Avenida Central

Alberto Sampaio

| Partilhar
Alberto Sampaio é uma das maiores personalidades da História e Cultura minhotas. Nasceu em Guimarães a 15 de Novembro de 1841, tendo vivido a sua infância entre aquela cidade e uma casa de família em Cabeçudos (Famalicão). Antes de ingressar no curso de Direito da Universidade de Coimbra, estudou em Landim e Braga. «É autor de "As Vilas do Norte de Portugal" e de "As Póvoas Marítimas", que o consagraram como o pioneiro da história económica em Portugal.» Morreu em 1 de Dezembro de 1908, na sua casa de Boamense (Famalicão) [ver Nota Biográfica].

As Câmaras Municipais de Guimarães e Famalicão, a Sociedade Martins Sarmento e o Museu Alberto Sampaio estão a preparar o programa comemorativo do centenário da morte do historiador. As comemorações iniciam-se no dia 1 de Dezembro de 2007, em Guimarães, e terminam um ano mais tarde em Vila Nova de Famalicão.

Esperamos que a cidade de Braga, também ligada ao historiador, não deixe de se associar às comemorações, quer através de iniciativas da Câmara Municipal quer através dos seus mais diversos agentes, em particular a Escola Secundária Alberto Sampaio.

1 comentário:

  1. Caro Pedro Morgado,

    Uma correcção: Alberto Sampaio nasceu em 15 de Novembro.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores