Avenida Central

As Iluminações de Natal

| Partilhar
Habituada a ficar uns pontos abaixo dos concelhos limítrofes, a iluminação festiva da cidade de Braga conseguiu, neste ano, cativar a minha simpatia. Cumpre a sua missão com sobriedade e gosto.

Há sempre quem questione, pelos mais variados motivos, a pertinência das iluminações de Natal. Se o Natal fosse uma festa religiosa, seria inaceitável aplicar dinheiro dos contribuintes em ornamentos. Tratando-se, como se sabe, de um hino ao consumo e de uma festa que saiu do campo da religiosidade e se converteu num evento social, parece-me certa a aposta das autarquias, consubstanciando-se como uma forma de ajudar o Comércio Tradicional a angariar mais clientes e mais negócio. Que as vendas deste Natal ajudem o centro de Braga a renascer é o meu desejo. Seria coisa bem melhor para Braga que muitas outras homilias...

[Picture Copyright: Câmara Municipal de Braga]

5 comentários:

  1. Pois. Na pascoa não vemos isto. Bem visto! Se fosse noutra altura qualquer já era motivo de discórdia...
    Acho que é inquestionavel que as ruas de braga ganharam um brilho extra com estes enfeites. O tipico pai natal com as prendas às costas foi substituido em alguns locais por esta estrela que tem um significado relacionado com o verdedeiro e tão degradado espirito de natal...

    ResponderEliminar
  2. Braga parece ter acertado no modelo de iluminação natalícia: sóbria, com estilo, capaz de impedir a humilhação que ano após sofria dos vizinhos vimaraneses e não só...

    Tirando o facto de haver estruturas de iluminação pregadas aos monumentos, eu gosto da iluminação deste ano. Muito, para dizer a verdade.

    Todos parecem gostar. O Ricardo Rio gosta, como revelou no seu Braga 2009 (http://bracara2009.blogspot.com/2007/12/iluminao-de-natal.html). Genericamente, as pessoas entrevistadas pelo ComUM também gostam (http://www.comumonline.com/index.php?option=com_content&task=view&id=424&Itemid=81).

    Ainda bem que estamos todos de acordo. Mas eu confesso que tenho uma dúvida: QUANTO É QUE CUSTA A ILUMINAÇÃO DE NATAL?

    Já vi o comunicado da Câmara replicado em vários órgãos de comunicação social, mas confesso que, se calhar por distracção minha, ainda não consegui perceber de quanto é que a factura. Será que alguém me pode ajudar?!

    A vereadora Ana Paula Morais diz que, com esta acção, «o Município assume o seu contributo para a criação de estímulos à usufruição do espaço público nesta época festiva, potenciando de igual forma a dinamização da actividade comercial no centro da cidade». Mas só paga a Câmara? E a ACB não?

    Eu palpita-me que daqui a uns dias, quando o espírito natalício chegar aos gabinetes de comunicação e o número de comunicados começar a diminuir, os jornais vão fazer a tradicional auscultação dos comerciantes. E estes, coitados, vão inevitavelmente queixar-se da crise e da falta de animação do centro da cidade... As lamúrias repetem-se todos os anos, em todas as “festividades”: Natal, Carnaval, Páscoa, S. João, Saldos...

    E, já agora, é assim tão pacífico que o Natal seja apenas uma festa comercial? Se não é, a Igreja não deveria ter também uma palavra a dizer? Ou é cada um por si e a iluminação para todos?

    ResponderEliminar
  3. Porque tenho conhecidos interessados nesta área, sei que a Câmara Municipal fez um concurso para a execução e instalação destas ornamentações. Que me conste, a Associação Comercial de Braga, a quem competiria igual ou maior quota parte de envolvimento neste assunto, nada faz.
    Provavelmente porque não é passível de uma qualquer candidatura a fundos... comunitários. Assim sendo, a percentagem não existe.
    Aliás, reproduzo aqui a pergunta desses meus conhecidos: para que serve a Associação Comercial de Braga? Para cobrar quotas e fazer uns livrinhos que não interessam a ninguém, a não ser para a gráfica onde são impressos?!!!

    ResponderEliminar
  4. Braga é uma cidade linda com ou sem iluminaçao.
    Mas apostaram bem ta giro engraçado !!=)

    ResponderEliminar
  5. Olá, queria perguntar se poderia utilizar esta foto para um trabalho de matemática a decorrer na escola profissional de braga, no projecto imagem da matemática esta foto se for selecionada será exposta no braga parque agradeço resposta, Luís Brito

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores