Às vezes penso que toda a gente concorda com a tolerância religiosa e a laicidade do Estado. Depois lembro-me que ainda só estamos 2007 e que isto é Portugal.
Essa de Tolerância cheira-me sempre a pretenciosismo de quem tolera. Em religião não há tolerância. Há cada um com a sua e há muitas. Laicidade do Estado... Bem essa tb é um chavão. Os homens são crentes, por isso são religiosos. Os homens são o estado Logo o estado não pode ser laico. Não é tb ter uma crença oficial. O Estado portugues actual tem uma crença da qual não abdica. Crê na Europa e não aceita que outros não acreditem nesse dogma. A prova disso é que nem vai haver referendo ao tratado.
Eu repeito a liberdade religiosa dos outros, mas se depois quiserem respeito assim do nada, SÓ porque acreditam que Jesus foi pregado a uma cruz porque uma mulher-costela comeu uma maçã ao estilo da Branca de Neve, então esse respeito deve ser merecido. Principalmente quando se metem em assuntos que incluem os não-crentes.
Hoje não há avenida do mal?
ResponderEliminarEspero que haja. O Vitor não se esquece!!! :)
ResponderEliminarSe há palavra que não gosto é tolerância. Gosto da expressão Respeito.Troco sempre uma pela outra.
ResponderEliminarEssa de Tolerância cheira-me sempre a pretenciosismo de quem tolera. Em religião não há tolerância. Há cada um com a sua e há muitas. Laicidade do Estado... Bem essa tb é um chavão. Os homens são crentes, por isso são religiosos. Os homens são o estado Logo o estado não pode ser laico. Não é tb ter uma crença oficial. O Estado portugues actual tem uma crença da qual não abdica. Crê na Europa e não aceita que outros não acreditem nesse dogma. A prova disso é que nem vai haver referendo ao tratado.
ResponderEliminarÉ bem verdade. Em Portugal há muito pouco quem respeite a liberdade religiosa dos outros...
ResponderEliminarEu repeito a liberdade religiosa dos outros, mas se depois quiserem respeito assim do nada, SÓ porque acreditam que Jesus foi pregado a uma cruz porque uma mulher-costela comeu uma maçã ao estilo da Branca de Neve, então esse respeito deve ser merecido.
ResponderEliminarPrincipalmente quando se metem em assuntos que incluem os não-crentes.