Avenida Central

Do Anonimato

| Partilhar
O Hugo Torres escreveu o que pensa sobre os grupos culturais da UM na sua coluna de opinião que mantém no jornal ComUM. Não obstante discordar do conteúdo do artigo, considero profundamente lamentável o desfile de comentários anónimos que se lhe seguiu. O ataque anónimo e soez é um dos maiores cancros da internet.

De igual modo, muito tenho reflectido sobre a possibilidade de comentar sem registo neste blog. Não porque tenha tido qualquer género de problemas (aliás, julgo não chegar à dezena o número de comentários que apaguei), mas porque a discussão assinada é, por norma, mais responsável e consistente. Há alguns bons comentários anónimos, mas a verdade é que sob a capa do anonimato há quem diga o que jamais teria coragem de dizer se tivesse que dar a cara.

Responsabilidade, moderação e consistência é o que se exige.

8 comentários:

  1. concordo plenamente. Devemos assumir o que dizemos e escrevemos!

    ResponderEliminar
  2. Os artigos são para ser comentados, para concordar ou discordar mas sempre com respeito.

    Na minha opinião, o que o Hugo escreveu corresponde exactamente ao que penso e ao que vivenciei enquanto estudante da UM.
    Tudo o que se dizia como actividade cultural da AAUM era um pretexto para copos e andar bêbado. Tunas, jograis, ranchos, etc Além de algo de péssimo gosto era o escape para aqueles que de outra forma não se destacavam terem alguma visibilidade. Era lamentável ver gente que quase nunca tinha saído à noite antes, chegam à UM e no segundo ano já são quase alcoólicos e orgulhavam-se disso.
    No meu primeiro ano facilmente entendi o que era isso de praxe, tunas e afins. Nunca participei e sempre fugi dos lugares frequentados por essa gente. Apenas ia ao enterro da gata nos dias que havia um concerto que me interessava e ficava apenas mais um pouco para beber uma cerveja com um amigo. De resto, nem queria contacto com essa gente que só denigre a imagem da UM.

    Realmente quem consegue achar piada a esses jograis, por exemplo, deve ser alguém muito mas mesmo muito limitada.

    Que façam as palhaçadas que bem entenderem mas não se admite que a reitoria da UM apoie esse tipo de coisas. Nunca entendi isso.

    Jorge Silva Santos - Ex aluno UM curso Economia

    ResponderEliminar
  3. Mas a grande vantagem do anonimato é mesmo essa: dizer coisas que nunca se diria se se tivesse que dar a cara!

    E, por parte de um dono de um blog, há que aproveitar o comentário anónimo como uma forma de feedback absolutamente honesto e desprovido de correcções sociais. Claro, a maioria dos comentários anónimos poderão ser mentiras e insultos, mas é sempre importante saber que há pessoas que se interessam em mentir e insultar!


    (E, apesar de saberes bem quem sou, comento anónimo, só porque sim.)

    ResponderEliminar
  4. para mim também és um anónimo!!!

    ResponderEliminar
  5. Já que estamos em altura de "tradições" académicas (e oh que tradições as nossas), eu até extenderia o que o Hugo diz, sobre a nossa cultura, a essas mesmas pseudo-tradições. Tradições que nem são nossas, são roubadas um pouco aqui e ali e têm a dimensão que merecem ter.

    ResponderEliminar
  6. Quem opina para o público, sabe concerteza, que será sujeito à crítica do comum cidadão anónimo...

    Se não é num blog, é numa conversa de café.

    Limitar os comentários anónimos é, em minha opinião, limitar a democracia.

    ResponderEliminar
  7. Eu diria que aquele artigo mereceu todos os comentários que lhe foram feitos...
    É simplesmente ridículo.

    João Torres

    ResponderEliminar
  8. Boa Tarde,

    Antes de mais, gostaria de dar os meus sinceros parabéns ao Morgado( acho te posso chamar assim:)), pelo blog "Avenida Central" e pela qualidade da escrita e das ideias aqui expostas.
    Em relação a este post, de facto, muito se tem escrito, sendo que parte daquilo que se escreve, era desnecessário.
    Em relação ao comentário/opinião do Sr. Jorge Santos apenas gostaria de lhe chamar a atenção para se informar acerca do percurso académico e maneira de estar de alguns dos elementos das Tunas e Grupos Aceadémicos. Verá por exemplo que um dos Tunos da Augustuna foi o primeiro presidente do NAECUM, bem como fez parte da primeira turma de licenciados do curso de Economia (acabou o curso em 4 anos).
    Em relação ao resto do comentário do Sr. Jorge Santos é a sua opinião que eu respeito. A minha é completamente diferente.

    Cumprimentos para todos

    João Paulo Paupério (Tarrafal)
    Augustuna

    ResponderEliminar

Antes de comentar leia sobre a nossa Política de Comentários.

"Mi vida en tus manos", um filme de Nuno Beato

Pesquisar no Avenida Central




Subscreva os Nossos Conteúdos
por Correio Electrónico


Contadores