Projectos 11 | Avenida da Liberdade
© CMB
O projecto de prolongamento do túnel da Avenida da Liberdade vai avançar. Tal como já tive oportunidade de afirmar, trata-se de um excelente investimento para o futuro da cidade.
O elevado tráfego que diariamente desemboca no túnel da Avenida da Liberdade condiciona altos níveis de poluição atmosférica e sonora que é necessário combater. Ainda recentemente, Miguel Bandeira lembrou que «o túnel matou a Avenida da Liberdade» e a própria autarquia assume que a sua saída «impede o bom uso daquele espaço por parte das pessoas, dada a cisão que gera sobre os dois lados da avenida».
O projecto de requalificação da Avenida da Liberdade incluirá a requalificação parcial da superfície da Praça da República, o prolongamento do túnel e requalificação de superfície da Avenida da Liberdade, a requalificação de superfície do largo Dr. João Penha e a renovação urbana de tramo da Rua 25 de Abril. Projectos que servirão para imprimir um novo dinamismo a toda a área Norte de uma das mais importantes Avenidas da cidade. Por outro lado, enquanto a rede de transportes públicos não é reforçada, o aumento da área pedonal afigura-se como uma solução muito interessante para melhorar a convivência entre os peões e os automóveis.
«Requalificação parcial de superfície da Praça da República
A intervenção proposta consiste no prolongamento da Praça da República através da reformulação da zona ajardinada, alargamento/reposicionamento de escadaria existente e reformulação de pavimentos.
Prolongamento do túnel e requalificação de superfície da Avenida da Liberdade
Consiste na extensão do túnel desde o topo norte da Avenida da Liberdade recolocando a saída do túnel a sul do cruzamento da Avenida da Liberdade com a Rua do Raio. A nova plataforma a criar permite ampliar e prolongar a zona pedonal já existente para a Avenida da Liberdade, área nobre pontuada de inúmeros equipamentos relevantes no contexto cultural, social e comercial da cidade.
Requalificação de superfície do largo Dr. João Penha
Genericamente, consiste na criação de uma baia de estacionamento destinada aos Transportes Urbanos de Braga e reformulação da área ajardinada, de modo a criar zonas de espera e, consequentemente, um espaço de usufruto para a restante população; zonas de espera que serão cobertas através de estrutura metálica modelada.
Renovação urbana de tramo da Rua 25 de Abril
Consiste na criação de uma baia de estacionamento destinada a Transportes Urbanos de Braga, redefinição das larguras/concordantes dos passeios e pavimentação de faixas de rodagem.»
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Pedro, pessoalmente não acho que o prolongamento do tunel seja a melhor solução, mas também é verdade que não encontro outra. Acho que o comércio tradicional vai sofrer bastante com esta alteração, porque os bracarenses estão demasiado habituados a ir ao centro e deixar o carro em 2ª fila para tratarem do que quer que seja. Espero sobretudo que as obras não se arrastem eternamente como é comum nesta cidade. O trânsito na avenida da liberdade está a tornar-se um problema (ou melhor, já é) e mais um ou dois anos de obras vai ter um impacto muito profundo na vida comercial do centro da cidade. Esta medida devia avançar na mesma altura em que o projecto do eléctrico pudesse também fazer parte integrante dessas alterações, pois ir ao centro sem carro, não é normal em Braga.
ResponderEliminarCompletamente de acordo! O prolongamento da área pedonal até à rua mais abaixo (que não me lembro o nome) é genial!
ResponderEliminarBraga pode carecer de estacionamento em Rua e a área pedonal quase ser execessiva, mas neste caso é uma mais valia.
Uma avenida como a da Liberdade, nos termos em que se encontra, é obsoleta, mal pensada, com limites estranhos, desorganizados e impeditivos de um bom uso por parte dos cidadãos.
Mas tenham em conta... as obras vão demorar muuuito tempo!
[Acho engraçado aquele pormenor, em frente ao Theatro Circo de abrirem o àngulo daquelas coisas a laranja. Serão bancos ou bancas?]
Claudette,
ResponderEliminarquanto à demora da obra, quero dizer-te que ouvi agora na rádio o Mesquita a falar numa duração de cerca de um ano e que as propostas de trânsito em quanto estas durarem é um dos ítems a avaliar em sede de concurso.
Disse também que prevê a conclusão desta importante obra em Abril do próximo ano...
Ora, devemos ter em conta que em 2009 há eleições autárquicas e o Mesquita já tem a tradição de inaugurar obras de relevo alguns meses antes. Este facto, pelo menos, dá-nos algumas garantias de que estará pronta em prazos razoáveis.
Apesar dos transtornos que vai causar, temos que admitir que é uma intervenção que muito vai dignificar, estou convencido, esta zona nobre da cidade.
Que se faça depressa, é o que espero.
Parabéns, Pedro.
ResponderEliminarEsta foi bem sacada. ainda o home não falou e o Avenida Central já está a falar da vizinha do lado, a da Liberdade.
Assim é que é.
Deixa-me só dizer: não dá ainda para pereceber muito bem como é que aquilo vai ficar, mas só o facto de atirar o túnel lá mais para baixo, já merece o meu aplauso.
Força Mesquita
A Baixa de Braga vai ser muito beneficiada com este prolongamento!
ResponderEliminarNovo C.C. “Espaço Braga”
ResponderEliminarhttp://www.bouygues-imobiliaria.pt/index.php?page=33&view=empreendimento:View&id=27
o pgrande problema está no facto de se facilitar cada vez mais o trânsito na cidade.enquanto outras cidades começam a pensar e m restringir, acidade de Braga é cada vez mais uma auto-pista.
ResponderEliminarp.s. espero que a obra não seja tão "fenomenal" como aquela que se fez na variante do continente...
já agora, lisboeta, esta obra é feita com o nosso dinheiro.
O prolongamento do tunel da avenida foi um dos temas hoje da reuniao de camara. Gostava de ter ido assistir a reuniao de camara de hoje. Pelo que li, estas reunioes sao sempre muito animadas. Podem ver o relato em www.geracaobraga2009.blogspot.com
ResponderEliminarsão bastante animadas: o chefe diz "orai senhores" e os caciques dizem: "amén"!
ResponderEliminarÉ de mim, ou na imagem do bog da CMB vão também requalificar a praça Carlos Amarante e vão construir uma rotunda no largo da Senhora a Branca?
ResponderEliminarA cloaca vai deixar de drenar veículos à porta do Theatro Circo e passa a drenar mais abaixo!
ResponderEliminarCriar uma praça, aumentar a área pedonal, melhorar o fluxo de tráfego, embelezar a fonte, esbanjar dinheiro, estão loucos.
Invertam o sentido do tráfego!
Toninho Regadas
A oposição treme... O que foi planeado para 2008, já esta no terreno com medições e concursos publicos abertos...
ResponderEliminarComeça com aumento da area pedonal, reorganização do transito, corredores BUS... vamos esperar pela execução e pelo anuncio das restantes obras prometidas.
O Eng. Mesquita Machado já deu várias faces a Braga. Faces essas que demonstram estar atento às necessidades dos bracarenses, e que tornaram Braga na 3ª maior cidade do pais, com indices de qualidade de vida e segurança unicos em Portugal, e referência a nivel ibérico e europeu...
Tabém o LIN deverá ser um grande impulsionador de mais emprego e inovação também na cidade e na população.
Bom trabalho.
Caro Rui, não devemos estar certamente a falar e a viver na mesma cidade!
ResponderEliminarO Sr Rui, distinto e acérrimo defensor, pelos vistos, da magnifica obra do MM, deverá pedir o desnivelamento daquela autopista que separa a rua D. Pedro V e os Peões para assim os muitos empregados a trabalhar no LIN/NIL possam fazer uma viagem segura de bicicleta ou a penantes entre o centro cívico da cidade (avenida central) e o referido espaço (Já que se discute o eléctrico).
ResponderEliminarJá agora podia publicitar, anunciar ou até avisar os referidos trabalhadores, investigadores ou galegos, qual o autocarro dos TUB que os levará da magnífica central de camionagem para o comboio sub-urbano da região do Porto que parte da estação da CP (ou em sentido contrário).
Mobilidade magnífica.
Está tudo bebado!
Toninho Regadas
Ó Sr. Rui, vamos lá ter calma:
ResponderEliminarA estratégia relativa ao aumento da área pedonal que se verifica em Braga, está posta de parte em muitas cidades por essa Europa fora, por várias razões, entre as quais a desertificação.
A construção do túnel da Avenida, foi o maior disparate, uma vez que qualquer que seja o sistema de organização do tráfego em Braga, tem que ser feito em função do túnel e não em função das necessidades.
Se o Sr me dissesse que Guimarães está nas quatro primeiras cidades portuguesas relativamente aos atributos que enunciou, eu calava-me pois isso é verdade (e o estudo tem cerca de um ano).
Oferta cultural?: Multiusos e C.C. V.Flor
Espaços verdes: muito mais que Braga
Transportes: o tempo de espera para localidades num raio de 5 km é inferior ao de Braga
Qualidade do ar....nem falar
Proximidades de instituições públicas....Guimarães
E demais aspectos, que fazem de Guimarães uma cidade onde é bom viver. Melhor que em Braga
Afinal, Guimarães está em 2º lugar, ocupando Lisboa o 1º.
ResponderEliminarPeço desculpa, mas, após consulta do do dito estudo, publicado no Expresso (revista Unica)da edição de 6 de Janeiro de 2007, que, consistiu na avaliação de 50 cidades portuguesas, tendo em conta 20 critérios. Dessa avaliação resultou um ranking referente à qualidade de vida em Portugal.
E Braga, muito muito lá para o meio...aqui se vê que o desenvolvimento quando é confundido com o crescimento, leva ao chamado "desenvolvimento insustentável".
As gerações vindouras que paguem a factura???....
Afinal, encontrei referido ranking:
ResponderEliminarhttp://clix.semanal.expresso.pt/imagens/ed1784/fotos/pdfs/IPDF-u0321.pdf
Ao Zé espanhol, que até gosta de Braga:
ResponderEliminarestudos há para todos os gostos... A Cãmara de Braga também divulga de vez em quando estudos do Observatório Europeu que avalia centenas das principais cidades europeias. E Braga lá costuma aparecer bem cotada. Claro que só estudam cidades-referência de cada país, como tal... Guimarães... continua a ser o "berço da nacionalidade"... Assim quis o arcebispo de Braga que acontecesse...
Querer comparar um aglomerado de aldeias que tem um castelo, um paço e umas casistas recuparadas numa cidade de referência... é muita pretensão.
A César o que é de César.
Cumprimentos.
Que Braga tem defeitos, todos sabemos...
ResponderEliminarEu ambiciono que Braga tenha a beleza Histórica de Santiago, a dinâmica de Vigo ou a cultura de Barcelona.
Não quero que Braga seja como Guimarães...
Guimarães é mais do mesmo.
Se o túnel fosse para o metro, ainda aplaudia. Agora para os carros, para ter o túnel mais longo da Europa, para quando houver um acidente rodoviário ficar tudo parado, não me agrada.
ResponderEliminarEsquecem-se que a Avenida da Liberdade tem um grande declive, o que para uma zona pedonal não abona muito a favor.
Caro anónimo da 1:13:
ResponderEliminarA CMB apenas divulga o que lhe interessa. O estudo a que me refiro, e que pode ser consultado no endereço que indiquei, é um estudo credível e devidamente fundamentado e foi feito tendo como base 20 critéiros. A CMB, também poderá aproveitar os critérios que mais lhe convém e assim justificar que é bom viver em Braga.
A CMB apenas olha para a árvore que lhe interessa, mas para os cidadãos o que conta é a foresta.
Uma correcção:
ResponderEliminarA CMB apenas olha para a árvore que lhe interessa, mas para os cidadãos o que conta é a floresta.
o meu pedido de desculpas.
Atenção rapaziada:
ResponderEliminarSou a informar todo o auditório que um dos meus sonhos da juventude é hoje uma realidade reconfortante. A nação portista já não é só a maior de Portugal; somos 98% dos adeptos do pontapé na borracha.
Nota: Sondagem de Dezembro, efectuada por mim após um jogo do Porto no Dragão.
O mal é que os bracarenses são de uma mentalidade pacóvia, parola e provinciana. Própria do novo riquismo. Andar a pé ou de autocarro é para os pobres. Pegam no carro para andar 500mts e estacionam-no em segunda fila.
ResponderEliminarA polícia que comece a multar a sério para ver se esses bracarenses pacóvios não começam a ficar espertos...Com certeza que o trânsito iria melhorar e muito. Façam como el Florença onde em determinados lugares do centro só entra de carro quem é morador.
Era importante que o Centro Histórico fosse efectivamente vedado ao trânsito automóvel.
ResponderEliminarQuem o percorre depara diaramente com viaturas a aceder à área pedonal sem qualquer critério, pondo em perigo as crianças que por lá brincam ou os adultos que por lá circulam.
Pois esta parece-me mais uma obra a la mesquita... com o condimento piroso que todas têm tido...fica aind mais ridicula quando o belissimo monte do Picote se vir transformado em pista de sky... Haja paciencia
ResponderEliminarDesculpe, I don't know this language well enough to write about my outrage over the new tunnel to be built on Ave. Liberdade from Rua do Raio to 25 de Abril.
ResponderEliminarI live on that corner. I have for 13 years. I will have to move. I understand by reading more than I can write.
" Para a Rua 25 de Abril está prevista a criação de uma baia de estacionamento destinada a Transportes Urbanos de Braga, bem como a redefinição das larguras/concordantes dos passeios e pavimentação de faixas de rodagem."
This is totally insane, the noise will make me maluca and this is NOT NEEDED. The hospital is a joke, schools are a joke. This is dirty money being cleaned.
I am muito zangado agora!!!!!