber o subsidio de desemprego e trabalhar ao mesmo tempo então ainda melhor. E já que os palermas do governo agora dão portáteis a 150 euros, ainda melhor: vamos à escola uns dias, arranjamos o computador e depois é só chegar à conclusão "oh, isto não é para mim" e desistimos.

    Todos criticam, mas, no entanto, ninguém tem vontade de abandonar esta cultura do "chico esperto" em que o objectivo é que a minha vidinha melhore.

    Querem um país melhor? E fazer por isso não??

    ResponderEliminar
  3. Não partilho da irritação do comentário anterior, por uma simples razão, o País está doente e temos de admitir tem sido mal Governado.As opções tomadas foram tardias e nem sempre brilhantes e disso quase todos temos consciência.Devo dizer algo mais, hoje vejo a nossa AR como um grupo de profissionais obedientes " ás ordens" dos partidos, mas diferentes dum passado recente, hoje tudo é economia, ontem 20 Anos atrás havia ideias, debates e preocupações sociais.Serão pequenas diferenças, mas suficientes para dizer, basta...chega de números, pensem no povo.

    ResponderEliminar
  4. Soube, pelo Diário de Notícias de hoje, da existência deste blogue. Gostei e quero expressar aqui as minhas felicitações pelo trabalho.

    Quanto ao comentário com que o Emanuel critica este texto, muito sinceramente, parece-me exagerado. É que o facto de ser indesmentível o “chico-espertismo” de uma boa parte dos portugueses, isso não desculpabiliza aqueles que, ao longo destes 34 anos têm conduzido o País. O “não se poder ser padre em semelhante freguesia” não me parece aplicável. OK, está bem, todos temos um bocadinho de culpa no “estado” a que isto chegou, mas os políticos que têm “ tido a faca e o queijo na mão”, não precisam que se tenha pena deles.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Excelente trabalho de quem não viveu Abril, mas que conhece a esperança que Abril nos trouxe.
    Na verdade este Abril já não cheira a Abril.

    ResponderEliminar
  6. Os que viveram intensamente o 25 de Abril, sentem-se hoje frustrados com tantas desilusões, sendo certo que elevaram demasiado alto as suas expectativas.Temos auto estradas, estádios de Futebol e Expo, somos conhecidos na Europa, participamos activamente na comunidade, mas esquecemos o povo sem trabalho, as crianças e os idosos todos os dias maltratados, pessoas, o aspecto social tão falado, não mereceu a atenção e a sensibilidade para os seus problemas.Adaamos o social preocupados com o económico e alguns eventos nem sempre de boa escolha.Temos de viver com o que temos, mas é pena a solidariedade fique quase sempre nas intenções de quem Governa.

    ResponderEliminar
  7. Temos exigido muito pouco da nossa classe política (se isso existe, ou deva existir),e por essa razão temos tido os governantes que merecemos.
    Se a nossa atitude perante os políticos fosse outra o grau de exigência e de pressão seria tão elevado que os incompetentes e os menos capazes seriam obrigados a abandonar o poder - nem chegariam a criar veleidades.
    Actualmente o Santana Lopes é um triste exemplo do que tem acontecido: um homem que sabe o quão pouco lhe foi exigido e que aposta na facilidade com que esquecemos a sua incapacidade para governar o país.
    Como o reconhecimento (sempre necessário) acompanha a exigência, seria a oportunidade dos mais capazes aparecerem no terreno até então mal frequentado da política.

    ResponderEliminar
  8. O 25 de Abril e o 1º DE Maio, quase não existem em Braga.Posso tecer muitos argumentos, porém não vi nada de 1º de Maio, vi silêncio pessoas que caminhavam na rua à procura de montras e nada mais...É assim a Braga actual quanto a referências ao passado? Porque será? Alguém tem culpa e talvez seja fácil encontrar os responsáveis.Até em Guimarães ouve este Ano um 1º de Maio.Parabéns não temem as criticas do presente e entendem o passado.

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores