Avenida Central

Notícia Público
Universidade do Minho cria laboratório pioneiro para Medicina

| Partilhar
06.01.2008, Samuel Silva

A Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Universidade do Minho (UM) inaugura amanhã o Laboratório de Aptidões Clínicas, uma valência inédita a nível nacional, destinada à formação dos jovens médicos. Este espaço vai permitir aos estudantes de Medicina treinar a recolha de histórias clínicas.

Os alunos vão ter a oportunidade de contactar com "doentes estandardizados", actores treinados para simular determinada patologia. O objectivo é aperfeiçoar a comunicação dos médicos com os pacientes.

Esta aposta da UM é inovadora em Portugal, embora seja comum em universidades estrangeiras, nomeadamente nos Estados Unidos. De resto, é uma instituição norte-americana, o National Board of the Medical Exmainer, o principal parceiro da universidade na criação deste modelo de formação.O Laboratório de Aptidões Clínicas vai também permitir aos estudantes treinar a realização do exame físico de diagnóstico. Segundo Nuno Sousa, director do curso de Medicina, este é "o primeiro passo para uma nova forma de avaliação das competências clínicas". "Assim como os pilotos de avião fazem muitas horas de simulação de voo, os gestos médicos também têm que ser treinados", ilustra o professor da UM.

Pedro Morgado, recém-formado no Minho, acredita que o laboratório será "uma peça muito importante para a formação dos médicos", sobretudo numa altura em que os numerus clausus aumentaram. O laboratório, que vai estar aberto todos os dias em horário pós-laboral, destina-se aos alunos do curso de Medicina, mas a ideia é estender a sua utilização aos clínicos no activo, especialmente àqueles que estão nos anos de internato.

Amanhã será também apresentada o Alumni Medicina, o núcleo de antigos estudantes do curso na UM. A associação nasceu da "necessidade de manter e reforçar os laços com a escola onde passamos seis anos", considera Pedro Morgado, presidente da estrutura. A Alumni pretende contribuir para o financiamento dos projectos de ensino da ECS e oferecer cursos de pós-graduação especializados aos seus associados. Em marcha está ainda o projecto de criação de bolsas e prémios científicos para os alunos.

[Público 06/01/2007]

7 comentários:

  1. Desculpe falar doutro tema que não o do texto, mas gostaria de convidar os Bracarenses a juntarem-se ao forum http://portucale.freeforums.org/ um forum para todos os Nortenhos do Minho ao Mondego

    ResponderEliminar
  2. "National Alliance for physician competence"
    Exigir das estruturas formadoras e prestadoras da saúde a vontade em reconhecer a competência em Medicina.

    ps:mas eles ainda nem conseguiram "definir" acto médico!!

    Toninho Regadas

    ResponderEliminar
  3. As Jornadas Eurico de Melo são iniciativa da Comissão Política de Secção da JSD de Santo Tirso, que na sua primeira edição são subordinadas ao tema "O Papel da JSD na Política Local". Estas Jornadas têm como objectivo primordial uma discussão sobre os mais variados temas e incentivar a juventude para o interesse na política local. Ao mesmo tempo estas Jornadas visam a homenagem ao emblemático tirsense, Eng. Eurico de Melo, que foi uma grande figura nacional do PPD/PSD.

    Data: 12 de Janeiro de 2008
    Hora: 15 horas
    Local: Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vila das Aves


    Participantes:

    - Eurico de Melo: ex-governante e fundador do PPD/PSD
    - Pedro Rodrigues: Presidente da CPN da JSD
    - Carlos Pacheco: Presidente da CPS da JSD de Santo Tirso

    - João Abreu (moderador): Vereador do PSD na Assembleia Municipal de Santo Tirso
    - Pedro Pinto (orador): Presidente da Câmara Municipal de Paços Ferreira
    - Rui Sousa (orador): Presidente da Junta de Freguesia de Bagunte - Vila do Conde

    PARTICIPEM!

    Mais informações em: http://sociologavense.blogspot.com e http://www.jsdsantotirso.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. A cretinagem aproveita tudo para infectar mesmo a notícia limpa, a posta bem feita, etc.
    Andam perdidos !
    Toninho Regadas

    ResponderEliminar
  5. Braga pujante rumo ao futuro....

    ResponderEliminar
  6. Esse Eurico de Melo já não morreu?

    Isso está mesmo mau para terem que ir buscar peças ao baú...

    ResponderEliminar
  7. Vejo com muitos bons olhos o desenvolvimento da Universidade do Minho no que concerne ao curso de Medicina. Creio que estão a dar todos os passos correctos. Fantástico!

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores