«O escudo era uma arma defensiva que consistia, essencialmente, numa chapa de metal, madeira ou couro, usado para se proteger de golpes inimigos. A sua origem é difícil de datar. Presume-se que o homem primitivo começou a usar esta arma quando iniciou as lutas de posse de território, logo após o sedentarismo.
Actualmente é utilizado pela polícia, embora de materiais sintéticos, à prova de bala. No Brasil, a polícia que possui escudo é chamada de tropa de choque especializada em controlar grandes multidões. Em Portugal a mesma força é mais conhecida por polícia de choque, embora a utilização de tropa seja também a adequada, dado o regime militarizado desta força de intervenção.» [wikipedia .org]
Com base no texto respondam às seguintes perguntas.
1. Relativamente ao escudo, assinale a afirmação verdadeira:
a) o homem primitivo não usava escudo
b) a sua origem é difícil de datar
c) presume-se que começou a ser usado após o sedentarismo
d) actualmente o escudo não é utilizado
e) em Portugal não se usa escudo
2. O escudo consistia numa chapa de um dos seguintes materiais, excepto:
a) metal
b) madeira
c) couro
d) diamante
e) todas as anteriores
3. Escolha a associação verdadeira:
a) Portugal - polícia de choque
b) Brasil - tropa de choque
c) China - polícia de choque
d) EUA - tropa de choque
e) Itália - tropa de choque
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Há, sem dúvida, talentos insuspeitos em matéria de elaboração de testes e afins. Podemos estar descansados porque o sistema de ensino está garantido! É só acrescentar uns erros ortográficos e fica perfeito...
ResponderEliminarDepois de, na passada quarta-feira, os nossos cérebros terem ficado ligeiramente perturbados com o estudo de mobilidade, promovido pela JSD em plena Assembleia Municipal (disponível em http://geracaobraga2009.blogspot.com/), surge agora mais um verdadeiro quebra-cabeças.
Confesso que assim, à primeira, sem a ajuda de psicotrópicos não consigo responder ao desafio...
Mas este talento deve ser aproveitado por todos quantos quiserem fazer inquéritos para boi dormir! Ou testes que decidem a vida das pessoas...
Julgo ter percebido o alcance. Mas no fundo já deviamos estar habituados ao carácter ambíguo de muitos testes. Também na própria vida, mais do que uma resposta é verdadeira e no fundo nenhuma delas o é completamente.
ResponderEliminareste tipo de perguntas soam-me familiares...
ResponderEliminarTalvez há pouco tempo tenha feito um exame que decidia cerca de 40 anos da minha vida (isto é, toda a minha vida profissional) e estava repleto de perguntas semelhantes...
Terás feito o mesmo exame que eu???(lol)
Temos que compreender e motivar quem elabora questionários assim. São certamente pessoas que tiveram os habitruais, e agora tão normais, traumatismos de infância; que estavam a dormitar no fundo dum vale profundo, muito abrigado do vento, quando Deus distribui a inteligência; que andam a fazer licenciatura, mestrado ou doutoramento, mas daqueles de aviário, sem qualquer maturamento, só para colocar no "currículo", para depois serem nomeados para uma coisa qualquer; que são professores universitários a apressarem a carreira que a inteligência retardou - ou então serão daqueles, dos tais da educação, com doutoramentos feitos em "Director de Turma", ou em "Da importância de nunca se marcar falta", ou de outras coisas assim.
ResponderEliminarÉ claro que estes questionários , pelo absurdo que são, dão um jeito muito grande a todas as iluminárias que têm de escolher "aqueles que já estão escolhido," antes de se fazer o concurso.
E fica de fora quem fez este questionário aqui, que o seu propósito é outro. Mas sem saber qual é, com toda a exactidão, a intensão que ele tem, a sua iontenção é crítica, quer ele queira quer não.
Não percebi muito bem onde está o desafio ...
ResponderEliminarAfinal é só responder a 3 respostas sobre um texto onde nem é preciso raciocionar porque as respostas estão directamente no texto!
Não é dito se isto é tirado de um exame verdadeiro. Se for só pode ser piada. O "valor acrescentado" de perguntas deste tipo para educar e formar pessoas é nulo.
numa coisa este exame tem as suas semelhanças com o do Harrison, existe quase sempre mais do que uma resposta certa. Contudo, falta uma série de respostas que contenha as opções todas as anteriores e nenhuma das anteriores.
ResponderEliminarComo termos de história do escudo até é um bom exame. Diferindo bastante do Harrison nisso, pois não existe nenhuma questão sobre a quantidade de couro com que eram feitos os escudos ou qual a percentagem de metal que eles tinham....
um grande abraço e espero que te "safes" no meio desta selva.
Alguém alguma vez dá valor ao que a Wikipédia diz??? (Vá, de vez em quando) Só o meu professor de Sistemas Políticos é que seguia as aulas por lá (sim, há professores desses na Universidade do Minho)... mas eram aulas ao nível de um Levanta-te e Ri...
ResponderEliminarRealmente as semelhanças com o exame "rídiculo" do Harrisson são muita, mas falta uma coisa essencial! As percentagens!!! Os números!!! De preferência com uma diferença mínima entre eles... ;)
ResponderEliminar